Sábado, Julho 20, 2024
21.2 C
Braga
RegiãoCabeceiras de BastoVinho Verde é "rei" no fim de semana em Cabeceiras de Basto

Vinho Verde é “rei” no fim de semana em Cabeceiras de Basto

Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais arranca na sexta-feira.

DR

Abre ao público, esta sexta-feira à tarde, a partir das 17:00, a 3.ª edição da Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais de Cabeceiras de Basto, certame que é oficialmente inaugurado, uma hora depois, a partir das 18:00, na Praça Neuville-sur-Sâone, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos.

A feira, que decorre de 21 a 23 de junho, tem como principal objetivo promover os vinhos verdes produzidos na região, a gastronomia típica, o turismo e o património cultural.

Este evento com dimensão regional conta com um total de 42 expositores, sendo dez produtores de vinho do concelho, designadamente a Vinhas da Azenha de Cavez, Adega dos Leões, Casa da Tojeira, Casal de Morgade, Casa do Barroso, Quinta de Fundevila, Casa da Soutosa, Quinta do Tapadinho, Quinta dos Carvalhinhos e Praça dos Vinhos.

A par dos vinhos verdes, o certame conta com oito espaços de promoção agro-alimentar, com destaque para o mel, doces, broa, azeite, queijo, entre outros; dois estabelecimentos gastronómicos; três tasquinhas e ainda sete produtores/artesãos locais com produtos hortícolas e artesanato.

Para complementar o certame, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto delineou um programa de animação muito diversificada com bandas de música, charangas, DJs, concertinas, folclore, jogo do pau, mas também showcooking, workshops, caminhada, entre outras atividades.

No sábado, dia 22, a partir das 17:30, terá lugar um evento de prova de vinhos verdes e produtos locais. Este evento proporcionará uma oportunidade única para os participantes explorarem a diversidade e qualidade dos Vinhos Verdes da região, em harmonia com produtos gastronómicos locais de excelência. A Feira do Vinho Verde e Produtos Locais é uma celebração anual que realça a qualidade destes vinhos e dos produtos endógenos.

Os Vinhos Verdes de Cabeceiras de Basto destacam-se pela sua frescura e caráter único, influenciados pelo clima atlântico desta região. São conhecidos por serem leves, frescos e ligeiramente efervescentes, caracterizados pelas castas predominantes como Loureiro, Arinto e Trajadura, que garantem diversidade e qualidade na produção vinícola local.

A condução desta experiência estará a cargo de Isabela Bastos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES