Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioBragaPAN questiona Câmara de Braga sobre fiscalização das condições de bem-estar animal...

PAN questiona Câmara de Braga sobre fiscalização das condições de bem-estar animal na AGRO 

© Sandra Antunes

O PAN Braga questionou semana o executivo municipal sobre denúncias de más condições de bem-estar animal na Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorreu entre os dias 24 e 27 de março no Altice Forum Braga.

Estas questões decorreram de “inúmeras queixas” apresentadas ao partido ao longo dos dias do evento, que alegaram “animais em cercas e jaulas que não possibilitaram a liberdade de movimentos e, ainda, animais presos por meios que podem causar dor e sofrimento psicológico”.

Desta forma, o partido questionou a Autarquia em relação à fiscalização do evento e às medidas tomadas para garantir o bem-estar dos animais, nomeadamente no que toca à participação da veterinária municipal e outras equipas médico-veterinárias.

“O ideal seria os animais não serem sujeitos a este tipo de exposições e concursos, que sabemos lhes podem causar danos psicológicos derivados ao stress, medo, desconforto e até danos físicos. No entanto, a ocorrer estes eventos, os cuidados com o bem-estar animal devem ser uma prioridade, garantindo o conforto possível e adotando medidas para minimizar o stress dos animais presentes”, afirma o deputado municipal Tiago Teixeira.

Para o PAN, para além destas denúncias que “por si só são bastante graves”, foi ainda com surpresa que viram “a Quinta Pedagógica aliada a esta iniciativa, colocando trÊs animais cercados num espaço reduzido, quando a Quinta Pedagógica deveria ser a primeira a privilegiar a educação e sensibilização para o bem-estar animal e não  para a sua exploração.”

O partido defende que “num contexto de grandes transformações na produção agrícola, forçadas pela conjuntura internacional actual e pelas alterações climáticas, estes eventos deveriam ser dotados de uma componente mais pedagógica que sensibilizasse novos e antigos produtores a fazerem a transição para modos de produção mais resilientes, sustentáveis e rentáveis”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS