Quinta-feira, Maio 26, 2022
18.6 C
Braga
InícioBragaProcissão do Ecce Homo regressa esta quinta-feira a Braga

Procissão do Ecce Homo regressa esta quinta-feira a Braga

CM Braga

A Procissão do Ecce Homo regressa esta quinta-feira a Braga, após dois anos de paragem devido à pandemia da Covid-19.

Organizada pela Irmandade da Misericórdia, a Procissão do Ecce Homo é uma das manifestações mais relevantes da Semana Santa de Braga.

Conhecida também como a procissão do Senhor da Cana Verde ou dos Fogaréus, a cerimónia evoca o julgamento de Jesus Cristo, quando Pilatos, dirigindo-se à multidão, proclamou “Eis o Homem”, que em latim se pronuncia “Ecce Homo”, daí o nome dado à imagem que é transportada durante a manifestação religiosa, sendo o único andor que a compõe.

A procissão sai da Igreja da Misericórdia, às 21:30, com os Farricocos e Fogaréus ao darem início ao cortejo religioso. A procissão integra muitas figuras alegóricas da Ceia e do julgamento de Jesus Cristo, quadros alusivos à história e à vivência das 14 obras da Misericórdia. Os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de vários pontos do país compõem também o cortejo, vestidos com uma opa negra, segurando uma tocha acesa.

Itinerário

Igreja da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > Igreja da Misericórdia.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS