Desde o início da campanha na Póvoa de Lanhoso, que está no terreno desde maio de 2022, já foram esterilizados 146 cães e 238 gatos.
A esterilização dos animais constitui o método de eleição no combate à sobrepopulação canina e felina. O Município da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com a CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais, Movimentos Gatos de Rua e Bigodes de Ouro, iniciou este processo de controlo da natalidade de cães e gatos que permitiu que, na primeira fase, fossem abrangidos os animais de rua. O segundo momento destinou-se a cães e gatos com donos, podendo estes beneficiar de preços reduzidos.
Esta campanha continua em curso e as pessoas interessadas devem dirigir-se à respetiva Junta de Freguesia ou aos serviços veterinários municipais.
“A esterilização tem benefícios para os animais e seus donos, designadamente a diminuição da agressividade (principalmente nos machos); a supressão de todas as situações desagradáveis associadas ao comportamento sexual e expressão do cio, como fugas ou ninhadas indesejadas; e a eliminação ou redução da incidência de diversas infeções ou doenças associadas ao trato reprodutivo, trazendo uma vida mais longa e saudável para o animal. Esta é ainda uma medida determinante para o controlo populacional de animais de companhia e, como tal, para a diminuição dos animais abandonados”, refere a Câmara da Póvoa de Lanhoso.