
A Comissão Política Distrital do PAN, questionou a Câmara Municipal de Terras de Bouro sobre o projeto para a construção de um teleférico no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Após o anúncio por parte da Câmara de Terras de Bouro da pretensão de construir um teleférico no Gerês, a distrital do PAN “recebeu vários pedidos de ajuda por parte de cidadãos que se mostraram indignados”.
Segundo o PAN, entre as preocupações está o impacto ambiental da construção e funcionamento do teleférico no Gerês, nomeadamente na fauna e flora, bem como o impacto paisagístico.
Nesse sentido, o PAN questionou a Autarquia de Terras de Bouro sobre o estado do projeto, nomeadamente sobre a avaliação do impacto ambiental e a participação da população na decisão de construção.
“Para além dos possíveis impactos ambientais, preocupa-nos a desvalorização da paisagem natural, que se quer prestina. É precisamente a falta de intervenção humana que lhe dá valor”, afirma Rafael Pinto, porta-voz distrital do PAN.
“Urge deixar de olhar para o meio natural de forma utilitarista, com a ideia de que ele nos pertence para utilizar como queremos”, finalizou.