Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioAtualidadeReitores da aliança europeia Arqus assinam plano para a próxima década

Reitores da aliança europeia Arqus assinam plano para a próxima década

© UMinho

A Universidade do Minho está a participar na II Conferência Anual da Arqus – Aliança Europeia Universitária, que decorre na Universidade de Pádua (Itália), integrada nas celebrações dos 800 anos desta academia. O evento decorre sob a temática “Free to Choose. Fostering Access to Higher Education in European Universities” e conta com mais de 200 participantes, estudantes e profissionais das nove universidades parceiras.

O programa centra-se na partilha das atividades e dos resultados do trabalho da aliança e sobre o debate das novas perspetivas abertas pela iniciativa das Universidades Europeias. Algumas sessões são transmitidas no YouTube, sendo a de encerramento prevista para hoje às 11:30.

Os reitores das universidades parceiras assinaram também vários documentos, nomeadamente a declaração de missão da Arqus para a próxima década. Em síntese, pretende-se consolidar a oferta académica conjunta e a inovação no ensino, aprendizagem e avaliação, aumentando e diversificando a mobilidade para estudantes e trabalhadores e desenvolvendo investigação colaborativa centrada nos desafios societais. No evento foi também apresentado o “ARQUS openness position paper”, que estabelece a visão da aliança em relação à ciência aberta.

A representação da Universidade do Minho foi liderada pelo Reitor Rui Vieira de Castro e integrou o presidente da Associação Académica, Duarte Lopes, entre outros elementos.

Financiada pelo Programa Erasmus+ e pelo Programa Horizonte 2020 da UE desde 2018, a Arqus é coordenada pela Universidade de Granada (Espanha) e inclui as universidades de Bergen (Noruega), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon (França), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia) e, desde janeiro de 2022, Wroclaw (Polónia) e Minho (Portugal).

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS