A Professora Alexandra Malheiro foi eleita hoje presidente do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sucedendo a Maria José Fernandes.
Sob o lema “Identidade e Compromisso”, a candidatura foi eleita com 19 votos favoráveis, pelos membros do Conselho Geral do IPCA.
Atualmente, Alexandra Malheiro é professora coordenadora e diretora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA. É titular do grau de doutor em Marketing e Estratégia e é licenciada e mestre em Gestão de Empresas.
“Com ligação ao IPCA desde o ano de 1998, Alexandra Malheiro tem um percurso académico consolidado e com reconhecimento institucional, destacando-se a sua experiência em cargos de gestão, na docência e na investigação nas áreas de marketing e turismo”, refere a instituição.
A nova presidente deverá tomar posse para um mandato de quatro anos, no próximo dia 19 de dezembro, no Campus do IPCA, em Barcelos, durante a Sessão Solene do Dia do IPCA.
O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Vieira do Minho encontra-se a implementar um Programa de Gestão de Ocorrências de Proteção Civil.
A iniciativa irá permitir um aumento da eficiência na gestão da resposta às ocorrências, para além de “favorecer a articulação entre os diferentes intervenientes na resolução de diversas situações”.
Este programa contempla ainda um módulo de gestão das operações de combate à vespa velutina, que possibilita uma monitorização, em tempo real, do trabalho de eliminação dos ninhos desta população invasora.
Este investimento é resultado de uma candidatura conjunta entre o Departamento de Informática e do Serviço Municipal de Proteção Civil, culminando num avanço qualitativo na gestão dos riscos do território de Vieira do Minho
Ana Azevedo, uma das maiores referências do futsal nacional, recebeu o Prémio de Excelência na X Gala do Desporto de Famalicão, galardão entregue pelas mãos do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
A cerimónia aconteceu este domingo, no Pavilhão Municipal de Famalicão, numa noite em que foram homenageados perto de três centenas de atletas, dirigentes e treinadores famalicenses pelas suas recentes conquistas desportivas.
Considerada “uma inspiração na modalidade”, a famalicense Ana Azevedo possui um largo percurso no futsal, tendo conquistado inúmeros títulos nacionais. É a jogadora com mais internacionalizações da história da seleção portuguesa, tendo vestido a camisola da seleção nacional por 139 vezes, um gesto que, ainda hoje, a enche de orgulho. “Passados 15 anos continuo a ir como se fosse a primeira vez. É um orgulho enorme”, referiu a atleta, que se prepara para representar Portugal no Campeonato do Mundo.
Ana Azevedo destacou o papel “fundamental” da família na sua trajetória e recordou os primórdios da sua carreira desportiva no Futebol Clube de Vermoim, a ‘casa’ desportiva que a viu crescer. “Cresci a saber que podíamos conciliar ambição com respeito. Percebi ao longo dos anos que para conseguir os meus sonhos teria que me sacrificar, lutar e dedicar ao máximo. Acima de tudo, para enfrentar os obstáculos na nossa vida temos que ter muita força e um amor único”, salientou a jogadora de futsal.
Atualmente, Ana Azevedo encontra-se a realizar o estágio final de preparação para a primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, em Oeiras, que considera o culminar da sua carreira, partilhando a ambição de trazer a taça para Portugal e poder dar a Famalicão uma campeã do Mundo de futsal. “Espero que, no dia 7 de dezembro, esta terra que me viu crescer, partilhe comigo esta alegria”, comentou.
Nesta edição da Gala do Desporto de Famalicão foram homenageados 270 atletas, técnicos, associações, clubes e dirigentes desportivos que receberam o galardão dos campeões, o Famalicense D’Ouro, pelos títulos nacionais e internacionais alcançados em 30 modalidades desportivas na época 2024 e 2024/2025.
“Este número retrata bem a dimensão desportiva do nosso concelho e a competência e o talento dos nossos galardoados”, destacou Mário Passos, na sua intervenção.
“É um enorme orgulho para Vila Nova de Famalicão, todo esse vosso esforço e trabalho. A vossa dedicação e a de outros agentes desportivos têm permitido levar o nosso concelho a patamares de excelência desportiva nunca vistos, que tornam o nosso concelho uma grande referência desportiva nacional e internacional”, salientou o edil, deixando “um sentido agradecimento a todos os intervenientes desportivos pelo seu contributo enorme para o ecossistema desportivo famalicense”.
O autarca acrescentou que “tal como estes campeões, temos que ter a capacidade de nos superar. O desporto é uma verdadeira escola, uma escola onde temos que apostar cada vez mais, apoiar cada vez mais”.
Além dos galardões dos campeões e do Prémio de Excelência, na X Gala do Desporto também foram entregues outros sete galardões do júri.
O Futebol Clube de Famalicão venceu na categoria “Associação/Clube Desportivo do Ano” e o galardão de “Dirigente do Ano” foi atribuído a Mário Oliveira, do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis A2D.
No que refere aos atletas que mais se destacaram na última época desportiva, Tiago Pereira (Sport Lisboa e Benfica) foi considerado “Atleta Revelação Masculino” e Rita Cunha (Sporting Clube de Braga) mereceu o título de “Atleta Revelação Feminino”.
Já Hugo Azevedo, selecionador nacional de hóquei em patins, venceu, pelo segundo ano consecutivo, na categoria “Treinador do Ano”, e o Núcleo de Árbitros de Vila Nova de Famalicão voltou a estar em destaque no prémio “Árbitro do Ano”, com Patrícia Carneiro a arrecadar o galardão.
O “Evento Desportivo do Ano”, escolhido por votação do público, foi entregue aos “XV Jogos do Eixo Atlântico”, uma iniciativa da Associação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que decorreram nos municípios de Famalicão e Braga.
De 14 a 23 de novembro, o Festival Literário Utopia está de volta à cidade de Braga para fortalecer a relação da cidade com a arte, promovendo o diálogo entre a literatura, o teatro, o documentário e a música.
Com novos nomes, formatos e palcos, a iniciativa arranca já na sexta-feira com a sessão de inauguração, com lugar no Auditório do Espaço Vita pelas 21:00, a ser protagonizada por Abdulrazak Gurnah, vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2021. O autor premiado volta a marcar presença no dia seguinte, a 15 de novembro, para uma sessão conjunta com Mia Couto.
O primeiro fim de semana de Utopia reserva ainda duas estreias: a peça de teatro “Sala de Jantar” (15 de novembro, 21:30, na Capela Imaculada do Espaço Vita), com texto de José Tolentino Mendonça, encenação de John Romão e interpretação de Albano Jerónimo, que se traduz numa reflexão sobre a alimentação como ato de relação e revelação; e o espetáculo “Ponto de Fuga” (16 de novembro, 17:30, no Auditório do Espaço Vita), que combina a espontaneidade com a profundidade de uma viagem pelo mundo das artes, apresentado por Martim Sousa Tavares com a participação musical de João Barradas. Também no domingo, destaca-se a conversa com a autora espanhola Alice Kellen, cuja obra está traduzida para diversos idiomas, consolidando a sua posição como uma das autoras mais proeminentes da literatura espanhola e das histórias românticas.
A 21 de novembro, o Utopia Braga recebe Gonçalo M. Tavares, autor nascido em Angola e com obra traduzida em mais de 70 países autor e a quem José Saramago apontou como futuro Prémio Nobel, para apresentar o seu livro “O Fim dos Estados Unidos da América”. No mesmo dia, será também exibido o documentário “Braga”, realizado pelo autor, cuja obra tem inspirado peças de teatro, vídeos de arte e óperas em todo o mundo. No dia seguinte, o serão de sábado está reservado para o concerto de Catto, com lugar às 21:00 no Theatro Circo.
Entre as novidades da 3.ª edição destacam-se ainda os jantares literários, que juntam autores e leitores em volta da mesa para momentos que combinam o melhor da gastronomia com a partilha de histórias, conversas e espaço para sessões de autógrafos, e as sessões de podcast ao vivo a decorrer nos dias 17, 19, 20, 21 de novembro, pelas 18:00, na Livraria Centésima Página.
De forma a levar a literatura a todas as idades, o Utopia Braga conta ainda com uma extensa programação infantil – com Nuno Caravela e autores da The Poets & Dragons Society, Trienal de Arquitetura de Lisboa –, com destaque para a apresentação, a 18 de novembro, do livro “Uma casa é uma montanha é um chapéu”, distinguido como um dos melhores livros infantojuvenil de 2025 pela Biblioteca Internacional da Juventude.
Braga vai receber um magusto intergeracional na Quinta Pedagógica, esta terça-feira, 11 de novembro, a partir das 15:00.
A iniciativa contará com a presença de Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga.
“No Dia de São Martinho, este magusto será mais uma oportunidade para a Quinta Pedagógica dar a conhecer a diversos públicos os vários aspectos da vida rural minhota e os seus costumes e tradições, promovendo ainda um contacto intergeracional”, refere o Município.
A Universidade do Minho (UMinho) promove de 11 a 14 de novembro, no campus de Gualtar, em Braga, a 2.ª edição dos “UMinho Research and Innovation Open Days”, um evento que dá a conhecer o melhor da investigação e inovação desenvolvidas na instituição e promove o diálogo entre academia, indústria e sociedade.
Ao longo de quatro dias, o programa reúne 11 sessões, que incluem apresentações de estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores em início de carreira, a divulgação de projetos de investigação internacionais liderados por investigadores da UMinho, quatro mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais sobre os desafios atuais e futuros da Investigação e Inovação, e cinco workshops temáticos abertos à comunidade.
As mesas-redondas e sessões abertas organizadas para esta segunda edição dos “UMinho Research and Innovation Open Days” contam com a presença de especialistas de empresas, instituições públicas e universidades nacionais e internacionais, e foram pensadas pela organização para promover o diálogo interdisciplinar, a partilha de experiências e o fortalecimento de pontes entre ciência, inovação e políticas públicas. Desta forma, com esta segunda edição, este evento afirma-se como um espaço de encontro e celebração da ciência, reforçando o papel da UMinho como uma das principais referências nacionais em Investigação, Inovação e Colaboração Internacional.
O evento arranca no dia 11 de novembro, com a sessão de abertura presidida por Sandra Paiva, vice-reitora para a Investigação e Inovação, seguindo-se a mesa-redonda “Digital Transformation and Collaborative Innovation: Connecting Academia and Industry”, com representantes da indústria, da COTEC e da Agência Nacional de Inovação. Ao longo dos dias seguintes haverá espaço para apresentações de trabalhos em comunicações orais, mostras de projetos, workshops, painéis de discussão sobre o trabalho desenvolvido, a cultura científica, as carreiras dos investigadores, segurança e liderança académica na UMinho, assim como um debate em torno do futuro da ciência.
O evento termina na sexta-feira, 14 de novembro, com a mesa-redonda “New Global Challenges and Opportunities in Research and Innovation: Strengthening Cooperation and Science Diplomacy”, que contará com representantes do COMPETE2030, da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR e da CCDR-Norte, seguindo-se a sessão de encerramento, às 18 horas, presidida por Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, e que contará ainda com Sandra Paiva, vice-reitora na instituição.
O Banco de Portugal vai colocar em circulação no dia 12 de novembro a moeda de coleção “Cabo de São Vicente”, com o valor facial de 5 euros, integrada na série “Faróis de Portugal”.
A distribuição ao público da moeda será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
A moeda “Cabo de São Vicente” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta no anteverso a representação do farol do cabo de São Vicente visto de sudeste; à esquerda, o escudo nacional sobre a esfera armilar, e a representação do oceano Atlântico em perspetiva; em baixo, ao centro, a legenda “Cabo de São Vicente”; e na orla inferior, à direita, o nome do autor e a legenda “Casa da Moeda”.
No reverso tem um conjunto de linhas radiais e concêntricas parcialmente cortadas, sugerindo a típica lente de Fresnel usada nas óticas dos faróis; em cima, entre as linhas concêntricas, a legenda “Portugal”; ao centro, o valor facial; e em baixo, a legenda “2025”.
Foi definido o limite de emissão de 30.000 moedas com acabamento normal.
Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, protagonizou hoje um novo marco na vida democrática do concelho ao conduzir a primeira reunião do Executivo Municipal com transmissão em direto.
Com esta medida, Ricardo Araújo afirma que cumpre “um compromisso assumido com os cidadãos de Guimarães, reforçando uma gestão transparente, próxima e participada, onde cada munícipe tem acesso direto às decisões que moldam o futuro do concelho”.
O autarca sublinha que “a transmissão das reuniões do executivo municipal é mais do que um gesto simbólico, é uma prática de governação transparente e aberta que reforça a confiança entre os eleitos e eleitores e aproxima ainda mais o Município dos Vimaranenses”.
Todos os pontos apresentados na reunião foram aprovados, incluindo propostas nas áreas da ação social, educação, ambiente, mobilidade e património, bem como a ratificação de apoios às freguesias e a designação dos representantes municipais em diversas entidades participadas.
Para Ricardo Araújo, “este é também um sinal claro de estabilidade, de cooperação entre todos os membros do Executivo e de uma estratégia centrada nas pessoas, na sustentabilidade e na modernização dos serviços municipais”.
“Guimarães está a afirmar-se como um concelho que conjuga tradição e inovação, onde a proximidade com os cidadãos é o eixo central da nossa ação pública”, salientou o autarca.
A próxima reunião de Câmara está marcada para o dia 24 de novembro, pelas 10:00.
É já no próximo domingo, dia 16, às 15:00, no Terreiro da Torre de Menagem, em Braga, que se realiza mais uma edição de “A Rusga desce ao Terreiro”, magusto anual levado a cabo pela Rusga de S. Vicente.
A iniciativa, que é aberta à comunidade bracarense e visitantes, conta com a quarta edição de “Registo Fotográfico”, encontro dos amantes da fotografia cujo objetivo visa recolher e/ou captar os melhores momentos desta atividade comunitária para memória futura e, ainda, divulgar e promover o evento, dentro e fora de portas.
“Estamos em crer que este desiderato foi alcançado. Dos registos captados na edição anterior, três fotógrafos foram premiados ao longo deste ano. Ângela Magalhães, vencedora do prémio Mundial ‘Alpha Female/2025 da Sony, Adelaide Sá, no concurso de fotografia de Lisboa ‘INSTANTA’, e Carlos Teixeira, teve em exibição uma foto sua na famosa Times Square de Nova York, USA, através dos emblemáticos painéis eletrónicos daquela praça”, refere a Direção da Rusga.
Os interessados devem inscrever-se até ao dia 14 de novembro para o e-mail [email protected] ou para o telemóvel 961 203 178.
A União de Freguesias de Crespos e Pousada, em Braga, reuniu-se, este domingo, para comemorar o magusto comunitário promovido pela Junta de Freguesia, aberto e dirigido a toda a população.
A iniciativa contou com a presença de dezenas de pessoas. “É gratificante testemunhar o espírito de união presente nestes encontros. Sem dúvida que reforçam a nossa convicção: queremos manter viva a nossa tradição e reforçar os laços da comunidade, promovendo a identidade cultural da nossa freguesia”, afirmou José João Correia, presidente da Junta da União de Freguesias de Crespos e Pousada, agradecendo “a todos que contribuíram para a realização do evento”.
As castanhas assadas foram o ponto alto do convívio às quais se juntaram o porco no espeto e o caldo verde, ao som de concertinas.