Início Site Página 450

Guimarães é oficialmente Capital Verde Europeia 2026 

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Guimarães é oficialmente Capital Verde Europeia 2026. O arranque fez-se esta sexta-feira com casa cheia, participação ativa e a mensagem de transição verde que se constrói nas cidades e com as pessoas. 

A Cerimónia de Compromisso Político, realizada na manhã desta sexta-feira, no Teatro Jordão, marcou o início deste caminho, contando com a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, entre outras personalidades. 

A abertura da sessão esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, seguindo-se do diretor-geral adjunto para o Ambiente da Comissão Europeia (CE), Patrick Child.  Na sua intervenção, Ricardo Araújo colocou “os cidadãos no centro da distinção europeia, agora assumida pela cidade”.

“Este reconhecimento europeu ultrapassa a dimensão simbólica de um prémio; representa um compromisso firme e duradouro com os cidadãos de Guimarães, com a Europa e com as gerações futuras”, afirmou o autarca, sublinhando que ser Capital Verde Europeia é um meio, não um fim”, considerando que a distinção permitirá “melhorar a qualidade de vida, reforçar a competitividade do concelho e preparar Guimarães para os desafios das próximas décadas”.

Ricardo Araújo destacou “o significado particular desta distinção para uma cidade de média dimensão”, lembrando que “a liderança climática está ao alcance dos territórios próximos das pessoas”. “Guimarães prova que a escala humana pode ser uma enorme vantagem na transição ecológica. É aqui, onde as políticas públicas têm rosto e impacto direto no quotidiano, que a transformação acontece”, frisou.

O presidente da Câmara sublinhou ainda que “a CVE é um projeto coletivo, construído ao longo dos anos e assumido por toda a comunidade”. “A Capital Verde Europeia 2026 é um projeto de Guimarães e dos vimaranenses. Pertence aos cidadãos, às instituições, às empresas, às escolas e às associações. Todos contam. Todos fazem parte.”, acrescentou.

Seguiu-se um painel entre cidades europeias que lideram a transição verde, reunindo autarcas e responsáveis de Vilnius, Lituânia (Capital Verde Europeia 2025), Valência, Espanha, Heilbronn, Alemanha, e Guimarães, Portugal, num debate centrado no papel das autarquias, das políticas públicas e da cooperação europeia como motores da sustentabilidade urbana. Participaram Andrius Grigonis, vice-presidente da Câmara Municipal de Vilnius, António Celda, diretor da CVE de Valência, Andreas Ringle, vice-presidente da Câmara Municipal de Heilbronn, e Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães 

Um dos momentos mais simbólicos da manhã foi a entrega do Green Book, por Andrius Grigonis a Ricardo Araújo, num gesto que assinalou a passagem de testemunho entre Capitais Verdes Europeias, reforçando o sentido de continuidade e de responsabilidade partilhada.

SC Braga derrotado pelo Vitória SC no dérbi do Minho

0
© SC Braga
© SC Braga

A equipa feminina do SC Braga perdeu frente ao Vitória SC por 2-1, em jogo relativo à nona jornada da Liga BPI.

As Gverreiras do Minho tiveram oportunidade para adiantarem-se no marcador, mas Ásdís não conseguiu converter com sucesso uma grande penalidade. Ainda antes do intervalo, a equipa de Guimarães fez o 1-0.

O SC Braga empatou no início da segunda parte com Leah a desviar dentro da área e a bola acabou por entrar na baliza vimaranense após autogolo. No entanto, Vanessa Marques fez o 2-1, que acabou por ser o resultado final.

Apoio incondicional. Adeptos do SC Braga dão força à equipa

0
© Liga Portugal
© Liga Portugal

Saco de entulho no meio de um passeio em Braga desde setembro

0
DR
DR

Um saco de entulho encontra-se no meio do passeio da Rua dos Barbosas, em Braga, há cerca de três meses. A situação foi alertada por um bracarense que passa diariamente naquela rua.

“Uns calceteiros estiveram a arranjar o passeio numa determinada parte da rua e, ainda se encontra no mesmo local o saco com o resto da areia e pedras que sobraram da obra. Só que com a agravante do lixo vai sendo colocado no mesmo. É lamentável e vergonhoso”, disse.

Guimarães reforça aposta na inclusão através da Academia Social de Futebol Feminino

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

O Município de Guimarães, enquanto investidor social, marcou presença, esta quinta-feira, numa reunião estratégica da Academia Social de Futebol Feminino de Guimarães, que decorreu no Auditório da Biblioteca Raul Brandão, sob o mote “Futebol com propósito, futuro com esperança”. 

O encontro teve como objetivo reforçar a relevância do projeto e sublinhar a importância de políticas públicas e medidas de apoio que promovam o acesso, a permanência e a participação de meninas e jovens no desporto. 

A Academia Social de Futebol Feminino é um projeto de inovação social, enquadrado no Norte 2030, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e pela Câmara Municipal de Guimarães, e promovido pela Associação Esfera Aplaudida, em parceria com a ANT.Element.

A iniciativa utiliza o futebol como ferramenta de transformação social, promovendo inclusão, bem-estar, igualdade de oportunidades e a construção de uma identidade positiva nas jovens participantes. 

Durante a reunião, foi destacada a forte articulação entre o projeto e a estratégia municipal de coesão social, educação e igualdade de género, bem como o impacto direto junto de meninas provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, nomeadamente dos bairros sociais do concelho. 

“A Associação Esfera Aplaudida nasce da identificação de uma problemática nacional relacionada com o acesso da mulher ao desporto, especialmente da criança e da jovem desfavorecida. Utilizamos o futebol como ferramenta de integração social e transformação, com impacto real na vida das meninas”, afirmou Daniel Pacheco, treinador, coordenador e autor do projeto. 

A Academia Social de Futebol Feminino de Guimarães distingue-se pela sua abordagem multidisciplinar e integrada, conjugando treino técnico-desportivo com apoio académico, desenvolvimento pessoal e acompanhamento psicossocial. A equipa do projeto integra treinadores, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, mentores profissionais, gestores de impacto e técnicos de comunicação. 

Entre os principais objetivos estratégicos encontram-se a garantia da igualdade de acesso e permanência no desporto, a criação de planos de desenvolvimento individual, o reforço de competências de liderança e comunicação, o apoio ao sucesso escolar e à orientação vocacional, bem como o combate à exclusão social e aos estereótipos de género.

“O grande objetivo do projeto é conseguir transformar a vida das meninas socialmente, preparando-as para a vida dentro e fora do campo”, reforçou Daniel Pacheco. 

O projeto contempla, ainda, momentos de mentoria com figuras de referência do futebol feminino português, as chamadas “madrinhas” da Academia, que irão partilhar experiências e percursos inspiradores com as jovens atletas. 

Com um investimento global de  231.103,80 mil euros, cerca de 46.220,76 mil euros são cofinanciados pela Câmara Municipal de Guimarães. 

A metodologia de impacto integrará mecanismos de avaliação contínua e ciclos de aprendizagem ao longo da sua implementação. Esta abordagem permitirá acompanhar de forma sistemática o desenvolvimento de competências sociais e técnicas de forma a adaptar sempre que necessário as atividades que garantam a eficácia e a qualidade do impacto gerado. 

“Formam-se meninas hoje, mulheres fortes amanhã. E quem sabe, se elas quiserem, futuras jogadoras de futebol.” Uma visão que traduz o compromisso do Município de Guimarães e dos parceiros do projeto com um futuro mais justo, inclusivo e com oportunidades reais para todas. 

Barcelos: Meninos da Favela vão animar festas de São Sebastião em Negreiros

0
© Meninos da Favela

A freguesia de Negreiros, em Barcelos, vai festejar São Sebastião a 24 e 25 de janeiro.

As festividades contarão com celebrações religiosas, animação musical e ogo de artifício.

Programa

24 de janeiro (sábado)

  • 19:00 – Missa vespertina
  • 22:00 – Jorge Loureiro
  • 00:00 – Fogo de artifício
  • After Party com Meninos da Favela

25 de janeiro (domingo)

  • 09:00 – Entrada da Banda Filarmónica de Famalicão
  • 11:00 – Missa em honra de São Sebastião
  • 14:30 – Atuação da Banda Filarmónica
  • 15:00 – Início dos atos religioso, seguindo-se a procissão
  • 17:00 – Encerramento com a atuação da Banda Filarmónica

Funeral de mulher que morreu no Luxemburgo realiza-se este sábado em Braga

0
DR
DR

O funeral de Raquel Belo, mulher que faleceu no Luxemburgo realiza-se amanhã, 10 de janeiro, em Braga.

O corpo estará em Câmara Ardente a partir das 10:00 na Igreja Paroquial de São Vicente e o funeral realiza-se às 15:00. Findas as cerimónias fúnebres, irá a inumar ao cemitério do Monte d’Arcos.

A Missa de 7º Dia será celebrada no dia 17 de janeiro, às 18:00. 

Recorde-se que foi angariado o valor necessário para trasladar Raquel Belo, moradora do Bairro das Andorinhas, no valor de 4.200 euros, uma vez que a família não tinha essa possibilidades financeiras.

Conheça os números do Euromilhões

0
DR
DR

Os números do Euromilhões de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números  1 – 7 – 10 – 26 – 34 e pelas estrelas 2 e 4.

Em jogo está um primeiro prémio de 53 milhões de euros.

O último sorteio, que tinha um prémio de 41 milhões não teve totalistas.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.

Distrital de Braga do Bloco de Esquerda organizou sessão sobre alterações à Lei do Trabalho

0
© Bloco de Esquerda
© Bloco de Esquerda

A Distrital de Braga do Bloco de Esquerda dinamizou, esta quinta-feira, na sua sede distrital, a sessão “Alterações à Lei do Trabalho: o que está em risco?”.

A sessão de informação e esclarecimento sobre as propostas de alteração à Lei do Trabalho e as suas principais repercussões nas relações de trabalho, que encheu a sala, contou com a presença e participação de José Soeiro, Sociólogo do Trabalho, ex-deputado e dirigente do Bloco de Esquerda, e de Norberta Grilo, Inspetora do Trabalho.

Segundo o partido, “foram abordados os impactos e as consequências das medidas propostas no novo pacote laboral (Trabalho XXI) na vida dos trabalhadores e suas organizações, nomeadamente: a estagnação da negociação coletiva, a maximização dos serviços mínimos na greve, a limitação da ação sindical, a eternização da precariedade e dos contratos a termo, a simplificação dos despedimentos, o fim das restrições ao outsourcing / terceirização de serviços após despedimentos, ou o fim da criminalização da omissão da contratação de trabalhadores à Segurança Social”.

“Entre os participantes foi clara a necessidade de derrotar o pacote laboral apresentado por um governo que optou por não o fazer escrutinar, pois não o colocou no programa eleitoral, e que tem insistido em não ouvir os trabalhadores, ao negar até o impacto de uma greve geral que uniu as centrais sindicais e sindicatos independentes. É necessário contrariar um modelo de desenvolvimento assente na desproteção dos trabalhadores e na desresponsabilização das entidades patronais, defendendo o BE que a economia deve ser dinamizada com mais direitos e melhores salários”, destacou.

Dado o sucesso e participação nesta sessão, a Distrital de Braga do Bloco de Esquerda irá futuramente promover novas sessões de informação e esclarecimento noutras localidades do distrito.

Carlos Vicens: “Vamos apresentar a nossa melhor versão”

0
© SC Braga
© SC Braga

SC Braga e Vitória SC encontram-se este sábado na final da Taça da Liga. Na antevisão, Carlos Vicens destacou a importância do jogo e da necessidade do plantel mostrar a sua melhor versão.

“Vai ser um jogo muito difícil. O Vitória SC vem de uma dinâmica positiva, está em crescimento. Podemos ver o seu trabalho: é uma equipa que não se rende, dá tudo, é solidária, trabalhadora, sabe jogar e vai jogar as suas cartas para vencer. Temos de ser uma equipa capaz de contrariar tudo isso, um SC Braga que tem de apresentar uma versão com muita personalidade, impor o seu jogo e ter o caráter necessário para viver momentos da partida que não estão tanto a nosso favor, ter uma mentalidade forte, saber contornar as adversidades, ser um SC Braga muito motivado e com uma energia muito alta”, disse o treinador.

Carlos Vicens rejeitou o favoritismo. “Não, nada. É um jogo diferente, com uma energia especial, uma final, um dérbi, e o que está para trás de nada serve. Começa 0-0 e temos de ganhar esse direito de tentar vencer o jogo através do esforço, de sermos competitivos, de nunca deixar de sofrer, de lutar, de ter personalidade, de sermos solidários uns com os outros. No fundo, apresentar a nossa melhor versão, com luta e esforço”, finalizou o técnico dos Gverreiros do Minho.