Quarta-feira, Setembro 22, 2021
22.4 C
Braga
InícioBragaPAN quer hub de tecnologias verdes no concelho de Braga

PAN quer hub de tecnologias verdes no concelho de Braga

CM Braga

Rafael Pinto, candidato do PAN à Câmara Municipal de Braga, e Tiago Teixeira, candidato à Assembleia Municipal, reuniram esta semana com o Fibrenamics, interface da Universidade do Minho.

Numa parceria alargada, a Universidade do Minho, em conjunto com as Águas de Monchique e contando com o financiamento da Fundação Mirpuri, anunciaram a criação da primeira garrafa compostável em Portugal, feita à base de algas, amido e milho, com vista à substituição do plástico.

“Este tipo de inovação é essencial para resolver os problemas de poluição, principalmente marítima, dos solos e ainda reduzir os impactos da produção de plástico”, afirma Rafael Pinto, acrescentando que “precisamos de uma maior aposta e investimento em alternativas sustentáveis, quer seja na produção de embalagens, tratamento de resíduos ou produção alimentar”.

A reunião teve outros assuntos em cima da mesa, como a digitalização da investigação, o desenvolvimento de conhecimento na Universidade do Minho para aplicar no mercado, bem como na sociedade no geral, políticas de sustentabilidade e economia circular, valorização de resíduos, entre outros temas.

Neste sentido, o PAN Braga defende que a Câmara Municipal e a InvestBraga “devem assumir a sustentabilidade como critério número um para desenvolver e apoiar novos projetos”. “Temos de começar a olhar para a economia além dos números a curto prazo e adotar novos critérios para o investimento público e apoio à investigação. As prioridades devem ser as externalidades positivas para a sociedade”, reitera o candidato.

“Quando a Câmara Municipal recebe um pedido de abertura ou expansão de empresas, tem que haver uma análise detalhada dos impactos do que se vai produzir”, sublinha Rafael Pinto.

Para além da aposta no desenvolvimento, o PAN Braga afirma que “também iremos propor o fim da utilização de plásticos, de uso único em todas as entidades públicas geridas pela Câmara, desde a autarquia em si até às escolas, serviços públicos e eventos”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS