Terça-feira, Agosto 3, 2021
18.5 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesRéplica da espada de D. Afonso Henriques vai ser oferecida ao Presidente...

Réplica da espada de D. Afonso Henriques vai ser oferecida ao Presidente da República

Ordem Afonsina

A Grã Ordem Afonsina, associação de Guimarães, vai oferecer amanhã, 24 de junho, uma réplica da espada de D. Afonso Henriques a Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República.

“É o dia em que Portugal faz anos e em que se celebra os 893 anos da Batalha de São Mamede, quando se deu a primeira tarde portuguesa”, disse Florentino Cardoso, presidente da direção da Grã Ordem Afonsina.

Segundo Florentino Cardoso, o dia 24 de junho tem de ser “definitivamente assumido como o Dia de Portugal. Não faz sentido que se comemore, devidamente, a fundação do país”, acrescentou. “Muitos historiadores defendem agora que a independência foi um processo. Mas esse processo teve um início, que foi claramente no dia 24 de junho de 1128”, rematou o dirigente.

Das iniciativas previstas da associação, o destaque vai para para a entrega, amanhã, pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, “em representação da Grã Ordem Afonsina e do povo vimarenense” de uma réplica da espada de D. Afonso Henriques, do primeiro Rei de Portugal, atualmente em exposição no Museu Militar do Porto, e elaborada, utilizando “métodos ancestrais” pelas “mãos hábeis, dedicadas e devotadas de artesãos vimarenenses”.

“Esta peça celebra também as tradições vimarenenses, concentrando em si três saberes ancestrais: a cutelaria; a marcenaria e os curtumes. Quiseram portanto neste objeto e na caixa que o irá envolver, demonstrar que Guimarães preserva o que de melhor tem”, poderá ler-se no documento que acompanhará a oferta ao presidente da República.

Na manhã desta quinta-feira, dia 24 de junho, decorrerá uma Missa na Igreja da Oliveira em que será benzida a espada, e posteriormente será levada, em cortejo, entre o Padrão do Salado e a Estátua do Rei, que sita junto ao Paço dos Duques de Bragança.

Pelas 11:28, decorrerá, na livraria Rimas e Tabuadas, a apresentação do livro “O Primeiro” da autoria do escritor vimarenense Paulo César Gonçalves, e dedicado à figura de D. Afonso Henriques.

Destaque também para a instalação de uma imagem de grandes dimensões na fachada do Café Milenário, no Largo do Toural, lembrando que “Portugal faz 893 anos”.

No dia 26, sábado, pelas 16:00, no espaço IDEGUI- Instituto de Design de Guimarães, terão lugar as Primeiras Jornadas do Património Cultural Intangível de Guimarães.

Hermenegildo da Encarnação, mestre em Ciências Religiosas e Doutor em Estudos da Religião, será o moderador do encontro que tem como convidados Carlos Coelho, que abordará a importância das marcas Portugal e de D. Afono Henriques para a valorização do país e de Guimarães, marcas “com quase nove séculos de histórias”, e Ricardo Chao Prieto, reconhecido historiador espanhol que abordará as relações entre D. Afonso Henriques e outras cortes, à época.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS