A cerimónia de apresentação da Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Paris 2024 confirmou a presença de 27 atletas de 10 modalidades.
A Missão Portuguesa conta com sete atletas estreantes em Jogos Paralímpicos, 17 atletas masculinos e 10 femininos que irão competir em 39 eventos medalháveis de 28 de agosto a 8 de setembro, em Paris.
O evento, que também apresentou os equipamentos desportivos e trajes de cerimónia que os elementos da Missão irão vestir em Paris, confirmou o boccia como a modalidade mais representada com sete atletas. As modalidades de triatlo e powerlifting asseguram a estreia nacional em Jogos Paralímpicos. Atletismo, badminton, canoagem, ciclismo, judo, natação e tiro terão também atletas portugueses em competição.
As 10 modalidades em que Portugal estará representado em Paris 2024 constituem um recorde no que concerne ao número de modalidades com representação nacional em edições de Jogos Paralímpicos, superando as oito modalidades registadas em Tóquio 2020.
José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, refere que “os Jogos Paralímpicos de Paris são uma plataforma para inspirar futuras gerações de atletas e mais uma oportunidade para divulgar os valores da resiliência, inclusão e da ética. Este é o espírito que caracteriza todas as pessoas com deficiência e em particular aquelas que dedicam parte da sua vida ao desporto”.
Já Luís Figueiredo, chefe de Missão, diz que “ao embarcarmos nesta incrível jornada rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris, devemos reconhecer a dedicação e perseverança inabaláveis dos atletas, dos seus treinadores, dos seus sistemas de apoio. Estes atletas incríveis mostram-nos que com sonho, trabalho duro e determinação inabalável é possível superar qualquer obstáculo.”