Início Site Página 580

Câmara de Vizela inaugura espaço de atendimento dos Serviços Municipais de Ação Social

0
© CM Vizela
© CM Vizela

No seguimento da reestruturação dos serviços de atendimento da Autarquia, a Câmara Municipal de Vizela inaugura o novo espaço de atendimento dos serviços municipais de ação social, no edifício sede da Câmara Municipal, sito na Praça do Município, no próximo dia 8 de novembro, pelas 10:00h.

De destacar que a Câmara Municipal realizou as obras no edifício sede da Câmara Municipal, que passará agora a albergar também os serviços da ação social da Autarquia, com o objetivo de facilitar aos utentes o acesso aos mais diversificados serviços municipais, melhorar o atendimento e a prestação dos seus serviços, correspondendo, cada vez mais e melhor, às expetativas e necessidades manifestadas pelos seus munícipes.

Bairro das Andorinhas celebra o “Andorinhas Day” com muita música

0
© Bairro das Andorrinhas - Braga
© Bairro das Andorrinhas – Braga

O Bairro das Andorinhas, em Braga, recebe no próximo sábado, 8 de novembro, mais uma edição do “Andorinhas Day”, o tradicional encontro de moradores e ex-moradores, marcado pela animação musical e pelo convívio entre gerações.

Segundo os responsáveis da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, “depois do sucesso das edições anteriores, que surgiu pela vontade dos próprios moradores e ex-moradores que pediram este dia para reviver momentos passados no bairro, decidimos voltar a apostar neste tão desejado encontro, onde esperamos mais de 600 participantes”.

O evento, que terá início às 14:00, contará com a atuação dos Gigantes e Cabeçudos da Associação Ida e Volta, o grupo musical Deluxom, a fadista Paula Barroso, insufláveis e diversas atividades de animação infantil. Durante a tarde, os participantes poderão ainda desfrutar do tradicional magusto e de uma zona de comes e bebes para partilhar em ambiente de festa. 

“Estes encontros trazem um sentimento enorme de nostalgia, pois é uma oportunidade única para reconectar com antigos vizinhos, conhecer novos moradores e celebrar a rica história e diversidade que fazem das Andorinhas um lugar especial”, referiu João Ricardo Silva, coordenador do projeto Viva as Andorinhas.

O “Andorinhas Day” integra-se na terceira edição do programa “Viva o Bairro”, uma iniciativa financiada pela BragaHabit com o apoio do Município de Braga, que decorre até ao final de 2025, e que continua a reforçar o compromisso com a coesão social e o desenvolvimento comunitário no Bairro das Andorinhas.

Sara Rocha em 17.º lugar no Mundial de Heyball

0
© Alison Chang
© Alison Chang

Sara Rocha ficou em 17.º lugar no Mundial de Heyball. A atleta do SC Braga venceu Ho-Yun Chen por 6-2, mas no segundo encontro foi derrotada por Nina Torvund por 4-3.

A Guerreira do Minho volta a competir no torneio de Heyball, no Egito, entre os dias 27 e 30 de novembro.

Vieira do Minho com trânsito condicionado na EN 304

0
DR
DR

Vieira do Minho vai estar com o trânsito condicionado na EN 304. Segundo a Câmara Municipal, no âmbito da empreitada “Execução da Rede de Saneamento no Lugar da Devesa–Escuta–Tabuaças – Fase 2”, irá proceder-se à travessia de conduta de saneamento naquela Estrada Nacional, mais concretamente a cerca de 450 metros abaixo da rotunda das Cerdeirinhas, no sentido Cerdeirinhas – Vila.

Para a realização destes trabalhos, será feito corte parcial da via, amanhã, dia 6 de novembro, a partir das 18:00, com o apoio da GNR, ficando o trânsito condicionado entre as 18:00 e as 00:00.

Agitação marítima coloca Esposende sob aviso laranja

0
DR
DR

Esposende vai estar sob aviso laranja por causa da agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vigorará entre as 00:00 e as 09:00 de quinta-feira e esperam-se ondas de oeste/noroeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima de 9 metros.

Famalicão vai inaugurar iluminação de Natal a 22 de novembro

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

A cidade de Famalicão vai inaugurar a iluminação de Natal a 22 de novembro.

De acordo com o jornal Cidade Hoje, as luzes vão ser ligadas às 18:00 e a Praça Mouzinho de Albuquerque irá “acolher este ano a tradicional roda gigante e um Mercadinho de Natal infantil com área de diversões para as crianças”.

Braga: “Deficiência e Superação” é o tema do XIX Presépio ao Vivo de Priscos

0
© Hugo Delgado, Agência WAPA
© Hugo Delgado, Agência WAPA

Na sua XIX edição, o emblemático Presépio ao Vivo de Priscos, em Braga, conhecido por ser um dos maiores e mais autênticos presépios vivos da Europa, traz este ano uma reflexão profunda e necessária sobre a “Deficiência e Superação”.

O tema desta edição tem intenção de “sensibilizar figurantes e visitantes para viver o Natal como tempo de fé, família e (re)nascimento um tempo de olhar o outro com compaixão, compreender as suas dificuldades e reconhecer a força que nasce da esperança”.

A escolha do tema “Deficiência e Superação” nasce “da urgência de dar visibilidade a quem tantas vezes vive na sombra — pessoas com deficiência e famílias que, dia após dia, enfrentam obstáculos invisíveis aos olhos do mundo, mas não ao olhar de Deus”. “São histórias reais de mães e pais que lutam por apoios inexistentes, de jovens que sonham com oportunidades que ainda não chegaram, de famílias que vivem entre o amor e o cansaço, mas que continuam, com coragem silenciosa, a acreditar”, segundo a organização.

Este tema procura “abrir os olhos e o coração para realidades que continuam a exigir resposta: a falta de oportunidades de inclusão social e profissional, a escassez de vagas em centros de capacitação e apoio pós-escolar, a ausência de lares para jovens e adultos com deficiência, a carência de apoios terapêuticos e de recursos adequados, e a necessidade de promover uma participação plena na comunidade. A sociedade ainda não oferece respostas à altura do valor destas vidas — por isso, o Presépio de Priscos quer ser voz, gesto e símbolo de uma esperança que não desiste”.

Mais do que uma representação, o Presépio de Priscos é “uma mensagem viva de fé e humanidade, que recorda que o verdadeiro sentido do Natal está em acolher, cuidar e acreditar”. Assim como o nascimento de Jesus simboliza um novo começo, também cada ato de inclusão e cada gesto de solidariedade “representam um renascer da esperança na vida de quem enfrenta barreiras e procura o seu lugar no mundo”.

A edição deste ano do Presépio de Priscos desafia “a olhar para além das limitações e a reconhecer o valor e o potencial de cada pessoa”. “Mais do que uma encenação, é um testemunho de fé, esperança e humanidade, que inspira à inclusão, à partilha e ao renascimento. Porque a verdadeira superação nasce do amor e da comunhão — e só juntos construiremos uma sociedade mais justa, fraterna e digna. Este Presépio quer ser a voz dessa esperança, um espaço de encontro entre a fragilidade e a força, entre o limite humano e a infinita dignidade de cada pessoa. Mais do que um símbolo, é um apelo à consciência coletiva, um convite a olhar a diferença não como ausência, mas como riqueza que revela o essencial da condição humana. Com esta edição, o Presépio de Priscos pretende sensibilizar e consciencializar para os desafios vividos pelas pessoas com deficiência e pelas suas famílias, promovendo uma reflexão profunda sobre a urgência da inclusão, da igualdade de oportunidades e da solidariedade real, aquela que não se limita ao discurso, mas se traduz em presença, respeito e compromisso”, reforça a organização.

O Presépio ao Vivo de Priscos é mais do que uma tradição. Envolve centenas de figurantes e voluntários, muitos deles moradores locais, que se unem num propósito comum. Ao longo dos meses de preparação, nasce o espírito de colaboração, o convívio entre gerações e o sentimento de pertença. Cada contributo reflete a força de uma comunidade que acredita no valor da partilha, da união e da fé que dá vida ao verdadeiro sentido do Natal.

O Presépio ao Vivo de Priscos é mais do que uma atração natalícia. É uma experiência viva de fé, cultura e partilha. Pessoas de várias geografias de Portugal e do Norte de Espanha, incluindo a Galiza, Santiago de Compostela, Pontevedra e Ourense, já agendaram a sua visita, atraídas pela autenticidade e pelo valor educativo deste evento único. Ao recriar a vida no tempo do nascimento de Jesus, o Presépio convida cada visitante a refletir sobre os valores da compaixão, da união e da esperança que dão verdadeiro sentido ao Natal.

O Presépio ao Vivo de Priscos estará aberto ao público nos seguintes dias: 

Dezembro de 2025

  • 14 Dezembro – 11h00 às 18h00
  • 20 Dezembro – 14h30 às 17h30
  • 21 Dezembro – 15h00 às 18h00
  • 25 Dezembro – 16h00 às 18h30
  • 27 Dezembro – 14h30 às 17h30
  • 28 Dezembro – 15h00 às 17h30

Janeiro de 2026

  • 01 Janeiro – 16h00 às 18h30
  • 04 Janeiro – 15h00 às 18h00
  • 10 Janeiro – 20h00 às 22h30
  • 11 Janeiro – 15h00 às 18h00 

O Presépio ao Vivo de Priscos mantém o seu compromisso de unir tradição, solidariedade e inclusão. À semelhança dos anos anteriores, a entrada terá um valor simbólico de donativo, revertendo parte da receita para o projeto de apoio a reclusos — uma iniciativa que promove a reintegração social através da participação na construção dos cenários e na preparação do evento.

As crianças e jovens até aos 16 anos têm entrada livre, permitindo que milhares de estudantes e famílias visitem o Presépio todos os anos. Esta dimensão educativa faz do Presépio de Priscos “um espaço privilegiado de encontro entre fé, cultura e transformação social — um exemplo vivo de como a tradição pode inspirar futuro, esperança e inclusão”.

Jovem detido em Guimarães por tráfico de droga

0
© Yauheni Labanau
© Yauheni Labanau

Um jovem, de 27 anos, foi ontem detido em Guimarães pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Segundo a PSP, o suspeito foi intercetado na posse de haxixe suficiente para cerca de 35 doses, que lhe foi apreendido.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Seis jogadores do SC Braga convocados para a Seleção Nacional Sub-19

0
© SC Braga
© SC Braga

Seis jogadores do SC braga foram convocados para a Seleção Nacional Sub-19 na Qualificação para o Campeonato da Europa 2026.

Afonso Sousa, Afonso Patrão, Helder Faria, João Trovisco, Sandro Vidigal e Tiago Ferreira mereceram a confiança do selecionador.

Portugal está inserido no grupo 11, onde vai receber a Estónia (12 de novembro) e a Macedónia do Norte (14 de novembro), e vai visitar a Bélgica (18 de novembro).

Mário Constantino Lopes quer “continuar servir Barcelos com humildade, determinação e paixão”

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

A Cerimónia de Instalação da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Barcelos, para o mandato 2025-2029, realizou-se esta terça-feira, 4 de novembro, no Auditório dos Paços do Concelho. O ato solene reuniu autarcas, dirigentes municipais, entidades locais e munícipes.

Tomaram posse o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, os vereadores Carlos Eduardo Reis, Dalva Rodrigues, José Paulo Matias, Filipe Pinheiro, Elisabete Silva e Pedro Ferreira, eleitos pela coligação “Barcelos Mais Futuro”; Armandina Saleiro, Nuno Martins e Raquel Torres, eleitos pelo Partido Socialista; e Paulo Ralha, eleito pelo partido Chega, que constituem o Executivo Municipal de Barcelos.

No seu discurso de tomada de posse, Mário Constantino Lopes reafirmou um “contrato de honra” com os barcelenses para servir o concelho “com humildade, determinação e paixão”.

“Vamos prosseguir o caminho com proximidade, rigor e ação. Vamos consolidar o que fizemos, corrigir o que for preciso e avançar com coragem. O trabalho está longe de estar terminado. Temos ainda muito para fazer”, sublinhou o autarca.

“Queremos consolidar os projetos em curso e lançar novas iniciativas que preparem Barcelos para os próximos anos, no que diz respeito à transição energética, a digitalização dos serviços, a mobilidade municipal e intermunicipal, a regeneração urbana, uma nova ponte urbana, um pavilhão multiusos, instalações dignas para os serviços municipais, o reforço da habitação acessível, continuar a investir na mobilidade, na habitação, no ambiente, na saúde, na educação, na cultura, no desporto, no urbanismo e na coesão social – estas serão as nossas prioridades no novo ciclo que queremos iniciar com a vossa confiança”, afirmou Mário Constantino Lopes.

Num discurso marcado por muitos aplausos, Mário Constantino Lopes prometeu “continuar a cuidar de Barcelos”.

“Nos últimos quatro anos, Barcelos mudou. Investimos em infraestruturas que estavam paradas há décadas, resolvemos o caso da água, vamos concretizar a obra da circular urbana, revolucionamos a rede viária nas freguesias, desbloqueamos quase todos os processos para a supressão das passagens de nível sem guarda e o projeto do novo hospital, avançamos com a construção do Mega Centro de Saúde, requalificamos escolas, creches, criámos o cheque-bebé, requalificamos a Frente Ribeirinha com a construção da ecovia e dos passadiços, criamos a Estratégia Municipal de Juventude, o Conselho Municipal Jovem; na área da cultura e do turismo, valorizamos o património com a criação da ‘Casa da Criatividade’ e trabalhamos com todas as Juntas de Freguesia, sem exceções e sem discriminações”, acrescentou.

Na mesma cerimónia, foram também empossados os novos membros da Assembleia Municipal, tendo Fernando Santos Pereira sido reeleito como presidente daquele órgão, e eleitas Teresa Campos, como primeira secretária, e Berta Costa, segunda secretária, na sessão de instalação que se seguiu à cerimónia.

A sessão foi encerrada por Fernando Santos Pereira que começou por dirigir as primeiras palavras aos 77.469 barcelenses que, no passado dia 12 de outubro, participaram no ato eleitoral.

“Em Barcelos, foram às urnas 72% dos eleitores — uma das mais elevadas participações do país. Um número muito significativo, se comparado, por exemplo, com Lisboa, Porto, Gaia ou Oeiras, onde apenas votaram 57% dos cidadãos. Nas últimas eleições, tivemos em Barcelos 3 486 candidatos: 161 nas dez listas à Câmara Municipal, 771 nas oito listas à Assembleia Municipal e 2.554 nas 157 listas para as Assembleias de Freguesia”, sustentou.

“Agradeço aos barcelenses esta impressionante manifestação de cidadania, que demonstra a sua vontade em participar nas políticas locais — que estão atentos, que se preocupam com os problemas das pessoas, e que acreditam que podem contribuir para um concelho melhor. Quero saudar todos os eleitos, nas Assembleias e Juntas de Freguesia, na Câmara Municipal e nesta Assembleia Municipal. O último ato eleitoral constituiu a maior renovação de autarcas ocorrida em Barcelos desde o 25 de Abril. No que respeita às freguesias, temos 38 novos presidentes de junta no concelho. Na Câmara Municipal, temos 7 vereadores que exercem funções pela primeira vez”, reforçou.

Mário Constantino Lopes, da coligação “Barcelos Mais Futuro”, venceu as eleições para a Câmara Municipal com 56,02% dos votos, tendo merecido a confiança de 43 396 eleitores barcelenses. Fernando Santos Pereira, da mesma coligação, venceu para a Assembleia Municipal com 52,09% dos votos (40 356 votos).