Quarta-feira, Março 26, 2025
9.9 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso inaugura Gabinete do Centro Local de Apoio à Integração...

Póvoa de Lanhoso inaugura Gabinete do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

É o sexto posto a ser inaugurado no distrito de Braga.

© CM Póvoa de Lanhoso

Frederico Castro, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Rui Armindo Freitas, secretário de Estado Adjunto da Presidência, e Pedro Portugal Gaspar, presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Integração, inauguraram na manhã de hoje o Gabinete do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Póvoa de Lanhoso.

“Este processo iniciou-se já em 2022, com o objetivo de termos na Póvoa de Lanhoso um Serviço desta natureza. Fomos percebendo, também, com o passar do tempo que era uma visão intergeracional, pois na Assembleia Municipal Jovem que decorreu no ano passado, esta foi uma das necessidades sinalizadas pelos nossos jovens, em relação à qual o executivo manifestou de imediato vontade e sensibilidade de solucionar”, partilhou Frederico Castro.

“Este será um espaço de acolhimento, de orientação, que vai assegurar, através de uma equipa técnica, a qualidade do serviço que queremos prestar e que vai intervir em várias áreas, desde logo na regulação da situação migratória, na aquisição de nacionalidade, no reagrupamento familiar, no emprego e integração no mercado de trabalho, com a segurança social, no acesso à saúde e educação, entre outros serviços essenciais”, acrescentou o autarca.

“Queremos transmitir a abertura que temos para a integração, mas também transmitir às pessoas a necessidade de elas entenderem que estão integrados numa comunidade que lhe confere direitos, mas onde têm também deveres, regras essas que são importantes e que existem em todos os países do mundo. Temos o dever de construir pontes, e as autarquias locais, em Portugal, são um agente fundamental para assegurar essa boa integração. Queremos que as pessoas cheguem à Póvoa de Lanhoso e encontrem um território de Inclusão, de diversidade e de respeito por todos. Temos 702 pessoas no nosso concelho, oriundas de vários países como o Brasil, a Ucrânia, Polónia, Paquistão, Venezuela, França, China e África do Sul e queremos que se sintam verdadeiramente integrados e se sintam povoenses”, frisou Frederico Castro.

Já Pedro Portugal Gaspar disse que “gostaria que este CLAIM fosse assumido como uma estratégia de rede nacional e que fosse veiculador de uma mensagem importante para a comunidade local que percebe que tem uma nova realidade, que é a população migrante. O CLAIM é extremamente importante porque consegue sinalizar, é um instrumento de trabalho em termos de rede, consoante a sua localização territorial”.

Foi então momento para assinar o protocolo de cooperação entre a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. e o Município da Póvoa de Lanhoso, que define as funcionalidades dos CLAIM que “são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local”.

Por seu turno, Rui Armindo Freitas sustentou que “com esta rede de CLAIM que estamos a espalhar pelo país, a atender aos desafios de uma nova realidade, uma realidade migratória que não dá sinais de parar, fruto dos vários fenómenos que se espalham pelo nosso planeta e que são motores de movimentos migratórios um pouco por todo o mundo”.

O CLAIM da Póvoa de Lanhoso, cuja placa foi descerrada no final desta cerimónia, está localizado no Balcão Único do Município e está já em funcionamento. É o sexto posto a ser inaugurado no distrito de Braga e o 163.º no país.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES