A União de Merelim São Pedro e Frossos, em Braga, prepara-se para receber a tradicional Parada de Natal no próximo sábado, 27 de dezembro.
Este ano, a autarquia irá também realizar pela primeira vez um Mercado de Natal no sábado. O Executivo da Junta convida toda a comunidade para efetuar uma visita a este mercado natalício que irá decorrer no Largo de S. Brás.
“No próximo dia 27 de dezembro teremos na freguesia a já habitual Parada de Natal e um Mercado de Natal. Durante a manhã, vamos percorrer as ruas de Frossos. Durante a tarde, vamos percorrer as ruas de Merelim S. Pedro e vamos terminar com uma grande concentração, por volta das 17:00, junto ao Mercado de Natal, no Largo de S. Brás. Os percursos e as ruas que vamos percorrer serão brevemente anunciados. A partir das 11:00 teremos o nosso Mercado de Natal no Largo de S. Brás, onde teremos as banquinhas de algumas instituições da freguesia. Será um mercado onde queremos envolver toda a comunidade: avós, pais e, sobretudo, as crianças, com muita comida, muita bebida, o tradicional bananeiro de Braga, ginjinhas, teremos insufláveis para as crianças. Esperamos que seja um grande dia para marcar a 1ª edição do mercado de natal, que teve que ser adiado por causa do mau tempo”, informou Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos.
Morreu Ângela Pereira, natural de Afife, Viana do Castelo, que enfrentava uma doença oncológica e sofria de uma grave condição nos pulmões. Tinha 23 anos.
A jovem minhota gerou uma onda de solidariedade a nível nacional e além-fronteiras na luta para continuar a viver e cumprir os seus sonhos.
Diagnosticada com cancro há três anos, Ângela Pereira tinha sido submetida a dois transplantes de medula e seis linhas de tratamento. Recentemente desenvolveu um quadro de pneumonia e não resistiu.
“Com profunda tristeza, comunicamos que a Ângela partiu. Antes de partir, pediu que fosse deixada aqui uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que, de alguma forma, a ajudaram, apoiaram, rezaram, enviaram mensagens ou simplesmente estiveram presentes ao longo desta caminhada tão difícil. Cada gesto, cada palavra e cada demonstração de carinho foram sentidos. Nunca esteve sozinha. Sentiu-se amada, acompanhada e amparada até ao fim. A todos os que fizeram parte desta rede de amor e força, o nosso mais sincero obrigada. Esse amor ficará para sempre guardado”, escreveu a família.
À família enlutada, a Braga TV apresenta as mais sinceras condolências.
A Aurora é a primeira bebé nascida no Hospital de Braga no Natal. Nasceu às 06:42 desta quinta-feira, 25 de dezembro.
Aurora Luz e Silva, nasceu às 41 semanas, de ventosa, com 3.095 quilos.
A mãe, Ana Carolina Silva, de 38 anos, é contabilista, e o pai, Nelson Silva, de 38 anos, é técnico de manufatura. Residem na Póvoa de Lanhoso e já tinham filhos.
Ricardo Talho, jogador de Futsal de Fafe, morreu nesta véspera de Natal num acidente de viação. Tinha 36 anos.
O jovem, jogador do Grupo Cultural e Recreativo de Santa Maria de Ribeiros, perdeu a vida na sequência de um despiste automóvel, em Calvelos, Fafe.
Nas redes sociais são várias as mensagens em homenagem ao jovem jogador.
“Esta notícia deixou-nos profundamente chocados e consternados. A perda de alguém tão jovem é uma dor imensa e difícil de aceitar. Neste momento de grande tristeza, endereçamos as nossas mais sentidas condolências à família, amigos e a toda a equipa do GCRSM Ribeiros, desejando muita força para enfrentar este momento tão doloroso”, pode ler-se na mensagem da AD Unhão Lordelo.
Também a AMAF – Associação de Modalidades Amadoras de Fafe recorda Ricardo Talho como “um grande atleta e um grande homem”, informando que todos os jogos agendados para 26 e 27 de dezembro, serão adiados para data a definir.
“Hoje a quadra fica em silêncio.Partiu alguém que, mesmo do lado oposto, partilhava connosco a mesma paixão, o mesmo esforço, os mesmos sonhos.Nestes momentos não há rivalidades, só respeito, dor e humanidade. Fica a saudade.À família, amigos e ao seu clube, GCRSM Ribeiros, o nosso abraço mais sentido.Descansa em paz Ricardo Talho”, escreveu o Sol Poente Futsal.
À família enlutada, a Braga TV apresenta as mais sinceras condolências.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou Braga sob aviso amarelo devido ao tempo frio.
O aviso vigorará entre a meia-noite de 26 dezembro e as 06:00 de dia 27, esperando-se persistência de valores baixos da temperatura mínima, exceto junto ao litoral.
Esta quinta-feira as temperaturas máximas vão chegar aos 12º e as mínimas descem para 1º. Na sexta-feira as máximas mantêm-se nos 12º e as mínimas baixam para -1º.
Estão definidos os horários das primeiras duas jornadas da segunda volta da I Liga. A segunda volta arranca com as duas equipas que deram o pontapé de saída da competição, Sporting CP e Casa Pia AC, no Estádio José Alvalade, às 20:15 do dia 16 de janeiro.
No sábado, 17 de janeiro, o Rio Ave FC recebe a visita do SL Benfica, às 20:30, precisamente no mesmo horário a que, no dia seguinte, domingo, 18 de janeiro, começará o Vitória SC – FC Porto. A 18.ª ronda termina na segunda-feira, 19 de janeiro com uma partida entre dois clubes do distrito de Lisboa: Estrela Amadora e Estoril Praia, às 20:15 horas.
A ronda 19 começa na sexta-feira, dia 23 de janeiro, com o encontro entre Casa Pia AC e AFS. No sábado, 24 de janeiro, jogam-se três encontros, entre eles o FC Arouca – Sporting CP, às 18:00.
Às 18:00 de domingo, 25 de janeiro, duelo entre ‘vizinhos’, com a visita do Estrela Amadora ao terreno do SL Benfica, com o fecho da jornada a ficar marcado para o dia seguinte, 26 de janeiro, segunda-feira, com a receção do FC Porto ao Gil Vicente FC, às 20:15.
Num gesto de solidariedade e partilha, realizou-se em Monsul, Póvoa de Lanhoso, o 1.º Almoço Solidário, iniciativa destinada a pessoas em situação de isolamento social que irão passar o Natal sem família.
“Queria dar os parabéns ao Centro Social de Monsul e ao Sr. Padre Fernando Carneiro, naturalmente, e às pessoas que tiveram a ideia de promover este almoço solidário. Acho que é uma ideia muito boa porque muitas vezes nós chegamos a esta altura do Natal e a vida parece que pára, parece uma bolha em que tudo é bonito e tudo é sinal de amor e de alegria, mas depois a vida volta ao normal e parece que nos esquecemos de tudo isto”, disse o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro.
“A melhor maneira que temos para interiorizar estes sentimentos é colocá-los em prática, por isso agradeço às pessoas que organizaram este almoço e às empresas que participaram, pois é preciso darmos um bocadinho de nós à comunidade”, acrecsentou.
O almoço foi organizado pelo Município e pelo Centro Social de Monsul para 32 pessoas acompanhadas pelos Serviços da Ação Social municipais, que se encontram em situação de isolamento e irão passar o Natal sozinhas, sendo esta “uma forma de lhes proporcionar um Natal diferente”. “Trata-se de pessoas sem retaguarda familiar, com vulnerabilidades sociais, acompanhadas pelos serviços”, explica a Autarquia.
Todos os alimentos utilizados para preparar o almoço e que compõem os cabazes oferecidos às pessoas foram doados por empresários, que também foram convidados para este convívio natalício. Bacalhau, azeite, legumes, bolo-rei, aletria e pão-de-ló são alguns dos alimentos que fazem parte dos donativos.
As empresas que colaboraram, no âmbito da responsabilidade social, foram a Cyber Café, Francisco Alves, Vasco Fernandes, Lda., Alupol, Foco Criativo, Supermercados Primavera, Vitor Gomes, Oxygenium Fitness, LMA Renovações e IFBB Portugal.
O almoço contou com a ajuda voluntária das Guias de Fontarcada, que também animaram o convívio, bem como com a atuação de Luís Leite, dos Black Worse.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul, em colaboração com a Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) e com o Comando Local da Polícia Marítima de Lisboa, realizaram ontem uma ação de fiscalização conjunta, dirigida a um armazém clandestino.
Durante esta ação, a ASAE apreendeu cerca de 2,5 toneladas de amêijoa japónica tendo ainda encerrado uma estrutura de apoio logístico, dedicada à comercialização ilícita de moluscos bivalves não depurados, onde se procedia à receção, preparação e acondicionamento de amêijoa japónica capturada ilegalmente no rio Tejo, com destino a mercados de exportação transfronteiriços, constituindo uma grave ameaça à saúde pública.
A ASAE instaurou dois processos de contraordenação por “falta de licenciamento das instalações (Número de Controlo Veterinário), incumprimento das regras de rotulagem em géneros alimentícios e falta de documentação obrigatória, incluindo falta de licença de mariscador/apanhador, bem como identificados vários indivíduos com ligações a esta atividade ilegal”.
Recolheu ainda “diversa documentação e material associados à atividade ilegal e ainda selada uma câmara de frio, por constituir infração grave às normas de segurança alimentar e de conservação de produtos de origem animal”.
“Esta intervenção conjunta insere-se numa estratégia alargada de combate à apanha e comércio ilegal de recursos marinhos, com envolvimento de várias entidades de fiscalização e investigação criminal, tendo como principal objetivo desmantelar redes criminosas responsáveis pela recolha e escoamento sistemático de amêijoa japónica, frequentemente com destino ao mercado estrangeiro e à margem das condições sanitárias exigidas por lei”, refere.
A Arquidiocese de Braga divulgou as igrejas onde serão celebradas as Missas do Galo, que assinalam o nascimento de Jesus Cristo.
Às 23:00 desta quarta-feira, será celebrada uma missa no Convento de Montariol, antecedida do Despertar do Menino às 22:30.
Às 00:00, as Missas do Galo serão celebradas na Basílica dos Congregados (Missa em inglês), Sé Catedral, São Victor (na Capela do Seminário, rua de Santa Margarida), Igreja Paroquial de Santo Adrião, Igreja Paroquial de Palmeira (Santa Maria) e Basílica dos Congregados (Missa em Inglês).