Sexta-feira, Março 29, 2024
9 C
Braga
spot_img
RegiãoVila Nova de FamalicãoPAN condena abate de árvores no centro de Famalicão
spot_img

PAN condena abate de árvores no centro de Famalicão

PAN

A Comissão Política Concelhia do PAN veio a público condenar o abate de árvores no centro da cidade de Famalicão. O início das obras de requalificação do centro urbano de Famalicão, denominado Cidade do Futuro, deu lugar ao início do abate das árvores ali existentes.

“Apesar do PAN não ter representação na Assembleia Municipal, isso não nos inibe de solicitar esclarecimentos ao Executivo Municipal sempre que assim consideramos necessário. Relativamente a esta matéria, já o fizemos em setembro do último ano e na altura as palavras foram as que politicamente ficam bem dizer, mas a realidade está à vista”, lembra Sandra Pimenta.

“Se nos surpreendem estas decisões? Não. Temos assistido demasiadas vezes a estes procedimentos. Se nos choca ver aquelas árvores cortadas? Sim. Consideramos que esta forma de fazer política, de fazer obra, é ultrapassada e concerne um verdadeiro atentado ambiental. No entender do PAN, deveria de ser priorizada a coexistência de usos, incluindo as árvores no planeamento desta requalificação e não a solução supostamente mais fácil: o seu abate”, acrescentou.

O PAN lamenta ainda que estes abates de árvores adultas e saudáveis se estejam a “tornar cada vez mais recorrentes”, nomeadamente “para dar lugar a cimento, a outras árvores que não cumprem ainda as funções das anteriores e a jardins, sem justificações plausíveis, no entender do partido, quer do ponto de vista da intenção, quer da aplicação dos dinheiros públicos”.

Recorde-se que a Autarquia de Famalicão comunicou, esta quinta-feira, o abate de duas dezenas das árvores existentes, enquanto que outras 67 serão transplantadas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES