Terça-feira, Janeiro 31, 2023
3.3 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso assinalou Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos

Póvoa de Lanhoso assinalou Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos

© CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinalou a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos (SEPR) através de ações de sensibilização dinamizadas pelo Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. “Têxteis circulares & sustentáveis, o lixo está fora de moda!” dá o mote para esta reflexão.

Direcionadas para o público escolar, estas sessões realizaram-se nos dias 22, 23 e 24 de novembro, tendo contado com a participação de cerca de 200 alunos e alunas da Escola Profissional do Alto Ave e da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Estes momentos também se inseriram no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Cidade Educadora, respondendo ao princípio Sustentabilidade.

As temáticas exploradas foram os resíduos têxteis e as formas de os reduzir; os resíduos recicláveis; as vantagens da reciclagem; e os novos produtos feitos a partir de matéria reciclável. Foram ainda relembradas as regras de separação de resíduos, assim como o conceito de resíduos orgânicos; a compostagem; e os impactos ambientais provocados pelo excesso de poluição.

Os alunos e as alunas ainda foram desafiados a calcularem a sua pegada ecológica como forma de consciencialização do excesso de consumo que todos temos e que inegavelmente provoca impactos negativos no planeta.

A Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos 2022 decorreu entre 19 e 27 de novembro. O objetivo central foi sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular para a prevenção, e motivar a responsabilização de cada cidadão e cidadã. Em 2022, o foco foram os resíduos têxteis, que correspondem a um setor com grande impacto ambiental. No entanto, todas as ações promovidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da SEPR, focaram-se na política dos 3R’s: promover a Redução do consumo, a Reutilização de produtos e materiais e a reciclagem de resíduos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS