
No passado dia 31 de maio, apresentei a minha candidatura à Presidência da Câmara de Barcelos, nas próximas eleições autárquicas, pela Iniciativa Liberal.
Sendo a primeira vez que me encontro numa posição como esta, são muitas as dúvidas sobre como deve ser feita esta campanha eleitoral. Mas, tenho também certezas sobre o que não quero fazer. E o que não quero fazer e me recuso a fazer é uma campanha pela negativa.
Num tempo em que a negatividade e o insulto fácil dominam frequentemente o cenário político, a candidatura da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal escolheu um caminho diferente: uma campanha construtiva, centrada na nossa visão, nos nossos valores e nos nossos planos para o futuro. É nosso entendimento que temos diante de nós uma oportunidade crucial — não apenas para conquistar votos, mas para elevar a qualidade do discurso político na nossa comunidade.
Fazer uma campanha construtiva não é apenas uma estratégia — é um reflexo do nosso respeito pelos eleitores e do reconhecimento que os Barcelenses merecem mais do que ser meros espetadores de rivalidades políticas. Os barcelenses merecem ser participantes ativos na construção da sua comunidade.
Além disso, acreditamos que o nosso projeto político tem mérito próprio. Não precisa de ser validado pelos erros dos outros. Não é uma reação ao que correu mal, mas sim um plano proativo para tudo o que pode correr bem. O nosso compromisso é apresentar uma campanha que informe, inspire e envolva os Barcelenses num diálogo importante sobre o futuro que podemos construir juntos.
Acreditamos que ao focarmo-nos nas nossas propostas, em vez das falhas dos nossos adversários, contribuímos para que os eleitores sejam mais informados e envolvidos.
A nossa campanha assenta numa visão clara e exequível para o nosso município. Comprometemo-nos assim a melhorar cinco áreas fundamentais da vida dos barcelenses: Habitação e Infraestruturas; melhoria dos serviços da Administração Local; Saúde e Qualidade de Vida; Economia e Prosperidade Local e, Mobilidade Sustentável e Inteligente.
Estas são as nossas bandeiras. Estas são as nossas propostas. Até às eleições é sobre isto que nos ouvirão falar.
Não contem connosco para entrar em ataques pessoais nem para nos focarmos nos erros dos outros. Essa não é a liderança que os Barcelenses merecem nem é o caminho para um concelho com melhor qualidade de vida.
Ao escolher uma campanha construtiva, estamos a afirmar o tipo de política em que acreditamos — e o tipo de futuro que queremos construir. Convidamos cada um de vós, Barcelenses, a juntar-se a nós nesta jornada, não porque os outros falharam, mas porque juntos, podemos ter sucesso.
Artigo de Magda Resende Ferro, cabeça de lista à Câmara Municipal de Barcelos pela Iniciativa Liberal.