Sábado, Julho 24, 2021
20.6 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso celebra padroeiro São José com programa adaptado

Póvoa de Lanhoso celebra padroeiro São José com programa adaptado

CM Póvoa de Lanhoso

De 17 a 21 de março, a Póvoa de Lanhoso celebra o patrono São José. Com mais de um século de história, as festas são o expoente da tradição popular das Terras de Lanhoso.

Este ano, o Município da Póvoa de Lanhoso pretende honrar o Padroeiro São José através de uma programação reinventada e diversificada, um pouco diferente das habituais comemorações devido aos condicionalismos atuais.

Desta forma, as festividades concelhias da Póvoa de Lanhoso vão decorrer em formato online, nas redes sociais.

Desta forma, no dia 17 de março, pelas 21:00, realiza-se a Conferência sobre São José pelo Cónego José Paulo. No mesmo dia, pelas 9:00, começam as votações no âmbito do I Concurso de Música de São José, as quais só terminam no dia seguinte, 18 de março, às 23:59 (a música vencedora é divulgada no dia 19, às 19:00).

No dia 19 de março, o programa propõe, às 9:30, recordar a cerimónia do Hastear da Bandeira. Para as 10:30 está previsto um momento especial para miúdos e graúdos, designado “O meu pai é…”. Esta é uma das novidades destas festas, que têm o seu ponto alto no Dia do Pai (estão marcadas edições para o dia 19, às 18:00 e 21:00). Para as 11:00, está marcada a Missa Solene, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga. Segue-se, às 14:00, um vídeo para recordar o Concerto de Música Filarmónica com as duas Bandas do concelho: Banda Musical de Calvos e Banda de Música dos Bombeiros Voluntários. Às 15:00, será possível recordar a Exposição de São José. Às 16:00, será hora de lembrar a Majestosa Procissão em Honra de São José, seguindo-se, às 16:30, a recordação da Tarde de Folclore, com participações gravadas de: Rancho Folclórico de São Julião de Covelas, Rancho Folclórico de Porto D’Ave – Taíde, Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim, Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, Rancho Folclórico Maria da Fonte de Fontarcada e Rancho Folclórico de Garfe. Às 17:00, será a vez de recordar o Cortejo Histórico e Etnográfico de São José. Às 21:30, começam as atuações de grupos populares locais.

Para dia 20 de março, está marcada a Noite da Juventude online, com atuação de artistas povoenses, com início às 21:00.

O programa só fica completo com mais uma edição dos fins de semana gastronómicos, dando palco ao Cabrito à São José e às Rochas do Pilar, nos restaurantes aderentes, em takeaway, entre os dias 19 e 21 de março.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS