Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioAtualidadeProjeto “Agir – 0 aos 100” vence 1.ª edição do Programa de...

Projeto “Agir – 0 aos 100” vence 1.ª edição do Programa de Inovação Social Aberta

© CM Braga

A Comissão de Seleção da 1.ª Edição do Programa de Inovação Social Aberta (ISA) de Braga escolheu ontem o projeto vencedor, intitulado “AGIR – 0 aos 100”.

Este projeto foi destacado pelos membros da Comissão de entre os nove selecionados na fase 1 do ISA, que consistiu na participação de forma imersiva e intensiva no programa de aceleração, que teve a duração de três semanas nas instalações do Human Power Hub (HPH).

O “AGIR – 0 aos 100” realizou um diagnóstico com a comunidade cigana e propõe-se a intervir junto de 73 alunos ciganos, 55 dos quais a frequentar os 1.º e 2.º ciclos.

A diminuição do absentismo escolar e a promoção do sucesso educativo dos beneficiários são os principais objetivos do projeto, que envolve crianças, pais e professores. Será realizada uma avaliação de impacto mensurando os indicadores “notas escolares e assiduidade (faltas justificadas e injustificadas)”, com recurso a questionários e entrevistas. A promoção da sustentabilidade do projeto será efetuada mediante a manutenção do apoio de investidores sociais.

A Comissão de Seleção concedeu, ainda, um voto de louvor e reconhecimento a todos os restantes projetos pelo empenho na concretização do programa e, essencialmente, pelo sentido de missão em transformar o mundo que revelaram.

O projeto será agora financiado até um máximo de 35 mil euros para implementação do mesmo por um período de um ano. Terá ainda garantido o acesso gratuito ao espaço de incubação física do HPH, bem com a disponibilização de serviços de assessoria, consultadoria, mentoria e integração nas comunidades de impacto.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES