
A candidatura do PAN à Câmara Municipal de Braga anunciou, esta quarta-feira, que irá propor a criação de um Plano Municipal de Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas.
A proposta, que já constava no programa eleitoral do partido, foi lançada após as cheias registadas na cidade de Braga na segunda-feira.
Segundo Rafael Pinto, “com as alterações climáticas, os fenómenos extremos serão cada vez mais frequentes, quer sejam tempestades que levam a cheias ou ondas de calor que causam secas extremas e incêndios. Temos que estar preparados para lidar com estas situações”.
Neste plano, o PAN quer sinalizar as zonas de maior risco e criar medidas sociais e ambientais de mitigação.
“É preciso mapear as zonas onde as populações serão mais afetadas e criar condições de segurança, por exemplo, nas habitações e espaços comerciais, com especial foco nos cidadãos mais vulneráveis, como os idosos. Também é preciso traçar planos de gestão de água para situações de seca em que os agricultores e as populações podem ficar sem acesso a água. Do mesmo modo, devemos orçamentar um fundo de emergência para apoio às populações afetadas”, reforça o candidato.
Na parte ambiental, Rafael Pinto aponta que “temos que avaliar quais são as espécies de fauna e flora em maior risco e iniciar planos para a sua proteção”.
O partido acredita que “o ambiente deve ser a prioridade número um nas políticas nacionais e locais. Não só precisamos de reduzir drasticamente as emissões, mas também apostar na prevenção de catástrofes para depois não dizermos apenas que são coisas que acontecem, como referiu o edil”.