Arrancaram esta terça-feira as obras de reabilitação da esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Famalicão, uma empreitada que implica um investimento total de mais de 1,3 milhões de euros e tem um prazo de execução de 450 dias (15 meses).
Os trabalhos começaram logo após a assinatura do auto de consignação da obra e a intervenção prevê a requalificação total do edifício, com tratamento das fachadas, a substituição de caixilharias, a renovação de revestimentos interiores, a substituição de infraestruturas hidráulicas e a remodelação de diferentes espaços.
“Tomámos em mão esta empreitada e, mesmo não sendo competência do Município, promovemos junto do governo a celebração do protocolo que nos permite intervir e acelerar um processo que beneficia todos”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que acredita que “depois de concluída a intervenção, a motivação e as condições de trabalho vão melhorar de sobremaneira”.
“Como qualquer cidadão na sua atividade, também os nossos policias estarão mais motivados e com melhores condições para cumprir a sua função e assim assegurar o sentimento de segurança que é fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos”, acrescentou o autarca
A intervenção, adjudicada à empresa Famaconcret, decorrerá de forma faseada. A primeira fase da intervenção decorre agora no espaço de atendimento aos cidadãos e no edifício principal. No decorrer destes trabalhos, todos os serviços e estrutura da esquadra foram transferidos para as duas casas de função contiguas à esquadra.
O comandante da PSP Famalicão, comissário Fábio Paulo, deixou a garantia de que “ao nível da capacidade de resposta não há qualquer constrangimento” e que a população pode ficar tranquila porque a Polícia de Segurança Pública em Vila Nova de Famalicão “está perfeitamente capacitada para responder às solicitações e garantir a segurança”. “Mesmo em instalações provisórias, nada muda”, assegurou.