Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioBragaPS Braga defende Pacto Social para a Educação

PS Braga defende Pacto Social para a Educação

© PS

José Luís Carneiro, Joaquim Barreto, Hugo Pires, Palmira Maciel, Irene Costa, Diogo Cunha, Isabel Oliveira e Ana Paula Carreira, candidatos do PS pelo círculo eleitoral de Braga, visitaram os Agrupamentos de Escolas de Maximinos e D. Maria II, em Braga.

A comitiva socialista aproveitou a visita para conhecer os projetos destes agrupamentos de escolas de Braga, as valências de cada agrupamento mas também as dificuldades sentidas nestes dois últimos anos de pandemia.

“A pandemia agravou as desigualdades, o país precisa de continuidade e estabilidade nas políticas públicas de educação, respondendo às novas necessidades e dando o melhor aproveitamento aos novos recursos criados como o plano de recuperação de aprendizagens 21|23 Escola+ ou o plano de ação para o desenvolvimento digital das escolas”, referiu Palmira Maciel.

O PS propõe “a construção de um Pacto Social para a Educação: Uma Educação de Qualidade para Todos envolvendo os profissionais, os pais e encarregados de educação, os estudantes, os parceiros sociais e as forças políticas, a academia e as comunidades. Esta construção de convergências será potenciada pela identificação de fatores estratégicos tais como a Boa Governação na Educação, o trabalho com os profissionais da educação, a luta pelo combate às desigualdades através da Educação, a contínua melhoria das aprendizagens e a participação dos alunos no processo educativo”.

“A resposta das comunidades educativas aos novos desafios que a pandemia trouxe demonstrou, mais uma vez, que a autonomia amplia a capacidade das escolas para responder adequada e atempadamente ao contexto local e à dinâmica das circunstâncias. Queremos reforçar ainda mais a autonomia curricular e organizativa das escolas valorizando o seu papel nas comunidades em que se inserem”, afirmou José Luís Carneiro, reforçando que “queremos também dar à escola os profissionais que precisa. Sabemos que é preciso garantir à escola pública, de forma sustentável, os professores em número, qualidade e motivação necessárias à sua missão e, para isso, será alterado o regime de recrutamento e revista a carreira do docente.”

O PS pretende ainda dar continuidade à política que coloca o aluno no centro da escola promovendo uma participação mais ativa dos alunos na gestão da própria escola e na criação de ambientes saudáveis para todos e fomentando a educação para uma cidadania mais ativa e informada.

Em conversa com os alunos do secundário, José Luís Carneiro abordou o futuro, “a melhor forma de encarar o futuro é com conhecimento. Sejam curiosos, queiram aprender mais, descobrir. A escola não consegue ensinar tudo, neste mundo acelerado da informação que vivemos, mas, cada vez mais, quer dar-vos ferramentas para enfrentarem qualquer desafio enraizando o ensino na investigação e na descoberta, fomentando o espírito de observação, experimentação, inovação e construção de novas formas de olhar o mundo. Portugal do futuro são vocês, vamos construí-lo desde já, juntos”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS