Sexta-feira, Maio 7, 2021
15.6 C
Braga
InícioBragaPraça das Fontainhas em Braga ganha mural que sensibiliza para a igualdade

Praça das Fontainhas em Braga ganha mural que sensibiliza para a igualdade

CM Braga

“A liberdade é uma luta constante” é a mensagem que pode ler-se no “Mural pela Igualdade” que o Município de Braga inaugurou hoje na Praça das Fontainhas, em São Vicente.

Concebido pela artista bracarense Marta Calejo, o mural resulta de um desafio lançado pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, durante a terceira edição da Semana Municipal para a Igualdade que a Câmara de Braga realizou no passado mês de outubro.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esta é uma forma de sensibilizar a população para a igualdade nas mais diversas vertentes. “Estimular práticas que salvaguardem a igualdade em todos os contextos da vida comunitária é uma das vertentes fundamentais do modelo de desenvolvimento preconizado para Braga”, referiu o edil, lembrando o trabalho que a Autarquia tem realizado, em parceria com diversas instituições, para “promover a igualdade e estimular a consciência da população para a importância desta temática”.

A par da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, o “Mural pela Igualdade” contou com a colaboração da Junta de Freguesia de São Vicente e da Escola Profissional de Braga.

Segundo Marta Calejo, autora do mural, este foi um trabalho de natureza colaborativa, ou seja, apesar de o desenho ser da sua autoria, a execução do mural procurou envolver a população local. O processo de conceção foi documentado pelos alunos do curso de vídeo e fotografia da Escola Profissional de Braga. “A arte serve para desbloquear as discussões e os processos de reflexão, neste caso da condição da mulher e o que é isto da desigualdade”, salienta Marta Calejo.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS