Segunda-feira, Junho 21, 2021
18.9 C
Braga
InícioBragaPAN Braga reúne com centros de saúde para debater prevenção de doenças

PAN Braga reúne com centros de saúde para debater prevenção de doenças

PAN

O PAN Braga, reuniu esta segunda-feira com o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I para debater as propostas para a saúde no programa das autárquicas.

“A visão do PAN para a saúde é a da promoção da saúde e prevenção da doença. A maioria das doenças que afetam a nossa população são preveníveis através de um estilo de vida saudável, da alimentação e prática de exercício. Nunca vamos conseguir resolver os problemas do SNS sem apostar fortemente na prevenção”, afirma Rafael Pinto, porta-voz distrital do PAN.

“Nesta reunião tivemos a confirmação disso mesmo, tendo ficado claro que cerca 70% daquilo que determina a saúde está fora da área da saúde. É por isso que precisamos de políticas integradas entre a saúde, agricultura, ambiente, urbanismo, educação e todas as áreas que possam contribuir para o desenho de uma sociedade que crie condições propícias para a promoção da saúde. Temos que caminhar para uma sociedade em que ninguém vai a um hospital por causas preveníveis”, acrescentou.

Dentro das políticas de prevenção, abordaram-se temas como a contratação de nutricionistas e psicólogos, formação interna e os projetos do ACES I para “aumentar a literacia para a saúde dos bracarenses”.

Para além da prevenção de doenças, foi debatido o tema da digitalização dos serviços de saúde, tanto ao nível administrativo como de atendimento ao cliente. “Segundo aquilo que nos foi transmitido, a aposta nas teleconsultas, consultas por videochamada e e-mail, introduzidas no contexto da pandemia, têm conseguido bons resultados na agilização do atendimento dos doentes, principalmente dos mais jovens. Esta é uma política que deve ser fomentada como forma de simplificar o sistema de saúde, no entanto, percebemos que existe falta de meios tecnológicos, desde videocâmaras nos consultórios até um simples sistema que permita retribuir chamadas não atendidas de utentes”, realçou Rafael Pinto.

Por fim, o PAN quis, ainda, ficar a par das ação do ACES I na resposta à pandemia e no processo de vacinação.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS