Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
9.5 C
Braga
InícioReportagemProcissão em honra de São Vicente regressou às ruas de Braga

Procissão em honra de São Vicente regressou às ruas de Braga

© Sandra Catarina Antunes

A freguesia de São Vicente, em Braga, voltou a homenagear, este domingo, o padroeiro com uma procissão. O cortejo religioso levou cinco andores à rua, acompanhado por dezenas de figurinos e paroquianos.

Saíram à rua os andores de Nossa Senhora de Fátima, São José, São João Batista, São Vicente e Santa Teresinha do Menino Jesus, imagem pertencente à Igreja do Carmo integrada neste cortejo para celebrar os 150 anos do seu nascimento.

© Sandra Catarina Antunes

Angelina Pinto, presidente da Irmandade de São Vicente, regozijou-se com o retomar da procissão após estar suspensa por causa da pandemia da Covid-19. “Nestes dois anos de pandemia não pudemos honrar devidamente São Vicente. Este ano, graças a Deus, retomámos a procissão e certamente que irá melhorar no próximo ano. Nota-se que as pessoas ainda estão um bocado receosas, também não conheciam bem o programa, mas de certo que ao verem como correu, para o ano irão aderir mais”, disse a presidente.

© Sandra Catarina Antunes

Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, marcou presença na cerimónia onde enalteceu a participação da comunidade que engrandece ainda mais as festividades em honra do Mártir. “É um momento grande nas festas em honra do Mártir São Vicente. Na semana passada, assistimos à romaria e à fogueira que representam também o simbolismo do martírio de São Vicente. Hoje, com um dia muito simpático do ponto de vista climatérico, foi possível perceber a devoção dos vicentinos e dos bracarenses que quiseram juntar-se à procissão em honra do Mártir São Vicente”, referiu o autarca.

© Sandra Catarina Antunes

Este ano, a procissão contou com um percurso mais alargado que incluiu a passagem pela Igreja do Carmo. “O cortejo teve um registo diferente onde foi possível incluir o andor de Santa Teresinha do Menino Jesus que se encontra na Igreja do Carmo, comunidade da nossa freguesia. Também teve um percurso mais extenso que permitiu passarmos frente à Igreja do Carmo, um belo exemplar daquilo que é o edificado religioso da nossa freguesia e, assim, presentear os vicentinos e todos os bracarenses com uma procissão muito agradável onde se pôde verificar a devoção de todos perante este momento simbólico”, acrescentou Daniel Pinto.

O presidente da Junta da Freguesia de São Vicente aproveitou para felicitar a Paróquia, a Irmandade e todos os grupos que fazem parte da comunidade religiosa de São Vicente.

© Sandra Catarina Antunes

Em representação da Câmara Municipal de Braga esteve a vereadora Olga Pereira. “É muito bom voltar a ver as festividades da cidade e ver tanta gente reunida em torno de um objetivo que une toda a comunidade. São Pedro também deu tréguas a São Vicente para que todos pudessem estar em sintonia nestas celebrações que juntam tantas pessoas e instituições em devoção à volta de São Vicente”, afirmou Olga Pereira.

As celebrações religiosas foram presididas por Rui Sousa, pároco de São Vicente, onde também marcaram presença a Irmandade de São Vicente, Diogo Farinha, secretário da Junta de Freguesia, Tony Reis, vogal da Junta de Freguesia, António Silva, presidente da Assembleia da Junta de Freguesia, os Escuteiros do Agrupamento 19 do CNE e a Rusga de São Vicente que embelezou as festividades com cânticos dedicados ao Santo Padroeiro.

© Sandra Catarina Antunes

As festividades em honra do mártir São Vicente são organizadas pela Irmandade de São Vicente e pela Fábrica da Igreja Paroquial. Tiveram início no dia 15 de janeiro e terminaram este domingo com as celebrações religiosas e cantigas.

A reportagem teve o apoio à produção da Junta de Freguesia de São Vicente

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES