A AGERE assegurou os serviços de limpeza após o tradicional Bananeiro para que a cidade ficasse limpa, organizada e preparada para receber a manhã de Natal.
A empresa municipal de Braga agradeceu o empenho dos seus trabalhadores por deixarem a cidade limpa. “A tradição voltou às ruas de Braga e a AGERE esteve, mais uma vez, na retaguarda do evento, ao assegurar os serviços de limpeza para que a cidade ficasse limpa, organizada e preparada para receber a manhã de Natal. Um agradecimento especial às equipas de limpeza urbana, cujo trabalho incansável durante as festividades permite que todos desfrutem do Bananeiro com segurança e conforto. O esforço diário destas equipas é essencial para que Braga continue a ser uma cidade cuidada e acolhedora”, disse a AGERE
O Executivo Municipal de Braga vai voltar a votar a proposta final da 3.ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) em reunião extraordinária, que se realiza na segunda-feira, 29 de dezembro, à 14:30, no Forum Braga.
Em análise estarão 14 pontos na ordem de trabalhos, com destaque para, além do PDM, a designação do representante do Município nas Assembleias das Empresas Municipais e os pedidos de emissão de parecer para atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação de Futebol de Braga e ao Cabido da Sé de Braga.
Recorde-se que na última Reunião de Câmara a proposta final da 3.ª Revisão do PDM foi chumbada com os votos contra do movimento independente Amar e Servir Braga, Partido Socialista e Iniciativa Liberal.
Portugal está prestes a iniciar um novo ciclo político na Presidência da República. Marcelo Rebelo de Sousa está prestes a sair de cena e os portugueses irão ser chamados às urnas para escolher quem irá ocupar o Palácio de Belém nos próximos 5 anos.
Este acto eleitoral promete ser diferente dos outros. 40 anos depois, prevê-se que estas eleições serão bastante disputadas e serão necessárias 2 voltas para eleger o próximo Presidente da República. Se há quem não goste, eu penso que isto é bom para a democracia. Significa que há mais opção de escolha e há várias opções para os portugueses se reverem.
No meio de tantas opções, venho falar daquela que penso ser a mais indicada para ocupar o Palácio de Belém nos próximos 5 anos. Essa opção é João Cotrim de Figueiredo. Porquê? Vou listar aqui 4 motivos:
1 – A julgar pelas sondagens, o povo português pretende que o próximo Presidente da República seja mais interventivo e menos permissivo. João Cotrim de Figueiredo sabe que Portugal precisa de reformas e mais acção governativa para avançar e responder aos desafios do futuro, e já prometeu fazer a sua parte para pressionar o governo a avançar com as reformas necessárias. Sabemos que o PR não governa mas tem poder de influência e Cotrim irá usá-lo;
2 – O candidato que fala dos temas necessários. Enquanto temos um candidato que está mais preocupado em fazer barulho e cartazes provocadores e outros que preferem fingir que nada acontece por taticismo político, João Cotrim de Figueiredo fala dos temas que Portugal deve realmente preocupar-se para o futuro. Desde a evolução geopolitica a nível mundial e a exposição de Portugal nesta evolução, o futuro da UE e o que Portugal pode e deve fazer para melhorar a organização política europeia, o seu papel na NATO, a revolução da IA e como Portugal pode responder a esses desafios, etc… Temos uma classe política que prefere fingir que nada disto está a acontecer e empurrar os problemas para os portugueses do futuro resolverem. Cotrim sabe que não podemos esperar mais e devemos precavermo-nos JÁ!!! Mais uma vez, o PR deve usar a sua influência para chamar a atenção para isto e fazer as entidades politicas mexerem-se.
3 – Não foge a temas difíceis. Enquanto outros candidatos fogem ou usam populismo para evitar danos eleitorais, João Cotrim de Figueiredo não foge e sabe que esses temas têm de ser falados. Um exemplo é o actual sistema de pensões. Sabemos que a Segurança Social precisa de reformas para garantir que as gerações futuras possam ter a sua pensão quando chegarem à velhice. Outros candidatos preferem fugir ao tema ou enganar os portugueses, dando soluções que não funcionam ou são apenas populismo barato. Mais uma vez, sabemos que o PR não legisla, mas deve usar a sua influência para que se avance para a reforma do sistema de pensões para evitar que as gerações futuras saiam bastante penalizadas pela falta de coragem política dos políticos actuais;
4 – Portugal pode e deve ambicionar mais! Portugal tem potencial para ser um país ainda melhor e com qualidade de vida. Infelizmente, nos últimos anos, tivemos uma classe politica que se contentava com pouco e nada fez para que Portugal pudesse avançar. Aqui o PR pode e deve usar a sua influência para que a classe política se mexa e fazer com que os portugueses se tornem mais exigentes com quem os governa.
Ao longo da sua vida, João Cotrim de Figueiredo já deu provas das suas capacidades e na sua curta carreira política mostrou a sua coragem para fazer o que tem de ser feito e falar do que realmente interessa. Portanto, penso que Portugal deve dar-lhe uma oportunidade para que, finalmente, possamos ter alguém diferente, competente, corajoso e capaz no Palácio de Belém.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria para reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, contando-se entre o grupo inicial o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
O ministro da Cultura, Língua e Juventude, José López Campos, explicou que um dos objetivos desta nova classificação é “reconhecer percursos que, embora não preencham todos os critérios exigidos para serem declarados Caminho de Santiago, cumprem os requisitos considerados relevantes para receberem uma atenção especial das administrações públicas”.
“São percursos que ligam a história, tradição e património, e especialmente importantes para difundir a cultura e identidade por toda a região”, salientou López Campos, na terça-feira, dia 23, após uma reunião com representantes de municípios galegos.
O responsável do governo regional da Galiza explicou que esta medida responde às solicitações “dos municípios, associações e entidades que, nos últimos anos, têm realizado um extenso trabalho de documentação para divulgar rotas únicas”.
Assim, a criação desta categoria pretende “destacar os itinerários que promovem e difundem a cultura, o desenvolvimento sustentável e a coesão social em diferentes regiões, especialmente nas áreas em risco de exclusão cultural devido às suas condições geográficas e sociais”.
Além do Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros (CGA), estão também listados os itinerários de São Rosendo (Santo Tirso), Minhoto Ribeiro (Braga), Muxía via Brandomil, Mariñán, Muros-Noia, do Mar e do Künig.
Entre estes, o CGA é de longe o itinerário mais procurado pelos peregrinos, com 757 compostelas atribuídas este ano. Em oito anos, estima-se que tenha sido percorrido por pelo menos 7.634 pessoas, 3.176 das quais receberam o documento que comprova a chegada à capital da Galiza pelos meios tradicionais.
Esta nova categoria será formalizada através de um decreto que estabelecerá as medidas específicas para a proteção, promoção e apoio, garantindo que estes percursos recebem “uma atenção especial por parte das administrações públicas no planeamento de programas culturais, na atribuição de subsídios e na conceção de iniciativas que valorizem a sua importância”.
O Caminho da Geira tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem.
Foi apresentado em 2017, em Ribadavia (Galiza) e em Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, e referido em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).
O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via do género mais bem conservada do antigo Império Romano do Ocidente, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos poucos que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, Viana do Castelo.
A missa de corpo presente terá início às 15:00, indo posteriormente para o Crematório Central do Vale do Ave, em Famalicão, onde será cremada no domingo, às 11:30. A missa de sétimo dia decorrerá no dia 31 de dezembro, às 16:30.
Antes de partir, Ângela pediu à família para que no seu funeral todos usem uma peça de roupa branca, símbolo da luz, paz e de agradecimento profundo que a envolveu ao longo do seu caminho.
Ângela Pereira, de 23 anos, enfrentava uma doença oncológica e sofria de uma grave condição nos pulmões. A jovem minhota gerou uma onda de solidariedade a nível nacional e além-fronteiras na luta para continuar a viver e cumprir os seus sonhos.
A Orquestra Filarmónica de Braga apresenta o Concerto de Ano Novo “Strauss & Friends”, que será realizado em três espaços distintos.
No dia 1 de janeiro, às 17:00, o concerto decorrerá no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo. No dia 2 de janeiro, às 21:30, o espetáculo decorrerá no Forum Braga. O bilhetes estão disponíveis em Meoblueticket.pt, Forum Braga, Fnac, Worten, e locais habituais. No dia 11 de janeiro, às 16:00, a orquestra apresenta-se no Fórum Cultural de Ermesinde.
No concerto de Ano Novo, ao estilo de Viena, são apresentadas as Valsas e Polkas dos grandes compositores da família Strauss, entre outras grandes obras de compositores seus contemporâneos.
A União de Merelim São Pedro e Frossos, em Braga, prepara-se para receber a tradicional Parada de Natal no próximo sábado, 27 de dezembro.
Este ano, a autarquia irá também realizar pela primeira vez um Mercado de Natal no sábado. O Executivo da Junta convida toda a comunidade para efetuar uma visita a este mercado natalício que irá decorrer no Largo de S. Brás.
“No próximo dia 27 de dezembro teremos na freguesia a já habitual Parada de Natal e um Mercado de Natal. Durante a manhã, vamos percorrer as ruas de Frossos. Durante a tarde, vamos percorrer as ruas de Merelim S. Pedro e vamos terminar com uma grande concentração, por volta das 17:00, junto ao Mercado de Natal, no Largo de S. Brás. Os percursos e as ruas que vamos percorrer serão brevemente anunciados. A partir das 11:00 teremos o nosso Mercado de Natal no Largo de S. Brás, onde teremos as banquinhas de algumas instituições da freguesia. Será um mercado onde queremos envolver toda a comunidade: avós, pais e, sobretudo, as crianças, com muita comida, muita bebida, o tradicional bananeiro de Braga, ginjinhas, teremos insufláveis para as crianças. Esperamos que seja um grande dia para marcar a 1ª edição do mercado de natal, que teve que ser adiado por causa do mau tempo”, informou Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos.
Morreu Ângela Pereira, natural de Afife, Viana do Castelo, que enfrentava uma doença oncológica e sofria de uma grave condição nos pulmões. Tinha 23 anos.
A jovem minhota gerou uma onda de solidariedade a nível nacional e além-fronteiras na luta para continuar a viver e cumprir os seus sonhos.
Diagnosticada com cancro há três anos, Ângela Pereira tinha sido submetida a dois transplantes de medula e seis linhas de tratamento. Recentemente desenvolveu um quadro de pneumonia e não resistiu.
“Com profunda tristeza, comunicamos que a Ângela partiu. Antes de partir, pediu que fosse deixada aqui uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que, de alguma forma, a ajudaram, apoiaram, rezaram, enviaram mensagens ou simplesmente estiveram presentes ao longo desta caminhada tão difícil. Cada gesto, cada palavra e cada demonstração de carinho foram sentidos. Nunca esteve sozinha. Sentiu-se amada, acompanhada e amparada até ao fim. A todos os que fizeram parte desta rede de amor e força, o nosso mais sincero obrigada. Esse amor ficará para sempre guardado”, escreveu a família.
À família enlutada, a Braga TV apresenta as mais sinceras condolências.