Início Site Página 581

Estudo da UMinho e UTAD sobre o própolis português vence prémio mundial

0
© UMinho
© UMinho

Sandra Barbosa, do doutoramento Agrichains das universidades do Minho (UMinho) e de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), conquistou recentemente o Prémio de Melhor Póster de Estudante no “Apimondia”, o maior congresso mundial de apicultura, na Dinamarca.

O seu trabalho mostrou como Portugal passou de uma produção quase inexistente de própolis à criação de uma rede nacional com mais de 200 produtores e que exporta duas toneladas por ano para a Alemanha, Coreia do Sul, Croácia, Espanha e França, entre outros países.

“Esta distinção deve-se a muitos anos de trabalho com os apicultores, para mostrar que é possível produzir própolis de qualidade e criar valor no território, este reconhecimento também é deles”, diz Sandra Barbosa, que é orientada no doutoramento pela professora Cristina Aguiar, da Escola de Ciências da UMinho.

“Temos trabalhado com um consórcio que junta as universidades do Minho, Aveiro e UTAD, centros de investigação e empresas do setor, o que permite por exemplo produzir produtos cosméticos à base de própolis do Parque Natural de Montesinho, em Bragança”, acrescenta aquela investigadora vimaranense e também fundadora da empresa apícola “Montesino”.

O própolis ou “cola das abelhas” é uma resina natural criada pelas abelhas para proteger as suas colmeias, sendo cada vez mais aplicada na farmacêutica, cosmética, higiene, saúde oral e em suplementos alimentares, devido ao seu perfil antimicrobiano, antioxidante e anti-inflamatório. A composição química do própolis varia consoante a sua origem botânica e geográfica, o que lhe confere diferentes cores, aromas e potenciais terapêuticos.

Apesar do interesse crescente por produtos naturais, as propriedades de produtos secundários da colmeia eram desconsideradas pelos apicultores, sendo o própolis descartado e sem valor comercial. Ações recentes de sensibilização e valorização pelo país têm atraído cada vez mais interessados em recolher e vender aquele produto com qualidade, contribuindo também para a sustentabilidade do mundo rural, a biodiversidade e a redução de pesticidas e do desperdício.

Detido em Braga com carro furtado e sem carta de condução

0
© GNR
© GNR

A GNR deteve um homem de 57 anos por condução sem habilitação legal, em Sequeira, Braga.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda constataram que “o condutor de um veículo, ao aperceber-se da presença da GNR, manifestou um comportamento suspeito”. “Perante este comportamento, foi dada ordem de paragem à viatura, sendo que o condutor colocou-se em fuga em direção à cidade de Braga. Já na localidade de Sequeira, no concelho de Braga, a viatura foi imobilizada e o suspeito encetou uma fuga apeada, tendo sido intercetado pelos militares. No seguimento das diligências policiais foi possível apurar-se que a viatura tinha sido furtada em Ovar e que o indivíduo intercetado não possuía habilitação legal para conduzir”, refere a GNR.

A ação culminou a detenção do suspeito por condução sem habilitação legal, tendo ainda sido constituído arguido por furto de veículo.

A viatura furtada foi apreendida e será restituída ao legitimo proprietário.

Os factos relativos ao furto do veículo foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ovar e os relativos ao crime de condução sem habilitação legal foram comunicados ao Tribunal Judicial de Guimarães.

Famalicão retira cabos inativos das fachadas do centro urbano

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em articulação com as diferentes operadoras de comunicações,  está a retirar os cabos e os equipamentos inativos das operadoras de telecomunicações que estão pendurados em postes e nas fachadas do centro urbano.

A medida já está a ser desenvolvida e os trabalhos decorrerão ao longo das próximas semanas, incidindo sobretudo na Praça D. Maria II e na Praça Mouzinho de Albuquerque.

O objetivo passa por retirar e reorganizar das fachadas dos edifícios as várias infraestruturas dos diferentes operadores, resultado da instalação sucessiva de cabos e equipamentos, muitas vezes sem a remoção dos anteriores, promovendo uma transição para infraestruturas subterrâneas, contribuindo para a qualificação e valorização estética do espaço urbano, mas também para a modernização da rede, qualidade e fiabilidade dos serviços dos operadores.

“Ao mesmo tempo que tornamos o espaço público mais bonito e mais organizado, damos também um passo para o futuro e para a modernização urbana e tecnológica de Famalicão”, assinala a propósito o autarca Mário Passos.

Famalicão recebe 10.ª edição do Festival BINNAR a partir de sábado

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

O Festival BINNAR está de regresso a Famalicão para a 10.ª edição. A iniciativa, que dá palco a várias formas de arte, arranca já no próximo sábado, dia 8, e decorre até 30 de novembro, com inúmeras propostas culturais, todas com entrada livre.

O primeiro dia fica marcado pela performance de Desenhos Disjuntos feat. Karim Saadi, às 23:30, no CRU – Espaço Cultural, em Famalicão, com os músicos Diogo Lopes, Nuno Reis e Karim Saadi.

Segue-se a exposição coletiva “TEN_Y/25”, com trabalhos dos artistas Filipe Coelho, Karolina Ołownia, McCoy Chance, Natasha Monakhova, Nina Sumarac, Petra Brnardic, Plataforma e Sarah Choo Jing, que ficará patente na Casa do Território (Parque da Devesa), de 10 a 21 de novembro. Como complemento à mostra, será lançado um álbum colaborativo que assinala os 10 anos do festival.

De 10 a 30 de novembro, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave acolhe outra exposição coletiva integrada no BINNAR – “Azul Ciano e Outras Cores” -, um trabalho artístico desenvolvido pelos alunos do 11º ano do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais da OFICINA – Escola Profissional do INA, no âmbito das aulas de fotografia, com orientação do artista plástico Joel Fonseca.

No dia 20 de novembro, o festival dedica uma noite à sétima arte, em parceria com o Cineclube de Joane, com início às 21:45. Serão exibidas três películas: “Muqaddimah Li-Nihayat Jidal (Introdução ao Fim de um Argumento)” (1990), de Jayce Salloum e Elia Suleiman; “Filme anúncio do filme Drôles de Guerres’ (2023), de Jean-Luc Godard, em colaboração com Jean-Paul Battaggia, Fabrice Aragno e Nicole Brenez; e “C’est Pas Moi – Não Sou Eu” (2024), de Leos Carax. Neste mesmo dia, a Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE Famalicão) acolhe a performance e oficina “Bicho Papelão”, dirigida ao público escolar, pelo trio contador de histórias: Inês Sincero, Tomé Nunes Pinto e Tozé Cruz.

A 22 de novembro, a Fundação Castro Alves acolhe o barítono, Daniel Knox, que atua em Bairro, pelas 22:00.

O Mosteiro de Arnoso volta também a integrar a programação do BINNAR, acolhendo uma performance com inspiração oriental intitulada “Gaman (我慢)”, apresentada por um quarteto de cordas composto por alunos do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde e da Escola Profissional de Música de Espinho. A atuação realiza-se a 23 de novembro, pelas 18:00, tendo como protagonistas: Sofia Igreja (1º violino), Mafalda Martins (2º violino), Marta Monteiro (viola) e Inês Alheiro (violoncelo), com composição de Eduardo Patriarca.

A programação termina com “Hyperfriction-Drum”, uma performance e masterclass do músico e percussionista, Luam Clarindo, que terá lugar na OFICINA – Escola Profissional do INA, a 27 de novembro, dirigida aos alunos da instituição.

O Festival BINNAR, criado e produzido pela plataforma BINNAR, com o apoio da Câmara Municipal, realiza-se em Vila Nova de Famalicão desde 2016 e, ao longo dos anos, tem reunido várias parcerias e explorado diferentes espaços do concelho – museus, galerias, fundações e escolas -, apresentando uma programação que junta artistas consagrados e emergentes.

Construtora de Braga constrói empreendimento de luxo nos Açores

0
© Grupo Arliz
© Grupo Arliz

O Alto Visconde, um condomínio fechado na Rua Nova do Visconde, em Ponta Delgada, Açores, distingue-se pelas vistas amplas das penthouses que se abrem sobre o mar. O projeto construído pelo Grupo Arliz de Braga, da autoria do gabinete Lousinha Arquitectos, está organizado em dois blocos residenciais. No total, contempla 47 frações – T1 (9), T2 (28), T3 (7) e T4 (3) – com áreas que variam entre 58,30 m2 e 332,10 m2. As unidades estão distribuídas por sete pisos habitacionais, com dois pisos adicionais reservados a estacionamento.

Assumindo-se como “um refúgio na Pérola do Atlântico”, o Alto Visconde promete “proporcionar segurança e qualidade de vida aos seus futuros moradores”.

Todos os residentes beneficiarão de uma piscina com zona de lounge e área ajardinada. Um dos apartamentos disponibiliza piscina exclusiva e as penthouses contam com jacuzzis privativos, inseridos nos terraços de cada um dos apartamentos.

O Alto Visconde oferece, também, uma generosa sala multiusos equipada com kitchenette, instalações sanitárias e áreas destinadas à realização de reuniões e celebrações, bem como um espaço dedicado à prática de fitness. Apresenta, ainda, lugares de garagem (incluindo para moradores com mobilidade reduzida), zona de lavagem de viaturas, pré-instalação para o carregamento de automóveis elétricos e arrecadações privativas.

Todas as divisões contemplam ar condicionado e as cozinhas em open space são equipadas com placa de indução, forno, frigorífico combinado, máquina de lavar louça e microondas.

A sustentabilidade está refletida na seleção de recursos ecológicos e recicláveis, considerando a instalação de bombas de calor e painéis fotovoltaicos, que promovem a eficiência energética do edifício.

© Grupo Arliz

“O Alto Visconde nasce em São Pedro, uma das zonas mais nobres da Ilha de São Miguel. Além de algumas das atrações turísticas mais admiradas e procuradas do país, que inevitavelmente acabam por valorizar o local, o empreendimento está próximo de uma vasta gama de serviços. A poucos minutos encontram-se superfícies comerciais, escolas, centros de saúde, espaços culturais, complexos desportivos, zonas verdes e praias. É, por isso, expectável que desperte o interesse de famílias que procuram espaços amplos, integrados numa envolvente natural única, mas que pretendem manter-se bem conectadas ao centro de Ponta Delgada e usufruir de fáceis acessos a toda a ilha, bem como de investidores e do mercado estrangeiro, que encontra aqui exclusividade, qualidade e autenticidade”, destaca a MTC – Sic Imobiliária Fechada, empresa do Grupo Arliz responsável pela promoção do empreendimento.

“Acreditamos que o Alto Visconde acrescenta valor à oferta residencial de Ponta Delgada e da Ilha de São Miguel, de uma forma geral, tirando partido de uma freguesia estratégica, em constante desenvolvimento e permanente apreciação”, afirma a sociedade imobiliária.

A comercialização dos apartamentos já iniciou. Os interessados podem obter mais informações contactando diretamente a equipa comercial via telefónica +351 927 909 481 (rede móvel nacional) ou enviando um e-mail para [email protected].

Braga recebe magusto popular com animação musical

0
© José Silva
© José Silva

A Associação Cultural e Recreativa ‘Os Bravos da Boa Luz’ realiza o Magusto Popular em Braga, no próximo sábado, 8 de novembro, com animação musical.

O evento irá realizar-se a partir das 15:40 na rua, frente à sede e a poucos metros do Arco da Porta Nova.

O magusto contará com o Grupo Cavaquinhos do Sindicato Bancários do Norte, Delegação de Braga; Grupo de Cordas Associação Ida e Volta e o Grupo de Cavaquinhos Bravos Boa Luz.

Jovem de 19 anos detido em Barcelos com 18 doses de estupefacientes

0
© GNR
© GNR

Um jovem de 19 anos foi detido pela GNR por tráfico de estupefacientes, na localidade de Cambeses, no concelho de Barcelos.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda procederam à fiscalização de um veículo e do condutor. “Face ao nervosismo apresentado pelo condutor durante o momento da fiscalização, foi possível apurar-se que o indivíduo estava na posse de produto estupefaciente, nomeadamente  12 doses de haxixe e seis doses de canábis, motivo que levou à sua detenção”, disse a Guarda.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Manuel dos Santos do SC Braga em terceiro lugar no Cross Ponte Romana

0
© SC Braga
© SC Braga

Manuel dos Santos, atleta do SC Braga, ficou em terceiro lugar no Cross Ponte Romana, que decorreu em Lugo, Espanha.

O Gverreiro do Minho, que competiu na prova de júnior, terminou com o tempo de 14m39s.

Carro furtado na madrugada desta quarta-feira em Braga

0
© Carina Ferreira
© Carina Ferreira

Mais um carro foi furtado na madrugada desta quarta-feira, em Braga.

A viatura desapareceu na freguesia de Nogueira e o apelo foi dado nas redes sociais.

Trata-se de um Peugeot azul com a matrícula: AT-24-RT.

Se tiver alguma informação, contacte as autoridades ou a proprietária aqui.

Aida Mata vai apresentar livro ‘Nichos de Alminhas do Concelho de Braga’

0
DR
DR

Aida Mata, coordenadora científica do livro ‘Nichos de Alminhas do Concelho de Braga’ vai apresentar esta quarta-feira, 5 de novembro, a obra na livraria Centésima Página, casa Rolão, em Braga.

Esta obra, lançada por ocasião da 3ª edição das “Conferências Rusgueiras – Arco Cultural” – que teve por tema, ‘Entre a vida e a morte – Crença, culto e assistência’, resulta de um projeto mais vasto que a Rusga iniciou em 2013, sob a designação, ‘Projeto Alminhas’. No âmbito deste projeto, ao longo destes últimos doze anos, a Rusga levou a efeito um conjunto de atividades, desde: Serões/Tertúlias inerentes à temática, três exposições (duas no museu Pio XII e uma no Palácio do Raio); visitas guiadas aos nichos de alminhas; participação em conferências, onde foram apresentados os resultados dos trabalhos de levantamento de campo, metodologias seguidas, estudo comparado, entre outros itens.

A grande finalidade deste ‘Projeto Alminhas’, passava pela sistematização de todo o trabalho empreendido ao longo dos últimos anos, através da sua publicação.

“Temos a consciência que este livro não encerra um trabalho de levantamento, antes pelo contrário, terá de funcionar como uma porta aberta, para que suscite a curiosidade e interesse pela temática, quer dos bracarenses ou de quem nos visita, quer dos especialistas ou académicos. É que, os nichos de alminhas, para além de património edificado a preservar, salvaguardar, reabilitar e promover, continuam a ser locais de tradição e de culto. A etapa seguinte, passará pela classificação destes pequenos oragos, implantados por todo território concelhio bracarense, a ‘bens imóveis’ de interesse cultural, segundo a Lei de Bases do Património”, informou José Pinto, presidente da Rusga de São Vicente.