Quinta-feira, Maio 26, 2022
15.7 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso comemorou 25 de Abril

Póvoa de Lanhoso comemorou 25 de Abril

© CM Póvoa de Lanhoso

O Hino da Maria da Fonte, através das palavras “Pela Santa Liberdade”, deu o mote às comemorações do 25 de Abril na Póvoa de Lanhoso. Promovido pela Câmara Municipal, o programa apresentou como novidade a Sessão Solene evocativa do 48º aniversário da Revolução dos Cravos, uma iniciativa conjunta com a Assembleia Municipal.

Intervindo nessa ocasião, o presidente da Câmara Municipal salientou que “valores como a liberdade, a democracia e a paz nunca foram tão postos em causa nas últimas décadas e neste século em que vivemos” e, de entre outras considerações, destacou que “garantir sempre o 25 de Abril” é a grande responsabilidade das gerações mais novas. “Será sempre uma missão inacabada, uma planta que deverá ser sempre regada ao longo dos anos, porque poderá haver sempre inimigos da democracia à espreita. Por isso, sejam a sentinela que a sociedade precisa para que nunca mais se vivam tempos como os que antecederam abril de 74”, exortou o autarca.

A 25 de abril, o programa das comemorações começou com a cerimónia do Hastear da Bandeira, no exterior dos Paços do Concelho. Já no Salão Nobre, realizou-se a Sessão Solene evocativa, que compreendeu ainda intervenções do Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, António Queirós, bem como de elementos indicados pelos partidos políticos com assento neste órgão, José Faria (PS), Luís Carvalho (PSD) e Lurdes da Silva (CDS), e de um representante dos antigos combatentes, António Carvalho.

De tarde, o programa prosseguiu com um momento simbólico de evocação do Dia da Liberdade, junto ao Monumento do 25 de Abril; e com a inauguração de uma intervenção artística em espaço público da autoria de Mariana Mizarela, no âmbito da residência artística inserida no projeto “No Minho não há aldeia melhor do que a minha!”, promovido pelo Consórcio Minho In.

O último momento do programa decorreu no Cine-Fórum dos Bombeiros com a atuação da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários, que convidou o conhecido artista Povoense, Tiago Barbosa.

As comemorações arrancaram a 23 de abril, com a realização da I Milha da Liberdade, no Parque do Pontido, e com o espetáculo “Instalados em Poltronas”, por Zeca & Eliseu Matos, no Theatro Club. As restantes propostas previstas para 23 e 24 de abril, com exceção da mega aula de hidroginástica que decorreu conforme previsto, na Piscina Municipal Coberta, tiveram de ser canceladas devido à previsão meteorológica.

Assinalar a importância do 25 de Abril para Portugal e para o concelho, mas também envolver toda a comunidade na evocação do Dia da Liberdade, foram os objetivos das comemorações.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS