Sexta-feira, Março 1, 2024
7.3 C
Braga
InícioRegiãoEsposendePresidente da Câmara de Esposende entrega Medalha de Mérito Cultural a Ascânio...

Presidente da Câmara de Esposende entrega Medalha de Mérito Cultural a Ascânio MMM

© CM Esposende

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, recebeu hoje, nos Paços do Concelho, o escultor esposendense Ascânio MMM, para a entrega da Medalha de Mérito Cultural que a Câmara Municipal de Esposende lhe atribuiu por ocasião do Dia do Município 2022.

Ascânio Maria Martins Monteiro, artisticamente apelidado Ascânio MMM, é natural de Fão, mas reside no Brasil, não tendo, por isso, recebido o galardão no dia 19 de agosto, data que celebra o Dia da Cidade e do Município.

Aproveitando a sua vinda a Portugal para uma curta visita à sua terra natal, Benjamim Pereira entendeu ser a oportunidade para lhe entregar, pessoalmente, a distinção do Município, justificada pelo seu contributo para “o engrandecimento e projeção do concelho, tanto a nível nacional como internacionalmente”. A sua produção artística foi objeto de estudo e análise crítica por Paulo Herkenhoff, no livro “Ascânio MMM: Poética da Razão” (BEĨ Editora, 2012). Para além desta publicação foi também editado o livro “Ascânio MMM” (Editora Andrea Jakobsson, 2005), com textos de Paulo Sergio Duarte, Lauro Cavalcanti, Fernando Cocchiarale e Marcio Doctors.

Numa sessão informal, que teve como palco o Salão Nobre da autarquia e que contou com a presença de familiares do homenageado e do presidente da União de Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, Benjamim Pereira expressou o reconhecimento do Município pela oferta da escultura “A Noiva”, uma obra de arte que que se encontra instalada na Alameda do Bom Jesus, em Fão, “embelezando aquele espaço que foi alvo de uma intervenção de requalificação”. “Uma localização privilegiada que possibilita o contacto com a peça”, referiu Benjamim Pereira.

Esta é a segunda obra oferecida à sua terra natal, sendo que a outra é a “Piramidal”, que se encontra instalada no Largo do Cortinhal, desde 1999. “Temos um sentimento de enorme gratidão para consigo”, afirmou Benjamim Pereira, elogiando o seu “gesto altruísta, que expressa bem o amor que tem à terra que o viu nascer”, frisou, acrescentando que a atribuição da Medalha de Mérito Cultural configura o reconhecimento e o agradecimento do Município pela sua “grandiosidade” enquanto homem das artes, licenciado em arquitetura, uma paixão que despertou, era ainda uma criança, ao passear pelo pinhal de Ofir, onde pontuam excelentes exemplares arquitetónicos, conforme confidenciou. “O Ascânio é um homem do mundo, é uma honra tê-lo entre nós”, afirmou Benjamim Pereira.

O presidente da União de Freguesias de Apúlia e Fão sublinhou a postura de Ascânio MMM, notando que “homens destes começam a escassear na nossa sociedade”. Valdemar Faria manifestou, por isso, satisfação por ver reconhecido o mérito cultural do escultor.

Coadjuvado pela esposa, que vincou o amor do marido pela sua terra natal e o desejo deste de que a sua obra ficasse perpetuada em Fão, Ascânio MMM agradeceu o gesto da Câmara Municipal, afirmando que “é uma alegria muito grande essa homenagem”. Manifestou satisfação por ver o seu trabalho acarinhado na terra que o viu nascer. Sobre a obra mais recente, “A Noiva” considerou que a localização na Alameda do Bom Jesus foi “uma excelente escolha”, tal como fez questão de reafirmar na visita que fez ao local, acompanhado de Benjamim Pereira.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES