Sábado, Abril 6, 2024
18.6 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso recebe festas de São José de 15 a 24...

Póvoa de Lanhoso recebe festas de São José de 15 a 24 de março

© Padre Guilherme / Zé Amaro / Mundo Segundo e Sam the Kid

Póvoa de Lanhoso recebe as festas concelhias em honra de São José de 15 a 24 de março. O DJ Padre Guilherme, Zé Amaro e Mundo Segundo e Sam the Kid são os cabeças de cartaz destas festividades.

“Preparámos um cartaz equilibrado, bem conseguido, que preserva as tradições culturais e históricas do concelho, o que para nós é prioridade, e que assegura que os povoenses e as pessoas que vão visitar a Póvoa de Lanhoso vão encontrar oferta de qualidade”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, na apresentação pública do cartaz, na manhã desta quinta-feira, no emblemático Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O vereador do Turismo e Eventos, Ricardo Alves, a vereadora da Cultura, Fátima Moreira, o vereador do Ambiente, Paulo Gago, e o artista plástico que, todos os anos, ajuda a abrilhantar e a enriquecer o São José, sempre com um cartaz diferente, Domingos Silva, também marcaram presença. Desta vez, o Santo padroeiro foi retratado de uma forma mais realista, trazendo o brasão da Póvoa de Lanhoso ao peito.

Como habitualmente, os pontos altos destas festividades, que aliam sagrado e profano, são a Majestosa Procissão (19 de março) e o Cortejo Histórico (24 de março), evento que também integra o programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril no Município, com o tema “Abril: passado, presente e futuro”.

O cantor Zé Amaro, com fortes ligações à Póvoa de Lanhoso, é o escolhido para animar a Noite Solidária (18 de março). O Padre Guilherme e Mundo Segundo & Sam the Kid também têm presença confirmada nestas Festas (23 de março), que dão sobretudo palco aos artistas povoenses, como Tiago Barbosa (23 de março), por exemplo. As atuações musicais continuam a distribuir-se por três palcos: exterior dos Paços do Concelho, Praça Eng.º Armando Rodrigues e Anfiteatro do Pontido.

Do ponto de vista das novidades, pode referir-se a Corrida de São José com vertente inclusiva (16 de março), a estreia do Grupo de Cantares do Cancioneiro Minhoto nas Festas (17 de março), a apresentação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal (20 de março) e o Festival Jovem (23 de março). Durante estas festividades será evidente a preocupação do Município com a sustentabilidade, de uma forma que irá manter-se em eventos futuros.

Momentos como o Hastear da Bandeira, a Missa Solene e a Majestosa Procissão (19 de março), bem como o Cortejo Histórico (24 de março) terão transmissão em direto através das redes sociais do Município, de modo a que possam chegar a quem está longe, em particular, à população emigrante.

A evolução dos cartazes de São José da autoria do artista plástico povoense Domingos Silva pode ser apreciada no âmbito da exposição “São José em tela”, na Galeria do Theatro Club (abertura no dia 16 de março).

Procurando uma programação equilibrada, com continuidade, mas também novidade e preservação dos elementos mais característicos desta que é a primeira grande festa popular de cada ano, no Minho, a Câmara Municipal conta com a parceria de distintas entidades e instituições na organização de diversos momentos das Festas do Concelho.

Destacando a boa colaboração institucional, o presidente da Câmara Municipal também aludiu às comemorações do centenário da constituição da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo (que coincide com a freguesia da Póvoa de Lanhoso), dando conta de um momento destas comemorações que se entrelaça com as festividades concelhias, mais concretamente, a realização de uma exposição de figuras de São José.

A realização do fim de semana gastronómico, nos dias 16, 17 e 19, destacando o Cabrito à São José e as Rochas do Pilar, completa as incontáveis razões para visitar a Póvoa de Lanhoso, entre 15 e 24 de março.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES