Sexta-feira, Junho 28, 2024
25 C
Braga
RegiãoCabeceiras de BastoPeculiar Noite do Pau está de volta a Arco de Baúlhe em...

Peculiar Noite do Pau está de volta a Arco de Baúlhe em Cabeceiras de Basto

Tradição.

© Associação dos Festeiros do Arco

A Noite do Pau regressa, uma vez mais, a Arco de Baúlhe, em Cabaceiras de Basto, no dia 3 de agosto, organizada pela Associação dos Festeiros do Arco.

Juntamente com a Erguida do Pau da Bandeira, que decorre no dia 4 de agosto, esta iniciativa funciona como um “chamamento”, um anúncio ou uma convocatória da comunidade local para a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe, que decorre um mês depois.

Este evento peculiar e genuíno apresenta um expressivo caráter etnográfico com cortejos, trajes, cantares/dançares e gastronomia, que pretende representar o Arco de Baúlhe como um território do Minho Interior e Rural, os seus costumes e as suas tradições.

A população arcoense enverga, durante toda a iniciativa, os trajes típicos do Minho Interior. Durante o cortejo etnográfico da Noite do Pau, um tronco de eucalipto, com cerca de 15 metros, é transportado ao ombro pelos jovens rapazes arcoenses, o qual, chegado o cortejo ao recinto da festa, é ensebado e convertido no tradicional Pau-de-Sebo, em que no topo é colocado o prémio para quem o conseguir escalar o Pau durante a festa.

Em termos gastronómicos, na Noite do Pau destacam-se a Seiva do Mastro, uma bebida exclusiva desta noite, cuja receita é um mistério, oferecida aos participantes durante o cortejo etnográfico e o Ramo do Emigrante, um cabaz disposto numa estrutura de madeira estratificada, que é leiloado no recinto. Para além disso, os participantes costumam levar, já confecionado a partir das suas casas, o merendeiro popular, que dispõem nas mesas colocadas para o efeito e partilham-no ao longo de toda a noite.

Em termos musicais, a Noite do Pau é animada pelos bombos e por duas charangas (que em 2019, substituíram as Bandas Filarmónicas), que se debatem num animado despique.

A Associação dos Festeiros do Arco ainda não tem o cartaz oficial da Noite do Pau 2024, mas já construiu o programa:

  • 19:00 – Receção das Charangas;
  • 19:15 – Arruada das Charangas Pelas Principais Ruas da Freguesia;
  • 20:30 – Início do Cortejo Etnográfico do Lugar da Serra para o Lugar da Estação (com a oferta da Seiva do Mastro para os participantes);
  • 21:30 – Ensebamento e Levantamento do Pau (Pau-de-Sebo) e Merendeiro Popular;
  • 22:00 – Leilão do Ramo do Emigrante;
  • 22:30 – Despique das Charangas;
  • 00:00 – DJs.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES