Início Site Página 42

Deputados do PS eleitos por Braga ouvem associações de dadores e alertam para limitações na recolha de sangue

0
© PS
© PS

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Braga reuniram-se com a Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão e com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela para acompanhar a realidade das associações que promovem a dádiva benévola de sangue e avaliar a eficácia das medidas públicas de apoio ao setor.

Os encontros permitiram, segundo os socialistas, “conhecer o trabalho desenvolvido pelas duas entidades, identificar os principais desafios enfrentados pelos dadores e pelas associações e analisar a implementação de medidas aprovadas pela Assembleia da República para incentivar a dádiva de sangue e reforçar a sustentabilidade do sistema nacional”.

Em Vizela, os responsáveis apresentaram números históricos referentes a 2025, com 3.289 inscrições e 2.693 dádivas efetivas, além da captação de 197 novos dadores. Ao longo do ano foram realizadas 49 colheitas e promovidas várias ações de sensibilização junto de escolas, empresas e associações.

Também a associação de Vila Nova de Famalicão destacou resultados positivos, contrariando a tendência de diminuição de dadores registada em várias regiões do país. A instituição continua a apresentar níveis elevados de participação, assumindo-se como uma das principais contribuidoras para as reservas nacionais de sangue.

“Durante as reuniões foram identificados constrangimentos relacionados com a capacidade operacional do sistema de recolha, nomeadamente ao nível dos recursos humanos e logísticos necessários para responder à disponibilidade dos dadores e à crescente mobilização das comunidades. Outro dos temas abordados foi a necessidade de promover a renovação geracional dos dadores. As associações defenderam um maior investimento em ações de sensibilização junto das escolas e uma integração mais consistente da temática da dádiva de sangue nos programas de cidadania e educação para a saúde”, referem.

Os deputados socialistas destacaram ainda “o papel das autarquias como parceiros fundamentais na promoção da dádiva benévola”, sublinhando que “a colaboração entre municípios, escolas, empresas e associações tem sido determinante para criar uma cultura de solidariedade e participação cívica”.

No final dos encontros, os parlamentares assumiram “o compromisso de levar as preocupações identificadas ao plano parlamentar”, defendendo “o reforço da capacidade operacional do sistema nacional de colheita de sangue para garantir que a disponibilidade dos dadores se traduz efetivamente em mais dádivas ao serviço do Serviço Nacional de Saúde”.

Famalicão reúne 500 seniores em convívio na Quinta Pedagógica de Bairro

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

Cerca de 500 seniores das 20 academias que integram a Rede de Academias Seniores de Famalicão vão participar, esta quinta-feira, dia 18 de junho, no 5.º Piquenique das Academias Seniores, iniciativa promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão na Quinta Pedagógica de Bairro.

O encontro contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, a partir das 12h00, e tem como principal objetivo reforçar o convívio, a participação ativa e o combate ao isolamento social da população sénior do concelho.

O programa arranca às 10:00, seguindo-se, pelas 11:00, uma apresentação e ação de sensibilização sobre meios operacionais de socorro dinamizada pela Proteção Civil de Famalicão. Após o almoço partilhado, a tarde será dedicada à música e ao entretenimento, com atuações de vários grupos e tunas seniores do concelho.

Entre os participantes estarão a Tun’ARRA, da Associação de Reformados de Riba de Ave, a Academia Sénior de Lousado, as tunas seniores de Oliveira Santa Maria, Pedome, Seide e Requião, além das Academias de Carreira e Bente e da TUSEFA – Tuna Sénior de Famalicão.

O evento inclui ainda uma exposição de trabalhos manuais produzidos pelos seniores ao longo do ano letivo, evidenciando a criatividade e o envolvimento dos participantes nas atividades promovidas pelas academias.

A Rede de Academias Seniores de Famalicão integra atualmente 20 instituições distribuídas por várias freguesias do concelho, assumindo-se como um importante instrumento de promoção do envelhecimento ativo, da aprendizagem ao longo da vida e da inclusão social da população sénior.

Póvoa de Lanhoso apresenta boas práticas de participação cidadã em conferência internacional da OMS

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

O Município da Póvoa de Lanhoso vai participar na Reunião de Trabalho e Conferência Internacional da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), que decorre até 18 de junho, em Viana do Castelo, sob o tema “Cidades Saudáveis para Gerações Saudáveis: Celebrando 40 Anos de Compromisso e Progresso desde a Carta de Ottawa”.

A autarquia povoense foi uma das selecionadas pelo Secretariado e Comité Científico da OMS para integrar o Pavilhão Português, onde apresentará o tema “Da Voz à Decisão: Uma estratégia Local de Governação Participativa”. A comunicação dará a conhecer diversas iniciativas desenvolvidas no concelho para promover a participação cívica e o envolvimento da comunidade nos processos de decisão.

Entre os projetos destacados estão a Assembleia Sénior, a Assembleia Municipal Jovem, a Semana Jovem das Literacias, o Orçamento Participativo e o Conselho Municipal da Juventude, exemplos de boas práticas que serão igualmente incluídos no Livro de Resumos da conferência internacional.

O encontro reúne representantes políticos e técnicos de municípios integrados na Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS e na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, promovendo a reflexão sobre políticas públicas centradas na saúde, equidade, bem-estar e desenvolvimento sustentável.

A edição deste ano assinala também os 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência internacional que continua a orientar estratégias de promoção da saúde e qualidade de vida. O evento pretende reforçar o compromisso das cidades com a construção de comunidades mais resilientes, inclusivas e preparadas para os desafios futuros.

Póvoa de Lanhoso instala Fan Zone do Mundial no Parque do Pontido

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

A autarquia da Póvoa de Lanhoso disponibiliza um ecrã gigante no Anfiteatro do Parque do Pontido, criando uma Fan Zone aberta ao público para a transmissão dos jogos do Campeonato Mundial de Futebol 2026.

A iniciativa destina-se a todos os adeptos do futebol que desejem acompanhar, em ambiente coletivo, os encontros da competição internacional. Esta noite, a partir das 20:00, será transmitido o jogo entre França e Senegal, um dos destaques da jornada.

O espaço funciona diariamente durante o Mundial, exibindo um dos jogos de cada dia, permitindo aos adeptos viverem a emoção da prova num ambiente de convívio e partilha.

A Fan Zone no Parque do Pontido pretende reforçar a experiência comunitária em torno do futebol, oferecendo acesso gratuito às transmissões e incentivando a participação dos cidadãos.

Barcelos: Jogos do Rio assinalam 25 anos com desporto, animação e convívio junto ao Cávado

0
© Jogos do Rio
© Jogos do Rio

Os Jogos do Rio estão de regresso ao areal de Barcelinhos para celebrar a sua 25.ª edição, mantendo viva uma das iniciativas de verão mais emblemáticas do concelho de Barcelos. Promovido pelos Amigos da Montanha, o evento arranca no próximo sábado e prolonga-se pelos dias 27 de junho e 4 e 11 de julho, com um programa dedicado ao desporto, à animação, ao ambiente e ao convívio junto ao rio Cávado.

Criados em 1999, os Jogos do Rio afirmaram-se ao longo de um quarto de século como uma referência no calendário de atividades do concelho, reunindo participantes de diferentes idades, famílias e visitantes em torno dos valores da atividade física, do fair play e da participação comunitária.

A edição deste ano integra torneios de futebol de praia, voleibol de praia, canoagem, atletismo e orientação, além de insufláveis, piscinas, parede de escalada, oficinas criativas, atividades ambientais e diversas propostas de animação destinadas aos mais jovens e às famílias.

O programa contará ainda com a colaboração de várias entidades e associações locais, entre as quais a Águas de Barcelos, os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, o ginásio Justfitt, o CKAB – Clube Karaté de Barcelos, a Associação Motogalos, a Academia João Capela, a Academia Unlimited, a Escola Pé de Dança e a M.O.VE Dance.

A sessão de abertura está marcada para as 14h15 e incluirá a apresentação das equipas participantes, bem como o hastear da bandeira dos Amigos da Montanha e da Bandeira da Ética, distinção atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude em reconhecimento do trabalho desenvolvido pela associação na promoção dos valores da ética, cidadania e fair play.

Registados atualmente como marca dos Amigos da Montanha, os Jogos do Rio continuam a apostar na valorização do rio Cávado como espaço de lazer e bem-estar, convidando a comunidade a participar numa edição especial que assinala 25 anos de história, desporto e convívio em Barcelinhos.

Cantares ao Desafio prometem animar o São João de Braga no Parque da Ponte

0
© Borguinha de Braga
© Borguinha de Braga

O Parque da Ponte volta a ser um dos palcos das Festas de São João de Braga com a realização de mais uma edição dos Cantares ao Desafio, marcada para o próximo dia 19 de junho, às 21:30.

O evento promete uma noite de muita música popular e animação, reunindo em palco vários artistas bem conhecidos do público. Entre os participantes confirmados estão Borguinha de Braga e Naty, Gonçalo Moreira, Pedro Mendes, Maria Celeste, Daniel Sousa, Liliana Oliveira e Carlos Ribeiro.

A festa contará ainda com a participação de músicos convidados, entre os quais Pereirinha, na concertina, Pereira, Chico Malheiro e Zeca Torres, que prometem dar ainda mais brilho a uma noite dedicada à tradição e à música popular portuguesa.

Os artistas deixaram o convite a toda a população para marcar presença neste espetáculo integrado na programação sanjoanina, prometendo uma noite de convívio, alegria e muita música no coração da cidade.

Os Cantares ao Desafio realiza-se no dia 19 de junho, pelas 21:30, no Parque da Ponte, inserido nas Festas de São João de Braga.

Terras de Bouro: Peregrinação ao Bom Jesus das Mós celebrou fé e a união da comunidade

0
© Carlos Dobreira
© Carlos Dobreira

O Santuário do Bom Jesus das Mós, na freguesia de Carvalheira, em Terras de Bouro, acolheu este domingo a peregrinação da zona pastoral promovida pelo Arciprestado de Amares e Terras de Bouro, numa jornada marcada pela fé, emoção e profundo respeito pelas tradições religiosas.

De acordo com Carlos Dobreira, ativista bracarense que marcou presença no evento religioso, “a celebração distinguiu-se também pela ausência de recurso a pirotecnia, reforçando o ambiente de recolhimento e espiritualidade vivido ao longo de toda a manhã”.

© Carlos Dobreira

Encabeçada pela Fanfarra do Agrupamento 1248 de Moimenta do Corpo Nacional de Escutas, a peregrinação teve início na Igreja Paroquial de Carvalheira e reuniu representantes das diversas paróquias do arciprestado. O cortejo integrou os estandartes paroquiais, os andores do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, autoridades civis e militares, a Banda Filarmónica de Carvalheira e centenas de fiéis.

© Carlos Dobreira

A centenária Banda Filarmónica de Carvalheira voltou a demonstrar a sua qualidade artística, com interpretações de elevado nível das marchas religiosas “Nossa Senhora do Ó”, de Rocha Martins, e “São Martinho”, de Carlos Marques, acompanhando com solenidade todo o percurso.

A cerimónia contou ainda com a presença de diversas entidades, entre as quais membros do Executivo Municipal, representantes da Assembleia Municipal de Terras de Bouro, da Junta de Freguesia de Carvalheira e o presidente da ATHACA.

© Carlos Dobreira

Após a chegada ao santuário, foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo padre João David, missionário espiritano. A celebração foi animada pelo Grupo Coral Interparoquial, sob a direção do diácono José Silva, que proporcionou momentos de grande beleza litúrgica através da interpretação de vários cânticos, com destaque para “A Seara é Grande”, inspirado no Evangelho segundo São Mateus.

A peregrinação terminou com a tradicional procissão até ao monumento do Bom Jesus das Mós, encerrando uma manhã de profunda vivência religiosa que reuniu a comunidade em torno da fé, da oração e da partilha.

Póvoa de Lanhoso: EPAVE inaugura Centro Tecnológico Especializado e reforça aposta na formação

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

A EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave inaugurou, no passado dia 12 de junho, o seu novo Centro Tecnológico Especializado (CTE), um investimento que reforça a qualificação profissional e tecnológica dos jovens da Póvoa de Lanhoso e da região.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, do diretor-geral da EPAVE, Cândido Mendes, e do diretor do Centro de Emprego do Médio Ave, José Pedro Machado, entre outras entidades locais.

Na sua intervenção, Frederico Castro destacou a importância do investimento realizado na modernização das condições de ensino e formação, sublinhando que, somando este projeto ao Centro Tecnológico Especializado da Escola Secundária, o concelho beneficiou de um investimento global na ordem dos dois milhões de euros.

“É dinheiro bem aplicado na comunidade escolar. Vai fazer toda a diferença”, afirmou o autarca, que enalteceu ainda o percurso de 31 anos da EPAVE e a elevada taxa de integração dos seus alunos no mercado de trabalho, superior a 80%.

Por sua vez, o diretor-geral da EPAVE considerou a inauguração um momento marcante para a instituição. Segundo Cândido Mendes, o novo centro permitirá oferecer condições de formação de excelência assentes na inovação tecnológica e numa maior proximidade ao tecido empresarial.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representou um investimento de 1,08 milhões de euros, com uma taxa de execução de 96%. O novo Centro Tecnológico Especializado está direcionado para as áreas da mecatrónica automóvel, eletrónica e automação.

A inauguração incluiu ainda atuações dos alunos, visitas aos novos espaços e equipamentos, intervenções institucionais e o hastear da bandeira roxa, símbolo dos Centros Tecnológicos Especializados.

Vila Verde: Funeral de Nicole Santos realiza-se na quarta-feira em Parada de Gatim

0
DR
DR

O funeral de Nicole Santos, menina de 12 anos de Vila Verde que morreu após ter sido colhida por uma carrinha, realiza-se na quarta-feira.

O velório decorrerá a partir das 15:30 de quarta-feira na Igreja Paroquial de Parada de Gatim. Às 18:00 realiza-se o funeral, indo posteriormente a sepultar no cemitério da freguesia.

Nicole Santos morreu no domingo na sequência das graves lesões sofridas após ter sido atropelada na sexta-feira em Parada de Gatim. A menina tinha sido deixada pelo pai na paragem de autocarro na Avenida de Palmaz e chegou a entrar no transporte, mas voltou a sair ao aperceber-se de que tinha deixado uma garrafa de água na paragem. Ao atravessar a estrada, numa zona sem passadeira, foi colhida por uma carrinha de mercadorias.

Guimarães celebrou Dia Mundial do Dador de Sangue e homenageou voluntários

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Guimarães acolheu este domingo as comemorações nacionais do Dia Mundial do Dador de Sangue 2026, numa iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), que reuniu centenas de dadores, dirigentes associativos, representantes de entidades públicas e cidadãos de vários pontos do país.

Sob o lema “Uma gota de humanidade. Dê sangue. Salve vidas”, o evento prestou homenagem a todos aqueles que, através da dádiva voluntária e regular de sangue, contribuem diariamente para salvar vidas e apoiar milhares de pessoas.

Na sessão oficial, realizada no Pavilhão Multiusos de Guimarães, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, destacou a importância deste gesto solidário e o exemplo de cidadania dado pelos dadores. “Este pequeno gesto dá esperança, confiança e mais tempo a muitas pessoas e famílias. É um gesto simples, mas profundamente humano e muitas vezes decisivo para salvar vidas”, afirmou.

As celebrações tiveram um significado especial ao assinalarem os 40 anos da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães, considerada uma referência nacional nesta área. Com cerca de 5.300 dadores inscritos e perto de 10 mil unidades de sangue recolhidas anualmente, a associação é atualmente a que mais contribui para a dádiva de sangue em Portugal.

Ricardo Araújo enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pela instituição e pelo seu presidente, Alberto Mota, sublinhando que os números alcançados refletem milhares de gestos de solidariedade e compromisso com a vida.

Também presente na cerimónia, Alberto Mota, presidente da FEPODABES, alertou para a importância de promover a dádiva regular de sangue ao longo de todo o ano, defendendo igualmente o reforço dos recursos humanos e profissionais afetos à colheita, de forma a garantir reservas estáveis e seguras para responder às necessidades do sistema de saúde.