Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso inaugurou melhoramentos na Praia Fluvial de Verim

Póvoa de Lanhoso inaugurou melhoramentos na Praia Fluvial de Verim

© CM Póvoa de Lanhoso

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, e o presidente da União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, José Silva, inauguraram, a valorização da estrutura de apoio à Praia Fluvial de Verim.

“Congratulo-me pelo facto de entregarmos à comunidade um equipamento com esta qualidade”, referiu, na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal. “Este é um espaço que há muitos anos serve a comunidade, mas que, com o passar dos anos, foi servindo cada vez mais pessoas da Póvoa de Lanhoso e de fora. Por isso, diria que nós, todos juntos, concretizámos um projeto que está ao serviço da região do Minho, do distrito e do nosso país. Esse é um motivo de grande satisfação e de grande orgulho para todos aqueles que estiveram envolvidos neste projeto”, referiu Frederico Castro.

Assegurando que a Câmara Municipal continuará atenta a oportunidades de financiamento comunitário, o autarca deu conta da ambição de criar, na zona inferior, algum tipo de equipamento, que potencie a atratividade da Praia Fluvial de Verim. “Vamos fazer, em conjunto com as Juntas de Freguesia, tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para valorizar o território, enriquecer a oferta da Póvoa de Lanhoso e tornar a Póvoa de Lanhoso mais atrativa para as pessoas de fora e para que tenham vontade de nos visitar”, assegurou o presidente da Autarquia.

Na cerimónia estiveram ainda presentes Vereadores do Executivo Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, Presidentes de Junta e Deputados, bem como a Secretária Executiva da CIM do Ave, Marta Coutada, representantes de coletividades e população em geral.

As obras executadas visam dotar aquele espaço com equipamentos que o permitam qualificar como um produto de excelência para o turismo de natureza na Póvoa de Lanhoso, contribuindo para a promoção do seu potencial turístico associado à zona balnear.

A melhoria da acessibilidade àquele local, nomeadamente para os utilizadores com mobilidade reduzida, a valorização dos recursos endógenos da área ribeirinha do rio Cávado, a recuperação paisagística do local, bem como a mitigação dos efeitos erosivos e proteção dos recursos naturais, foram alguns dos fatores que este projeto privilegiou.

Este projeto tem associado um investimento total de 491.434,53€ e conta com um apoio do FEDER de 393.377,23€, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 80,05% do valor do investimento elegível.

Esta inauguração decorreu no dia 10 de junho, véspera do arranque da época balnear. Em 2022, a Praia Fluvial de Verim é classificada como praia acessível e como “Praia com Qualidade de Ouro” devido à excelente qualidade da sua água.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS