Terça-feira, Abril 9, 2024
18.3 C
Braga
RegiãoFafePraia Fluvial de Albufeira de Queimadela em Fafe distinguida com Bandeira Azul

Praia Fluvial de Albufeira de Queimadela em Fafe distinguida com Bandeira Azul

© CM Fafe

A Associação Bandeira Azul Europa (ABAE) acaba de distinguir a Praia de Albufeira de Queimadela, em Fafe, com Bandeira Azul, símbolo que atesta a sua qualidade e distingue o esforço pelo desenvolvimento sustentável e consequente respeito pelo ambiente.

Destaque-se que é a terceira vez que a praia fluvial recebe este galardão, depois de ter sido distinguida em 2021 e 2022. “O Júri Nacional congratula o Município de Fafe pelo trabalho realizado na Praia da Albufeira da Queimadela, pela evolução segura e de qualidade, ao longo dos três anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul”.

Recorde-se que a praia fluvial da Barragem da Queimadela detém igualmente a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos”, um programa que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em vigor nas praias portuguesas, e a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro”, que atesta a qualidade das suas águas.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os critérios estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços. O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul é composto por 30 entidades, da administração pública e da sociedade civil, tendo como missão avaliar as candidaturas ao Programa Bandeira Azul 2023 e submeter as aprovadas ao Júri Internacional. Em 2023, Portugal contará com 394 praias com Bandeira Azul, mais uma do que no ano passado.

Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela

Com uma área de 11 hectares, a Albufeira da Barragem da Queimadela garante uma experiência turística de excelência, oferecendo uma praia fluvial, um passadiço ao longo das suas margens, parques de merendas e condições para a prática de desportos náuticos não poluentes. Disponibiliza ainda percursos pedestres de pequena rota e uma Zona de Concessão de Pesca Desportiva. Para todos aqueles que gostam de acampar e descansar num local seguro e agradável, existe na envolvência da albufeira um Parque de Campismo e Caravanismo.

Nesta praia fluvial, está disponível uma cadeira anfíbia que permite que pessoas com mobilidade condicionada possam entrar na água, ir a banhos e fazê-lo de uma forma segura, com o apoio dos nadadores salvadores, usufruindo, assim, de um espaço que é de todos. A par disso, estão disponíveis vestiários, duches, um bar de apoio, zonas sombreadas e um conjunto de atividades lúdicas acessíveis.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES