Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
6 C
Braga
InícioBragaBraga vai reviver festas em honra de São Vicente

Braga vai reviver festas em honra de São Vicente

© Sandra Catarina Antunes

Braga volta a celebrar São Vicente de 15 a 29 de janeiro. Organizado pela Irmandade de São Vicente e pela Fábrica da Igreja Paroquial, o programa integra o tributo das crianças ao Santo Mártir, a benção da fogueira, a tradicional romagem, a venda de moletinhos e licor vicentino, a procissão, a aceitação de novos irmãos, a benção, romeirinhos e danças no adro da Igreja pela Rusga de São Vicente.

O programa das festividades foi divulgado, esta quinta-feira, na Igreja Paroquial de São Vicente, e contou com a presença de Angelina Pinto, presidente da Irmandade de São Vicente, José Lima, membro da Irmandade de São Vicente, e Rui Sousa, pároco da freguesia. 

Angelina Pinto contou que esta festa secular era conhecida como “a romaria dos meninos a São Vicente”. “Esta festa era conhecida pela a romaria dos meninos a São Vicente onde vinham crianças de todas as freguesias do concelho. Esperemos que este ano venham muitas pessoas à nossa Igreja, uma vez que o ano passado ainda estávamos em plena pandemia”, disse.

A presidente informou ainda que devido às obras na Igreja, a fogueira deste ano será mais pequena para evitar riscos de incêndio do material inflamável. “Devido ao material inflamável que se encontra a vedar os andaimes e à ocupação do adro das obras da paróquia, a fogueira será mais pequena, uma vez que temos que tomar precauções e não corrermos riscos. Este ano, o adro da Igreja também não será ocupado com as doceiras habituais devido à redução do espaço do adro mas poderão vender pela via pública”, sublinhou.

© Irmandade de São Vicente

Por seu turno, José Lima apresentou o programa completo das festividades e pediu à comunidade para não circular na Igreja na entrega das velas a São Vicente durante as celebrações das eucaristias. “No dia 22, dia da romagem a São Vicente, exceto nos horários das eucaristias que será às 10:00, 12:00 e às 19:00. Espero que as pessoas não levem a mal por não circularem na Igreja durante as celebrações por uma questão de respeito. Durante as eucaristias, os fiéis poderão deixar as velas e ofertas na entrada da Igreja”, pediu José Lima.

Já o pároco Rui Sousa falou sobre a importância de implementar a fé nas crianças vicentinas com o seu tributo ao Santo Mártir. “As festividades não são apenas um programa, mas trata-se essencialmente de uma prática que revela aquilo que somos como cristãos. O momento das crianças do Patronato de Nossa Senhora da Luz que vêm fazer uma oferta a São Vicente, é um sinal de um despertar do interesse pela fé dos mais pequeninos”, sublinhou.

O pároco aproveitou a ocasião para informar que estará à venda um livro sobre a história da festa vicentina e um porta-chaves para angariar verbas para as obras da igreja.

“Para conhecer melhor o nosso São Vicente e as tradições associadas às festividades, foi publicado em 2022 por Ariana Almendra, também vicentina, o livro ‘Do Sagrado ao Profano: a Festa em honra de São Vicente de Braga’ desde o século XVIII até à atualidade, que foi oferecido pela Junta de Freguesia de São Vicente e todas as verbas associadas a este livro revertem a favor da Igreja. Também teremos uns porta-chaves de madeira com a imagem de São Vicente que também serão vendidos com o intuito de angariar fundos para as obras da nossa igreja”, referiu.

No final da apresentação do programa das festividades de São Vicente foi divulgado o cartaz das celebrações de Nossa Senhora da Luz que irá decorrer a 1 e 2 de fevereiro, na Igreja Paroquial de São Vicente.

Programa das festividades de São Vicente

15 de janeiro (domingo):

  • 10:00, 12:00 e 19:00 – Eucaristia dominical com rito de benção das crianças;
  • 12:00 – Eucaristia estatutária da Irmandade de São Vicente, com rito de admissão de novos irmãos.

20 de janeiro (sexta-feira):

  • 15:30 – Tributo das crianças do Patronato de Nossa Senhora da Luz ao mártir São Vicente;

21 de janeiro (sábado):

  • Durante o dia – Romagem a São Vicente;
  • 21:30 – Fogueira de São Vicente com benção do fogo;

22 de janeiro (domingo):

  • Durante o dia – Romagem a São Vicente (exceto no horário das celebrações);
  • 19:00 – Eucaristia em honra do mártir São Vicente, com reflexão orientada pelo Pe. Pedro Sousa;

29 de janeiro (domingo):

  • Durante a manhã – apresentação e venda de moletinhos e licor de São Vicente;
  • 15:30 – Procissão em hora de São Vicente;
  • Oração da tarde com benção com a relíquia de São Vicente;
  • Romeirinhos e cantigas pela Rusga de São Vicente, no adro da Igreja;
  • 19:00 – Eucaristia de encerramento das festividades em honra de São Vicente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS