Primeiros autocarros elétricos marcam novo ciclo nos TUB
Domingo , Novembro 29 2020 Periodicidade Diária nº 2650
Principal / Notícias / Primeiros autocarros elétricos marcam novo ciclo nos TUB

Primeiros autocarros elétricos marcam novo ciclo nos TUB

Esta Terça-feira, Os TUB apresentaram este terça-feira os primeiros seis primeiros autocarros elétricos da sua frota, num investimento de três milhões de euros.

“Atualmente, Braga tem uma empresa de transportes de topo que estabeleceu parcerias com empresas de renome nacional e internacional e que resultam em projetos que marcam a diferença na inovação para a área dos transportes urbanos”, referiu Ricardo Rio, adiantando que nos próximos dois anos os TUB pretendem renovar a sua frota em cerca de 30% com viaturas elétricas ou a gás natural comprimido iniciando, dessa forma o processo de descarbonização.

A constante procura em melhorar o seu serviço, a qualificação dos recursos humanos, o reforço das linhas, o aumento do número de passageiros, o progresso em diversas áreas da empresa ou a ligação à comunidade e à vida da cidade, foram também aspetos evidenciados pelo autarca durante a cerimónia de apresentação das novas viaturas, que contou ainda com a presença de José Mendes, secretário de Estado adjunto e do Ambiente.

“Este desempenho tem sido alcançado com muito rigor e muito sacrifício potenciando um conjunto de recursos da cidade. Os bracarenses têm confiado nos TUB e para o futuro temos o objetivo de alcançar os 20 milhões de passageiros por ano”, adiantou Ricardo Rio, acrescentando que os novos autocarros estarão ao serviço das linhas que cobrem a malha urbana.

Atualmente, os TUB transportam cerca de 50 mil passageiros por dia servindo a totalidade do concelho com 74 linhas regulares. Nos últimos anos, e graças ao seu esforço estratégico, a empresa municipal tem reforçado o seu crescimento. Com um sistema de bilhética renovado, os TUB disponibilizam 88 pontos de venda e apostam numa estratégia de inovação constante fruto de parcerias com empresas como a Cisco ou a Bosch.

“Às melhorias dos serviços, os TUB juntam agora as melhorias na frota com a aquisição de seis novas viaturas elétricas que assinalam um passo importante na promoção da mobilidade urbana sustentável do concelho”, concluiu Ricardo Rio.