“Assalto ao Castelo” será a primeira edição da prova de obstáculos “Póvoa de Lanhoso Urban Fit”, que a Câmara Municipal e a Urban Fit Race Portugal apresentaram.
Trata-se de um evento integrador das dimensões desportiva, económica, cultural, turística e social que a Póvoa de Lanhoso acolhe no dia 3 de junho. Através desta iniciativa, considerada uma “grande festa do desporto e das famílias”, a organização estima eceber um total aproximado de mil participantes.
“Estamos preparados para poder estar à altura do desafio. Tenho a certeza de que vai correr bem e ser um grande sucesso”, considerou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, na apresentação do evento, que decorreu no Castelo de Lanhoso. Apesar de esta ser a primeira edição em terras povoenses, o autarca já pensa no futuro, tendo desafiado a que, em 2024, a Urban Fit assuma uma vertente inclusiva, algo que seria “inédito a nível nacional”.
Para além das intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, e do Vereador do Desporto, Ricardo Alves, também intervieram, na apresentação à imprensa, Margarida Costa e Alfredo Vieira da Urban Fit Race Portugal.
A Póvoa de Lanhoso Urban Fit terá uma vertente direcionada para crianças e outra para as pessoas adultas e atletas. Assim, a partir das 11:00 (Parque do Pontido), acontecerá a Urban Kids (3 aos 12 anos), com o valor total das inscrições a reverter para uma associação do concelho; depois, a partir das 15:00, realiza-se a prova de adultos, com duração máxima de duas horas e meia: “elite” (competição individual, masculina e feminina); e “guerreiro” (competição individual e por equipas).
Esta competição começará no centro da vila, passando pelo Carvalho de Calvos e pelo Trilho dos Moinhos. O “Assalto ao Castelo”, no Castelo de Lanhoso, será, no entanto, o ponto alto. No decorrer do percurso (nove quilómetros) haverá 42 obstáculos (força, resistência, perícia, agilidade) e cerca de uma centena de pessoas voluntárias no apoio aos/às participantes.
Segundo a organização, o objetivo é inscrever a prova da Póvoa de Lanhoso no calendário anual da modalidade. A competição deste ano já é pontuável para os campeonatos nacional, europeu e mundial, por isso, é aguardada a participação de cerca de 100 atletas de “elite”. As inscrições decorrem até 21 de maio, mas já são certas presenças de Portugal e Espanha. Até ao momento, já são perto de 900 as pessoas inscritas.