Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.7 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso “devolveu” fonte à Praça Eng. Armando Rodrigues

Póvoa de Lanhoso “devolveu” fonte à Praça Eng. Armando Rodrigues

© CM Póvoa de Lanhoso

Os relógios marcavam as 21:35 deste domingo quando os primeiros salpicos de água jorraram do chão, da nova fonte existente no centro da Praça Eng. Armando Rodrigues, na vila sede de concelho da Póvoa de Lanhoso.

“Tornámos este espaço mais apetecível, mais visitável, mais aprazível para as famílias, para os turistas, para as crianças, para os idosos, para os habitantes, para os emigrantes, para toda a gente”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro.

Depois de um interregno que, para o autarca, durou “demasiado tempo”, a água voltou a ter um papel central na Praça Eng. Armando Rodrigues, onde em tempos funcionou uma outra fonte, que estava desativada há alguns anos.

“A reparação e aproveitamento da estrutura original afigurou-se impossível. No culminar de um trabalho desenvolvido por colaboradores da autarquia, foi possível presentear a comunidade com uma nova solução, que tem múltiplas funcionalidades. Fizemo-lo otimizando os meios que temos à disposição”, explicou Frederico Castro. “Temos aqui uma intervenção que, se fosse efetuada por muitas das empresas que estão no mercado, custaria muito dinheiro ao Município. Nós conseguimos fazer todo este trabalho com a dedicação e o profissionalismo dos funcionários da Câmara Municipal”, revelou o autarca.

O sistema implementado está em linha com as medidas de aproveitamento hídrico preconizadas pela autarquia, funcionando em circuito fechado, com água proveniente de reservatórios recentemente reativados e do próprio ribeiro do Pontido, “não representando custos para os cofres do Município”.

“O que se segue é continuar a olhar para o espaço público como uma prioridade e continuar a fazer com que a Póvoa de Lanhoso continue a ser a referência que já é, na região, como um concelho que tem espaços públicos, jardins, fontes, praças, cuidadas e exemplares”, considerou Frederico Castro. “Estamos a terminar intervenções importantes nas freguesias de Garfe e de Geraz do Minho e queremos difundir isso por todas as freguesias do concelho, assim seja possível”, adiantou Frederico Castro.

O novo efeito de água na Praça Eng. Armando Rodrigues poderá ser apreciado diariamente, salvo quando o seu funcionamento for incompatível com a realização de atividades naquela que é a principal sala de visitas da Póvoa de Lanhoso.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES