Segunda-feira, Setembro 30, 2024
15.7 C
Braga
AtualidadeSociedadeProfessora da UMinho reeleita presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante

Professora da UMinho reeleita presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante

Rosa Vasconcelos.

© UMinho

A Provedora do Estudante da Universidade do Minho, Rosa M. Vasconcelos, foi reeleita presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior (RPE).

Esta rede agrega os representantes de 60 universidades e institutos politécnicos nacionais, publicas e privadas. A tomada de posse decorreu na passada sexta feira, no final do XIII Encontro Nacional de Provedores do Estudante, realizado na Universidade do Minho.

Rosa M. Vasconcelos avança para um segundo mandato à frente desta rede depois de, em 2022, ter assumido o cargo de presidente sob o mote “Continuando o Caminho: + Rede + Partilha + Eficácia”. A professora da UMinho, que também integra a direção da Rede Iberoamericana de Provedores, já identificou algumas das metas para este mandato, para o qual destaca três vetores fundamentais, nomeadamente a promoção de uma maior integração e colaboração entre os Provedores de Estudantes, visando fortalecer a Rede e potencializar a oferta de serviços de alta qualidade aos estudantes; O estabelecimento de parcerias estratégicas com instituições de ensino, empresas e outras entidades relevantes para fortalecer a posição da Rede no mercado de educação para os estudantes; A defesa dos interesses e necessidades dos Provedores de Estudante junto das autoridades governamentais e outras instâncias relevantes procurando melhores condições para o exercício da atividade e contribuindo para a promoção de politicas públicas e relacionadas com a educação no ensino superior, visando o fortalecimento do setor e o aumento do acesso e da qualidade da educação para os estudantes.

Esta reeleição decorreu na Assembleia Geral da RPE que aconteceu na UMinho e que encerrou o Encontro Nacional de Provedores do Estudante que serviu para discutir e analisar o trabalho da rede nos últimos anos. Na Assembleia foi ainda adotado o novo lema da RPE: “Sozinho chega-se mais rápido, mas juntos chegamos mais longe”.

A RPE nasceu em 2020 e visa ser um fórum permanente de transferência de conhecimentos e experiências na área, partilhando também os princípios da Carta Universal dos Direitos Humanos e do estado de direito. A figura do Provedor do Estudante surgiu no país com o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, em 2007. A nível internacional, existe por exemplo a Rede Europeia de Provedores do Ensino Superior (ENOHE) e a Rede IberoAmericana de Provedores Universitários (RIdDU).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES