Piscinas Municipais de Braga reabrem na quarta-feira com novas medidas
Terça-feira , Novembro 24 2020 Periodicidade Diária nº 2645
Principal / Braga / Piscinas Municipais de Braga reabrem na quarta-feira com novas medidas

Piscinas Municipais de Braga reabrem na quarta-feira com novas medidas

Os equipamentos vão funcionar entre as 10h00 e as 19h30, sendo que os utentes deverão sair do plano de água até às 19h15.

As pessoas deverão higienizar as mãos à entrada, mediante utilização de solução antisséptica de base alcoólica, passar por um tapete desinfetante e submeterem-se a medição de temperatura corporal. À entrada, os utentes deverão fornecer o nome completo, contacto telefónico e data de nascimento, com indicação do dia, hora de entrada e hora de saída da piscina, para efeitos de despiste da DGS, se houver um caso positivo identificado.

Será obrigatório o uso de máscara durante a circulação e idas ao WC, bar ou outra deslocação, exceção feita quando se desloca para a água. Nestes percursos, é ainda obrigatória a utilização de calçado, recomendando-se a utilização de chinelos ou similar. Crianças com idade igual ou inferior a 10 anos não são obrigadas a usarem máscara.

A utilização de balneários e cacifos encontra-se impossibilitada. Estarão disponíveis WC’s para os utentes, estando disponível à saída uma solução anti-séptica de base alcoólica, bem como gel desinfetante em vários pontos das piscinas.

Os utentes deverão seguir as indicações dos vigilantes, no que diz respeito ao alinhamento e colocação de toalhas, guarda-sóis, espreguiçadeiras, respeitando as indicações no que diz respeito às distâncias entre utentes/toalhas:

  • Elementos que partilhem o mesmo agregado familiar – toalhas sequenciais sem espaçamento;
  • Distância entre toalhas em utentes que não habitem o mesmo agregado familiar – 1,5 metros;
  • Distância entre guarda-sóis – 3 metros (se não integrarem o mesmo agregado familiar).

Os utentes devem efetuar as suas deslocações, utilizando os circuitos de circulação identificados, devendo sempre circular pela direita, salvo alguma exceção identificada no local.

Não podem ser utilizados equipamentos lúdicos e/ou de uso coletivo, como boias, colchões, ou outro da mesma natureza.

As escadas de acesso à água, assim como as escadas de saída, estarão sinalizadas, não podendo ocorrer a inversão dos acessos. Na água, os utentes devem respeitar o distanciamento físico de 2 metros, recomendando-se a utilização de óculos de natação.

Não é permitido o convívio social sem o adequado afastamento físico. Cada utente deve seguir um código de ética, responsabilidade e compromisso com as normas vigentes para os procedimentos utilizados.

A ocupação máxima da Piscina Municipal da Ponte é de 190 utentes. À entrada haverá informação visual com sinalética de cores:

  • Verde: Ocupação baixa – utilização até 63 utentes;
  • Amarelo: Ocupação elevada – utilização de 64 a 126 utentes;
  • Vermelho: Ocupação plena – utilização de 127 a 190 utentes.

A prancha de saltos estará encerrada aos utentes e os bancos existentes vão possuir sinalética dos lugares passíveis de serem utilizados.

A ocupação máxima da Piscina Municipal da Rodovia é de 510 utentes. À entrada haverá informação visual com sinalética de cores:

  • Verde: Ocupação baixa – utilização até 170 utentes;
  • Amarelo: Ocupação elevada – utilização de 171 a 340 utentes;
  • Vermelho: Ocupação plena – utilização de 341 a 510 utentes.

Os espaços e áreas comuns das Piscinas Municipais serão higienizados com uma periodicidade de 30 minutos.