Segunda-feira, Março 4, 2024
12.3 C
Braga
spot_img
InícioBragaPCP celebrou o seu 102.º aniversário em Braga
spot_img

PCP celebrou o seu 102.º aniversário em Braga

© PCP

A Comissão Concelhia de Braga do PCP realizou no sábado um jantar comemorativo do 1’2º aniversário do partido. Como convidado especial participou Domingos Abrantes, destacado dirigente do PCP durante décadas, antifascista, preso político, protagonista da Fuga da prisão de Caxias em 1961, deputado na Assembleia da República em várias legislaturas, membro do Conselho de Estado entre 2016 e 2022.

Na sua intervenção, Domingos Abrantes destacou que o PCP “assinala 102 anos de luta de como um partido que se orgulha do seu percurso como partido comunista que é e quer continuar a ser, honrando a sua história, renovando o seu compromisso na luta de todos os dias e preparando-se para os desafios do futuro. Um partido necessário, indispensável e insubstituível, na luta contra as injustiças e desigualdades, contra a exploração. Um Partido ao serviço do povo e da pátria, que luta pela democracia e o socialismo”.

Domingos Abrantes realçou que o PCP “é um partido que conta na sua história com quase meio século de luta contra o fascismo agindo ininterruptamente com dedicação e empenho revolucionário, apesar das perseguições, prisões, torturas, assassinatos. O único que não capitulou, não cedeu, nem renunciou à luta. Que se entregou com audácia na procura e construção dos caminhos da liberdade, apontando a via do levantamento nacional para o derrube da ditadura e que deu um contributo inigualável no exaltante processo da Revolução de Abril e para as suas múltiplas conquistas e valores que este representou e representa. Um partido que esteve e está na frente da luta, contra a política de direita e em defesa do regime democrático consagrado na Constituição da República”.

“São 102 anos de luta nos quais não houve avanço ou conquista dos trabalhadores e do povo português que não tivesse a iniciativa, a luta e a intervenção dos comunistas”, destacou Domingos Abrantes.

Com mais de 100 participantes, o jantar comemorativo do 102º aniversário do PCP foi uma iniciativa “que contribuiu para reafirmar o compromisso do PCP de intervenção por uma política alternativa, por soluções para o aumento do custo de vida, contra a especulação dos preços, pelo aumento dos salários e reformas, pelo direito à habitação, em defesa da paz e da solidariedade entre os povos”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES