Sexta-feira, Setembro 17, 2021
18 C
Braga
InícioBragaPS de Gualtar lamenta que Câmara de Braga "deixe os espaços públicos...

PS de Gualtar lamenta que Câmara de Braga “deixe os espaços públicos ao abandono”

© João Vieira

João Vieira, atual presidente e candidato do PS à Junta de Gualtar, em Braga, reuniu com os moradores da Rua de Breias. No encontro, o autarca afirmou que os habitantes estão “impossibilitados de desfrutar dos espaços públicos existentes”, uma vez que se encontram ao “abandono” pelo Município.

João Vieira referiu que a Junta de Gualtar tem feito “pedidos consecutivos de intervenção” à Câmara Municipal de Braga e que “a maioria, estranhamente, nunca obteve resposta”.

O presidente salientou que os moradores queixaram-se de “vários assaltos” e que a Junta autorizou a vedar as traseiras para proteger as habitações. “A Câmara comprometeu-se a tratar destas cedências para acabar com a insegurança, mas até agora nada se fez. Um morador disse já ter tido umas 10 reuniões na Câmara Municipal com dois vereadores diferentes e em algumas delas, nem sequer sabiam dos processos. Temos parte do espaço público ao abandono e não pode ser usado, apesar dos moradores estarem a residir aqui há vários anos”, referiu.

João Vieira frisou que estes moradores lamentam “não terem um parque infantil, nem um espaço de usufruto” e que temem pela segurança das crianças, uma vez que estas “brincam na rua onde passam carros”.

O atual presidente da Junta referiu que pediu a resolução da cedência dos terrenos das traseiras das habitações “há muito tempo” e que até agora “nada foi resolvido”. “Primeiro era o levantamento topográfico e agora é a SGEB. Existem sempre problemas. As habitações já foram assaltadas demasiadas vezes. A Câmara tem outro grande problema aqui. Não conseguiu em 4 anos resolver o acesso aos terrenos públicos onde iria ser construído o Campo de Futebol Municipal. Hoje temos 30.000 m2 de terreno público sem qualquer acesso, que foi vedado por um privado que pretende construir lá um Mini-Golf com 10 quartos de apoio. O senhor presidente da Câmara reafirmou-nos o compromisso de que iria obrigar o privado a fazer um acesso directo aos terrenos. Se houver um incêndio, nessa área florestal, como já aconteceu, nem sequer os bombeiros conseguem lá chegar”, lamentou o autarca.

João Vieira reafirmou que “têm de ser as Juntas e não as Câmaras Municipais a decidir o que fazer com os impostos pagos pelos residentes”. “Estamos fartos de ver gastar o que é nosso em grandes obras no centro da cidade de Braga. Se tivermos nós o dinheiro e as competências que hoje não temos, podem ter a certeza que teremos mais investimento nas vias, nos espaços verdes públicos, no desporto, na cultura e na educação até porque nós temos as soluções e conhecemos muito bem a freguesia,” rematou o candidato.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS