
Filtro de óleo
O filtro de óleo é crucial porque limpa o óleo do motor do carro, eliminado resíduos e materiais anormais, como por exemplo o pó ou metal.
Este deve ser substituído nos motores a gasolina quando alcança os 10.000km e nos carros a gasóleo aos 15.000km. No entanto, não signifique que se tenha de trocar o filtro de óleo apenas quando se atingem um determinado número de quilómetros.
A mudança do filtro pode ser feita na inspeção automóvel, por exemplo, ou mesmo pelo próprio condutor, bastando fazê-lo durante a mudança de óleo, para tal, basta girar o filtro no sentido dos ponteiros do relógio.
Caso o filtro de óleo não seja substituído a tempo, poderá causar danos no motor, por isso que alguns condutores aconselham a trocar o filtro pelo menos uma vez por ano.
Filtro de ar
O filtro de ar é aquele que limpa o ar, filtrando as substâncias e partículas libertadas durante a combustão do combustível, por isso, é fundamental tratar regularmente deste filtro e, se possível, trocá-lo.
Caso o filtro de ar estiver completamente obstruído, pode levar a que o motor falhe por completo, daí ser fundamental renovar o tecido com intervalos regulares. Para tal, basta abrir o alojamento do filtro com uma chave de fendas, retirar o tecido antigo e limpar o interior com um pano. De seguida, ajusta-se o novo tecido e fecha-se o alojamento.
Filtro do habitáculo
O filtro do habitáculo tem como objetivo remover o pólen e outras partículas prejudiciais do ar condicionado, ajudando a manter o ar limpo no habitáculo do carro. Este retém não só o cheiro desagradável com a sua camada de carbono adicional, como também o gás nocivo. Assim, ajuda a manter o ar saudável no interior do carro, devendo ser substituído regularmente, pelo menos uma vez no ano, porque a sua função diminui passado algum tempo.
Filtro de combustível
O combustível contém impurezas que podem provocar um desgaste prematuro ou danos no sistema de injeção. Para tal, é necessário um filtro de combustível para remover partículas prejudiciais e, assim, garantir o bom funcionamento do motor.
Uma vez que as impurezas reduzem a taxa de fluxo do combustível, é aconselhável substituir o filtro de combustível regularmente, embora o intervalo da sua mudança depende da qualidade do combustível utilizado. No entanto, geralmente a mudança deve ocorrer quando o carro atinja os 60.000km.
Há que ter em conta também a mudança de outros filtros para que garantir o bom funcionamento do carro, nomeadamente o filtro secador, o filtro de transmissão, o filtro da direção hidráulica, o filtro de ar desportivo e o filtro de ar secundário.