Sábado, Fevereiro 4, 2023
16.1 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso com Mercado de Natal com vertente social e solidária

Póvoa de Lanhoso com Mercado de Natal com vertente social e solidária

© CM Póvoa de Lanhoso

“Ser mais social neste Natal” é o mote do Mercado de Natal que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, no próximo dia 11 de dezembro. O Open Day da Eco Loja Social e as iniciativas “deCoração em casa” e “Este Natal, é preciso ter lata” são as propostas neste âmbito, mais voltado para a sensibilização e a solidariedade.

O Mercado de Natal faz parte do programa do “Natal na Praça” e realiza-se domingo, 11 de dezembro, a partir das 14:00, no recinto específico existente na Praça Eng. Armando Rodrigues, no centro da vila.

Através do Open Day da Eco Loja Social, o objetivo é disponibilizar à comunidade um espaço onde as pessoas poderão trocar ou levar vestuário, acessórios e brinquedos. Trata-se aqui de trazer para o exterior a filosofia que já está subjacente à Eco Loja Social da Póvoa de Lanhoso, localizada no espaço contíguo à Piscina Municipal Coberta, e que se baseia numa modalidade de troca por troca, dando a possibilidade a quem entregar peças de que já não precise ou que não queira, de poder trazer outras peças.

Esta estratégia tem em vista um novo paradigma para a comunidade mais jovem, ao nível da proteção ambiental e de eliminação de comportamentos consumistas, potenciando assim, o aproveitamento e reutilização de roupas, calçado e adereços.

Dentro do mesmo espírito de dádiva e de troca, “deCoração em casa” irá disponibilizar um espaço onde podem ser entregues enfeites e decorações, luzes, figuras de presépio e outros objetos ligados à celebração da quadra natalícia para serem levados por quem deles necessitar para embelezar as suas casas e espaços.

“Este Natal, é preciso ter Lata” é outra das propostas, prevendo a realização de pinturas faciais às crianças em troca de uma lata de conservas que reverterá para apoiar as famílias mais carenciadas do concelho. O objetivo desta iniciativa é incutir nos mais novos o sentido de responsabilidade social.

Toda a comunidade está convidada a participar e a colaborar com estas propostas que visam apoiar as pessoas mais carenciadas do concelho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS