Um homem, de 42 anos, foi detido após ter roubado um cidadão através de ameaça de uma arma branca, em Braga.
O suspeito, após o roubo de um telemóvel, colocou-se em fuga. A PSP, na posse das características do autor do roubo, efetuou diligências, tendo-o intercetado ainda na posse do objeto roubado e da navalha, que lhe foi apreendida.
O detido vai ser presente no Tribunal Judicial de Guimarães.
O Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Famalicão fez chegar aos serviços da Câmara Municipal uma proposta que visa eliminar a cobrança da Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS) aos consumidores de gás natural do concelho.
O documento, subscrito pelos vereadores socialistas Eduardo Oliveira, Cláudia Vieira, Ivo Sá Machado e Neide Ribeiro, surge “na sequência do recente acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, que considerou ilegal a cobrança desta taxa aos consumidores, uma vez que uma norma do Orçamento do Estado de 2017 já proibia essa prática”.
“Criada em 2006, a Taxa de Ocupação do Subsolo foi inicialmente aplicada às distribuidoras de gás natural pela utilização de infraestruturas localizadas em domínio público e privado municipal. Contudo, desde 2008, as empresas passaram a refletir este custo diretamente nas faturas de gás natural dos consumidores, situação que se manteve até hoje, apesar das decisões judiciais e da intenção já manifestada pelo Ministério do Ambiente de rever a legislação e estabelecer limites à cobrança”, refere o partido.
Para o Partido Socialista, “não é aceitável que as famílias famalicenses continuem a suportar uma taxa que os tribunais já declararam ilegal e que o próprio Governo reconhece carecer de revisão. Trata-se de uma proposta pela justiça e equidade, que visa defender os direitos dos consumidores famalicenses e garantir igualdade de tratamento em relação a outros municípios do país”.
Com esta proposta, o PS pede que “a Câmara Municipal delibere eliminar a cobrança da Taxa de Ocupação do Subsolo aos clientes finais de gás residentes ou com sede em Vila Nova de Famalicão, submetendo a moção para apreciação da Assembleia Municipal”.
Os socialistas sublinham ainda que “vários municípios do país já não cobram esta taxa, o que tem colocado os consumidores famalicenses em situação injusta de desigualdade face a outras regiões”.
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) foi hoje formalmente instalado com a posse dos presidentes dos seis municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal. Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, é o novo presidente, sucedendo a Ricardo Rio, que exerceu o cargo nos últimos três mandatos.
A CIM Cávado terá João Rodrigues, autarca de Braga, e Júlia Rodrigues Fernandes, de Vila Verde, como vice-presidentes.
São ainda membros os autarcas Emanuel Magalhães (Amares), Carlos Silva (Esposende) e Manuel Tibo (Terras de Bouro)
Na sua intervenção de tomada de posse, Mário Constantino Lopes começou por agradecer “o trabalho desenvolvido por Ricardo Rio”, sublinhando “o papel determinante do ex-presidente na consolidação institucional da CIM e na afirmação do Cávado como referência nacional em governação intermunicipal”.
“Quero começar por expressar, em meu nome e dos presidentes que integram atualmente esta CIM – quer os que se mantêm, quer os que agora iniciam funções – o reconhecimento ao Dr. Ricardo Rio pelo trabalho diferenciador e único que desenvolveu ao longo dos últimos anos nesta CIM. Exerceu com visão estratégica, sentido de missão e espírito de solidariedade as suas funções. A sua liderança foi decisiva para afirmar a CIM Cávado como uma estrutura sólida, coesa e com resultados concretos para o nosso território, impulsionando a uma maior internacionalização desta CIM através de projetos inovadores. É sobre essa base de confiança e cooperação que queremos continuar a construir o futuro.”, afirmou Mário Constantino Lopes.
O novo presidente destacou ainda “a importância de dar continuidade ao caminho traçado, com uma visão reforçada na proximidade, cooperação e valorização das comunidades locais”. “Temos o dever de honrar o trabalho feito, mas também o desafio de inovar. A CIM Cávado continuará a ser um espaço de diálogo e de partilha, onde cada Município tem voz e onde o objetivo comum é o bem-estar das nossas populações. Queremos uma CIM cada vez mais expressiva, dinâmica e próxima das pessoas e dos territórios”, acrescentou.
Por fim, Mário Constantino Lopes realçou “a importância da coesão territorial e da concertação estratégica entre municípios, apontando a sustentabilidade e a competitividade como eixos centrais do novo ciclo de governação intermunicipal”. “O Cávado tem todas as condições para continuar a afirmar-se como um território de oportunidades. Continuaremos a apostar em políticas que reforcem a ligação entre os nossos concelhos, valorizem os nossos recursos e projetem a região como exemplo de desenvolvimento equilibrado, inovador, sustentável e que ajuda a potenciar toda a dinâmica do Pentágono Urbano e a relevância nacional que tem o Minho”, finalizou.
A GNR deteve um homem de 31 anos, por furto de veículo, e uma mulher de 38 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Braga.
Em comunicado, a GNR explica que “no âmbito de uma ação de patrulhamento desenvolvida em Braga, os militares detetaram uma viatura suspeita que circulava com o vidro de uma das portas traseiras partido, motivo pelo qual procederam à sua abordagem. No decurso das diligências policiais, apurou-se que a viatura havia sido furtada na cidade do Porto pelo suspeito, tendo-se igualmente verificado que a mulher se encontrava na posse de dez doses de heroína”.
A ação culminou na detenção dos suspeitos e na apreensão de relógios, óculos de sol, perfumes, consolas de videojogos, instrumentos musicais, material de construção civil e material fotográfico.
Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Braga, tendo sido aplicada ao homem a medida de coação de apresentações bissemanais no posto policial da área de residência, bem como a proibição de se ausentar do concelho de Braga.
Os trabalhadores da AGERE vão levar a cabo um desfile reivindicativo até à Câmara Municipal de Braga para entregar uma resolução com exigências a João Rodrigues. Esta iniciativa acontecerá na quarta-feira com o plenário a realizar-se às 08:00 e o desfile às 10:00.
Os trabalhadores exigem que a Câmara Municipal de Braga, que detém 51% do capital da AGERE, “intervenha junto da administração da empresa, no sentido da urgente resolução dos problemas apresentados pelo STAL”.
“Como principal acionista da AGERE, cabe ao Executivo Municipal especiais responsabilidades políticas e sociais para com a situação laboral dos trabalhadores, designadamente o respeito pelas progressões na carreira nalguns casos e as regras de actualização salarial, nomeadamente para os trabalhadores da autarquia em regime de cedência de interesse público”, explica a Direção Regional de Braga do STAL.
“Sendo a AGERE uma empresa altamente lucrativa – cujos resultados em 2024 superaram os 5,8 milhões de euros, quase meio milhão de euros por mês –, torna-se incompreensível que não proceda à justa e devida valorização dos seus trabalhadores e que não garanta condições de trabalho dignas, tal como é inaceitável que a administração não cumpra a totalidade do Acordo de Empresa, celebrado com o STAL em 2020. Os trabalhadores da AGERE exigem uma postura negocial séria e a resolução imediata dos problemas há muito denunciados pelo STAL”, acrescenta, pelo que reivindicam a negociação e aplicação de Suplemento/Subsídio de Insalubridade, Penosidade Risco; o reconhecimento dos valores salariais da Administração Pública para os trabalhadores da autarquia em regime de cedência de interesse público; o pagamento de Seguro de Saúde; o reconhecimento e respeito dos direitos dos trabalhadores em actividade sindical; a melhoria das condições nos locais de trabalho; e a conclusão dos processos avaliativos em atraso.
A Orquestra Filarmónica de Braga via dar um concerto de São Martinho, na Igreja do Salvador, situada na Praça Conde de Agrolongo, no dia 14 de novembro, às 21:30.
A orquestra junta-se à celebração de São Martinho a convite do Lar Conde Agrolongo com o concerto “Manto de Sons”, que propõe uma viagem abrangente pela história da música, apresentando grandes compositores desde o período Barroco até ao contemporâneo, passando pelo Clássico, Romântico e pós-romântico.
Autores como Albinoni, Vivaldi, Mozart e Holst, entre outros, serão interpretados pela Orquestra e farão as delícias dos ouvintes.
O concerto, promovido pelo Lar Conde Agrolongo,conta com a direção musical do maestro Filipe Cunha.
A entrada é livre, sujeita à lotação da Igreja. As portas abrem às 21:00.
Realizou-se no dia 4 de novembro, no Pavilhão Multiusos de São Vicente, em Braga, o ato de instalação da nova Assembleia de Freguesia de São Vicente, resultante das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025.
O novo executivo da Junta de Freguesia é presidido por Artur Monteiro e tem João Ricardo Silva como secretário, Ana Catarina Dias como tesoureira, enquanto Hélder Pinheiro e Maria Fernandes são os vogais.
Na mesma cerimónia, tomou também posse a nova Mesa da Assembleia de Freguesia, que ficará a presidir aos trabalhos, tendo sido eleita Rosa Carvalho, como presidente da Assembleia de Freguesia, enquanto Raquel Nair será a 1.º Secretária, e Tony Reis o 2.ª Secretário.
A Assembleia de Freguesia de São Vicente para o mandato 2025–2029 integra ainda José Macedo, André Costa, Carla Sofia Sousa, Maximiano Eirinha e José Ferreira, eleitos pelo Partido Socialista; Daniel Pinto, Diogo Farinha, Raquel Nair, Rosa Carvalho e Tony Reis, eleitos pela Coligação Juntos por Braga; Tiago do Val e Rui Vieira, eleitos pela Iniciativa Liberal; e Mónica Braga, eleita pelo Chega.
Na sua intervenção, Artur Monteiro, destacou que “esta é uma nova etapa que queremos marcada pela proximidade, pela transparência e pelo compromisso com as pessoas. O futuro de São Vicente constrói-se com diálogo, com trabalho e com a participação de todos os vicentinos”.
O novo executivo assumiu o compromisso de “colocar São Vicente a crescer de forma sustentável, solidária e dinâmica”, reforçando “a ligação entre instituições, associações e cidadãos, e aproximando a Junta de Freguesia das necessidades reais da comunidade”.
A freguesia de Sequeira, em Braga, volta a abrir portas ao Presépio Movimentado de 18 de dezembro a 11 de janeiro.
Organizado pelos membros da Comissão das Festas do Menino, a comunidade está convidada a comparecer à inauguração ou fazer uma visita ao presépio movimentado que se encontrará no salão paroquial.
Horários:
18 de dezembro (quinta-feira): 21:00 – Abertura do Presépio com concerto de música ao vivo e uma leitura sobre o presépio de Sequeira;
20 de dezembro (sábado): 08:30 – passeio de motas com Pais Natais – concentração no adro da Igreja, benção dos capacetes, lanche-convívio; inscrições no presépio ou Moto Alegrete;
21 de dezembro (domingo): Abertura do Presépio – 10:45, após a Eucaristia;
25 de dezembro (quinta-feira): Abertura do Presépio das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00; no final haverá uma sessão de fogo;
27 de dezembro (sábado) – Abertura do Presépio das 14:00 às 19:00;
28 de dezembro (domingo) – Abertura do Presépio das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00;
1 de janeiro (quinta-feira): Eucaristia às 09:45; No final haverá uma sessão de fogo de artifício; abertura do Presépio das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00;
3 de janeiro (sábado): Abertura do Presépio das 14:00 às 19:00;
4 de janeiro (domingo): Abertura do Presépio 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00;
11 de janeiro (domingo) – Almoço-convívio para toda a comunidade; inscrições no Presépio e na Igreja. No final serão sorteados os três prémios das rifas vendidas e será encerrada as Festas de Natal.