
A Comissão Política Distrital do PAN Braga organizou, no fim de semana, uma ação de limpeza na Praia de Suave Mar, em Esposende. O evento decorreu durante a manhã de domingo e contou com a participação de uma dezena de voluntários.
Segundo o porta-voz da distrital, Rafael Pinto, “esta é já a quarta vez que organizamos estas ações no concelho e a quantidade de lixo que recolhemos é sempre surpreendente. Tudo isto iria parar ao mar, contaminando a água e pondo em risco espécies marinhas. Para além disto, tem também impactos no usufruto da praia por parte dos veraneantes”.
Dos cerca de 100 litros de lixo recolhidos, o PAN afirma que “a maioria corresponde a pequenos plásticos, redes de pesca, beatas e embalagens alimentares”.
Esta ação foi ainda alinhada com a Conferência dos Oceanos, das Nações Unidas, que decorreu em Lisboa e de onde saíram compromissos internacionais para a preservação dos oceanos. Para o PAN, “os grandes objetivos que temos defendido são a criação de reservas protegidas em 30% da área marítima, até 2030; o fim da pesca de arrasto que destrói a biodiversidade nos nossos mares e a criação de uma tratado internacional do mar”.
O porta-voz da distrital de Braga relembra ainda que “os oceanos são responsáveis pela produção da maioria do oxigénio que respiramos e pela absorção de dióxido de carbono, combatendo assim as alterações climáticas e sendo essenciais para a nossa sobrevivência”.