Sexta-feira, Março 29, 2024
7.3 C
Braga
spot_img
BragaPAN Braga questiona Governo e Câmara sobre obras na EB 2,3 Frei...
spot_img

PAN Braga questiona Governo e Câmara sobre obras na EB 2,3 Frei Caetano Brandão

José Gonçalves

O PAN Braga questionou o Ministério da Educação e a Câmara Municipal sobre as obras de requalificação da EB 2/3 Frei Caetano Brandão. As questões surgem após denúncias, manifestações e reivindicações por parte de alunos, encarregados de educação e docentes.

“Este é um problema que se arrasta há demasiados anos”, afirma Rafael Pinto, candidato do PAN à Câmara Municipal de Braga. “As escolas devem ser espaços de excelência para a aprendizagem que nunca deveria estar limitada pela falta de condições. A forma como estes alunos, docentes e auxiliares têm sido tratados é de uma profunda injustiça e demonstra desprezo por parte do Governo que insiste em não disponibilizar a verba necessária”, reforça o candidato.

O grupo parlamentar do partido questionou o Ministério da Educação sobre as razões do atraso das obras de requalificação e a data prevista para o arranque destas. Já o PAN Braga, interpelou a Câmara Municipal acerca de um “plano B”, caso o Governo não disponibilize a verba. “Preferimos pensar mais à frente e focar a atenção na Autarquia. A partir de Março de 2022, a competência para fazer esta requalificação será transferida e a Câmara Municipal tem que estar preparada para assumir”, realça Rafael Pinto.

Neste sentido, para o PAN “é importante antecipar e planear para que a autarquia esteja preparada para proceder à requalificação do estabelecimento o mais rapidamente possível”.

A concelhia de Braga questionou, ainda, a Câmara Municipal sobre a realização de uma nova vistoria de forma a “calcular os riscos a que a população escolar está sujeita até se poderem realizar as obras de requalificação e se já existe uma previsão dos custos necessários e um plano para recorrer a programas de apoio externo de forma a suportar o financiamento”.

“Relativamente à falta de equipamentos informáticos de qualidade, o PAN interrogou se já existe alguma parceria ou plano para se proceder à substituição e requalificação. Também a construção de um auditório na escola para apoio aos cursos de ensino artístico articulado, nomeadamente música e dança, ministrados naquele estabelecimento de ensino preocupa o PAN”, finalizou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES