Início Site Página 4128

Braga eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto em 2018

0
CM Braga

Braga foi eleita pela ACES Europe (Associação das Cidades Europeias do Desporto) a melhor Cidade Europeia do Desporto em 2018. A distinção será entregue numa cerimónia que se realizará no dia 4 de dezembro em Bruxelas, no Parlamento Europeu.

2018 está a ser um ano de intenso fulgor para Braga e uma oportunidade para mostrar ao país e à Europa todo o dinamismo da cidade a nível desportivo. A par das infra-estruturas existentes na cidade e dos muitos praticantes federados nas mais diversas modalidades, Braga é também reconhecida pelos milhares de atletas amadores que diariamente usam o desporto como forma de promoção da sua qualidade de vida e do seu bem-estar, com esta distinção a confirmar todo o potencial da cidade.

O objetivo é que o trabalho desenvolvido durante este ano tenha continuidade e seja um legado para o futuro dos bracarenses e um estímulo à prática desportiva para a generalidade da população.

Até ao momento já foram mais de 500 as atividades realizadas no âmbito da Cidade Europeia do Desporto. Com a atribuição deste título de melhor Cidade Europeia do Desporto, Braga é reconhecida como exemplo europeu na promoção do desporto e no desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, com benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação.

São diversas modalidades que têm vindo a fazer parte do vasto programa da Cidade Europeia Desportiva, que não contempla apenas a vertente desportiva e privilegia a criação de uma grande dinâmica entre o desporto escolar e o desporto informal, envolvendo toda a população.

Braga vai ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2020

0
CM Braga

A cidade de Braga vai ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2020. A decisão foi tomada esta segunda-feira, 29 de outubro, numa reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico para a Educação e Cultura, que decorreu em Guimarães.

Braga sucede assim a Santa Maria da Feira que este ano ostenta este título. A decisão obteve unanimidade dos municípios presentes, que foram desafiados a enviar contributos para a programação, dando assim a oportunidade a novas dinâmicas culturais com os municípios do Norte de Portugal e da Galiza. Além de Santa Maria da Feira, também Vila Nova de Gaia em 2009, Viana do Castelo em 2011, Ourense em 2014 e Matosinhos e Vila Real em 2016 acolheram a Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

“Braga, pela importância histórica e cultural que detém no seio do Noroeste Peninsular, justifica plenamente o acolhimento deste importante certame ibérico”, sublinhou Lídia Dias, que representou o Município de Braga neste encontro, acrescentando que “poderá potenciar dinâmicas que funcionarão como ensaio para uma organização maior como é a Capital Europeia da Cultura 2027”.

A vereadora da Cultura reforçou a ideia de que o Município de Braga pretende afirmar a Cultura como “prioridade no âmbito da ação municipal”, opção confirmada pela “declaração de Braga como Cidade Media Arts da UNESCO” e pela “ambição de ser Capital Europeia da Cultura em 2027”.

“O acolhimento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico torna-se um passo determinante no processo de envolvimento da comunidade numa crescente dinâmica de criação e fruição cultural”, acrescentou Lídia Dias.

A programação, que será publicamente apresentada em junho do próximo ano, decorrerá entre 8 de fevereiro e 28 de novembro de 2020. Certo será o regresso do jazz a Braga, numa das iniciativas propostas, além de um evento centrado exclusivamente na arte urbana, que tem como pretensão levar a Cultura às periferias. Entre as propostas apresentadas está também o programa “Braga no Eixo”, que tem como objetivo levar os projetos culturais bracarenses em itinerância pelos municípios que integram o Eixo Atlântico.

O Município tem ainda como propósito criar um legado permanente desta “capitalidade” através da criação de um Jardim devotado ao Eixo Atlântico, além de uma galeria onde estarão expostas todas as obras premiadas das sucessivas edições da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Recorde-se que o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular constitui uma Associação transfronteiriça de Municípios, de direito privado, sem fins lucrativos que configuram o sistema urbano da euro-região Galiza-Norte de Portugal. Esta associação baseou-se no Convénio-Marco sobre cooperação transfronteiriça entre comunidades ou autoridades territoriais de 1990. Neste momento, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, preside à Assembleia Geral do Eixo Atlântico.

2.000 pessoas juntaram-se em Braga contra o AVC

0
Braga TV

Cerca de 2.000 pessoas participaram, na manhã deste domingo, na 5ª edição da Corrida e Caminhada Vital contra o AVC, iniciativa que visou alertar e sensibilizar a população sobre o AVC e a sua prevenção através da prática de atividade física e hábitos de vida saudáveis.

Apesar do Acidente Vascular Cerebral (AVC) estar a decrescer ao longo dos anos em Portugal, continua a ser a principal causa de morte. “O AVC tem vindo a decrescer a sua incidência, mas continua a ser o principal fator de risco de morte e de morbilidade em Portugal. É muito importante que as pessoas adotem estilos de vida saudáveis, uma boa alimentação e que combatam o sedentarismo”, explicou Jorge Maia Gomes, administrador executivo do Hospital de Braga.

Reconhecer os primeiros sinais de um AVC e intervir rapidamente pode minimizar os danos que provoca. “Há um fator muito importante que é a rapidez de intervenção, quando se deteta precocemente os primeiros sinais de um Acidente Vascular Cerebral. Há determinados sintomas como o braço descaído, dificuldade a falar ou o desvio da face, que têm de ser rapidamente intervencionados e é muito importante que as pessoas acorram ao Hospital o mais rápido possível para serem tratadas devidamente”, reforçou Jorge Maia Gomes.

Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, marcou presença nesta iniciativa onde mostrou a sua satisfação por Braga ser uma cidade cada vez mais ativa. “Tudo aquilo que o Município tem feito em termos de promoção do desporto está a resultar e Braga está cada vez mais ativa. Há cada vez mais pessoas a correr e, sobretudo, mais pessoas a caminhar, que são futuramente aqueles que irão correr. Esta corrida e caminhada contra o AVC tem uma mensagem muito especial que é  prevenir e saber como devemos proceder em caso de um AVC. Portanto, o slogan ‘Correr mais rápido que um AVC’ faz todo o sentido e espero que as pessoas, além da prática desportiva que hoje realizam, estejam atentos e se tentem informar daquilo que podem fazer para que esta doença consiga atingir cada vez menos portugueses”, salientou a vereadora.

O Hospital de Braga recebe anualmente cerca de 700 casos de AVC, 600 dos quais através da Via Verde AVC – sistema de encaminhamento que permite um tratamento mais rápido e eficaz da doença.

A quinta edição da Corrida e Caminhada vital contra o AVC foi organizada pelo Hospital de Braga conjuntamente com a Sociedade Portuguesa do AVC, o Município de Braga Braga, o Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho e a Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar.

https://www.facebook.com/BragaaTV/videos/1913801988712495/

Braga ganha jardim sensorial

0
Braga TV

A ADOC – Associação de Ocupação Constante inaugurou, na manhã desta sexta-feira, um jardim sensorial em Braga aberto à comunidade, mas com maior enfoque para pessoas com necessidades especiais. Localizado no jardim da antiga Escola Francisco Sanches, o “Sen Garden” permite a todos que o visitem, estimular os cinco sentidos através do contacto com a natureza.

Michaela Kelomenova e Lucy Kelomenova, voluntárias eslovacas do programa “Erasmus+”, ajudaram a ADOC na construção deste jardim que contém diversas plantas, bem como outros elementos reciclados, com características exploradas pelos cinco sentidos do corpo humano. “Fizemos este jardim com a ajuda de muitos voluntários de vários países e culturas e, por isso, agregamos um pouco de nós neste jardim. Juntámos a natureza e a reciclagem para apurar os sentidos, pois queremos criar um jardim sensorial e acessível. As pessoas que o visitarem podem encontrar aqui muitas coisas que apuram a visão, o tato, o olfato, a audição e o paladar”, explicou Michaela Kelomenova.

Lucy Kelomenov destacou que “as pessoas podem encontrar plantas aromáticas, frutos, morangueiros, abóboras e outros elementos como espanta-espíritos, um mini-golfe e queremos, ainda, construir um pequeno lago. Queremos melhorar e diversificar ainda mais o jardim”.

A falta de tempo e as condições climatéricas impossibilitaram os voluntários de apresentarem um jardim sensorial com mais diversidade. “Esta é uma primeira abordagem ao jardim sensorial que nós pretendemos. Gostaríamos de apresentar muito mais, mas não foi possível porque o tempo foi muito curto. Queremos aumentar esta área e criar mais pontos de interesse para despertar os sentidos e, para isso, temos de fazer mais e melhor todos os dias para fazer disto um ponto de relaxamento, de conhecimento e, acima de tudo, de descoberta”, afirmou José Santo, presidente da ADOC.

De acordo com o vice-presidente da associação, Leonardo Silva, este jardim tem como objetivo acrescentar o conhecimento dos seus visitantes. “Este jardim é muito importante para todas as pessoas e, numa perspetiva inclusiva, para todos as pessoas de baixa visão ou com outras dificuldades, virem cá visitar o jardim, contactar diferentes sons, cheiros, plantas, ou seja, acrescentar algo ao seu conhecimento. É uma mais-valia que este espaço ganha e um ponto de visita. É um espaço agradável localizado dentro da cidade e que pode proporcionar momentos muito bons”, salientou Leonardo Silva.

A ADOC tem vários projetos através do programa “Erasmus+” e é através desse programa que a associação tem recebido vários voluntários de diversos países que ajuda a associação nas diversas atividades que desenvolve. “Temos recebido muitos voluntários estrangeiros que estão cá a estudar e querem fazer voluntariado, inclusive alunos do Brasil e do Paquistão. Tivemos voluntários da Turquia que têm vindo ao longo deste ano para desenvolver a sua atividade através deste programa. No caso destas jovens da Eslováquia, vieram fazer um serviço voluntário europeu de longa duração e ajudaram-nos na construção do jardim, nas rotas culturais para mobilidade reduzida e noutras atividades interculturais”, explanou Raquel Macedo, coordenadora de projetos da ADOC.

Na ocasião, a coordenadora deixou o agradecimento a João Pires, presidente da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, pelo apoio financeiro para a construção do Sen Garden.

Raquel Macedo destacou também as parcerias com a União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e a Junta de Freguesia de S. Victor, bem como os privados que têm contribuído com as quotas da associação.

Os interessados em visitar o Sen Garden terão de inscrever-se através do e-mail: [email protected].

https://www.facebook.com/BragaaTV/videos/1288027194673589/

Campeões de Braga homenageados na V Gala do Desporto

0
Braga TV

O Município de Braga homenageou, pelo quinto ano consecutivo, os atletas, dirigentes, treinadores e árbitros que se destacaram ao longo da época 2017/2018, numa gala que encheu o Auditório do Altice Forum Braga.

Também o melhor evento desportivo, realizado este ano, teve o seu reconhecimento na V Gala do Desporto, evento elegido pelos bracarenses, que aceitaram o repto lançado pelo Município para participarem nesta gala.

Ao todo foram 93 os galardoados pelo Município que ao longo da época destacaram-se meritoriamente a nível nacional e internacional, em prol de uma modalidade, de um clube, de uma cidade ou do próprio país.

Andreia Sousa, da Associação de Futebol de Braga, venceu o prémio de melhor árbitro, enquanto que Jorge Braz, selecionador de Futsal, venceu como melhor treinador. O júri também distinguiu Luís Botelho, presidente do Hóquei Clube de Braga, como melhor dirigente desportivo.

No ano em que Braga ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto, os bracarenses elegeram a Final Four da Taça CTT como o melhor evento desportivo, categoria que integrava a Festa Nacional de Ginástica, a 80ª Volta a Portugal, a 39ª Rampa Internacional da Falperra, o I Open de Ténis de Braga e o Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário.

Prémio de Mérito e Excelência

O momento alto da V Gala do Desporto decorreu no final do evento com a entrega do prémio de Mérito e Excelência, atribuído este ano à professora Maria Alice Torres, pela sua vida dedicada ao desporto.

Maria Alice Torres, na sua juventude, representou o ABC de Braga, competindo no âmbito federado e escolar em voleibol, atletismo, andebol e badminton.

Em Lisboa concluiu a sua formação académica, cidade onde representou o Sporting CP, em atletismo, e o SL Benfica, em voleibol, somando vários títulos nacionais em ambas as modalidades. De regresso a Braga, fundou as secções de atletismo e voleibol feminino do SC Braga.

Destacando-se desde cedo, investindo no Associativismo juvenil, em 1973 fundou o grupo federado de badminton no Colégio Teresiano, que teve durante largos anos a hegemonia nacional de badminton juvenil, sendo a percursora desta modalidade na cidade de Braga.

Em 1985 criou a secção de atletismo federado da Escola André Soares (Grupo Desportivo André Soares – GDAS), onde funcionou uma verdadeira escola de formação desportiva. Foram muitos os atletas que se distinguiram, a ponto de se assumirem entre os melhores nacionais do atletismo juvenil, tendo ainda alcançado a primeira divisão nacional nesta modalidade.

Numa carreira de 40 anos dedicada ao ensino, lecionou Educação Física no Liceu D. Maria II, Escola Carlos Amarante, Escola Francisco Sanches, Colégio Teresiano e Escola André Soares. Enquanto treinadora marcou presença no voleibol e atletismo do SC Braga e na Escola Carlos Amarante, e, no badminton, no Colégio Teresiano e SC Braga.

https://www.facebook.com/BragaaTV/videos/331654030715816/

Mais de 3.000 pessoas caminharam em Braga na luta contra o cancro da mama

0
Braga TV

Mais de 3.000 pessoas caminharam e coloriram de rosa as ruas do Centro Histórico de Braga, numa marcha solidária, que se realizou na manhã deste domingo, na luta contra o cancro da mama.

De acordo com Paulo Morais, presidente da associação “Rosa Vida” e coordenador-geral de Apoio ao Doente Oncológico, a Pink Run de Braga já ganhou relevância nacional. “A Pink Run começou timidamente com 80 pessoas e nesta quinta edição já contam com mais de 3.000 participantes. Já no ano passado, Braga esteve em grande destaque com a realização de um desfile de qualidade com Elsa Barreto, onde participaram doze modelos internacionais e doze senhoras mastectomizadas, que vestiram os coordenados ajustados, mas mostraram que a mulher, mesmo passando por esta luta, pode continuar a ser feminina e até estar numa passarelle internacional”, disse Paulo Morais.

Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, marcou presença nesta iniciativa, onde regozijou-se com a sensibilidade dos bracarenses em participar nesta marcha solidária. “É com muito orgulho e muita alegria que vejo que sempre que os bracarenses são chamados, são solidários e hoje é notório ver tanta gente aqui para fazer esta caminhada. É fundamental enraizar os bracarenses para os hábitos de vida saudável e  para a prática de atividade física. É sem dúvida o nosso grande objetivo”, esclareceu a vereadora.

A Pink Run está inserida no programa Outubro Rosa e tem como objetivo angariar fundos para a associação “Rosa Vida” que presta apoio a doentes oncológicos em situação de grave carência económica.

https://www.facebook.com/BragaaTV/videos/2236941376583275/

Cirurgiões espanhóis realizaram remoção total de estômago por laparoscopia no Hospital de Braga

0
Hospital de Braga

Três especialistas em Cirurgia Geral do Centro Hospitalar Geral de La Mancha, em Espanha, realizaram este sábado no Hospital de Braga, uma cirurgia de remoção total de estômago através de laparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva. A cirurgia ao vivo, transmitida em direto para os auditórios do Hospital, foi o ponto central do Workshop de Gastrectomia Laparoscópica, organizado pela Unidade Funcional Gastro-Esofágica do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga.

A equipa, liderada pelo cirurgião espanhol Carlos Moreno-Sanz, uma referência internacional na área da cirurgia laparoscópica, diretor do Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar Geral de La Mancha e Presidente do Capítulo de Cirurgia Endoscópica da Sociedade Espanhola de Cirurgiões, foi convidada pelo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga, pela sua vasta e reconhecida experiência na cirurgia minimamente invasiva.

De acordo com o cirurgião António Gomes, responsável pela Unidade Funcional Gastro-Esofágica do Hospital de Braga “o objetivo da realização deste Workshop, que traz a Portugal uma equipa com muita experiência laparoscópica gástrica, é a partilha de conhecimento que permite aos cirurgiões evoluírem na técnica laparoscópica” e acrescentou “esta técnica é gold standard no tratamento de certas patologias e no caso do cancro gástrico, tendencialmente, vai sendo uma opção, embora ainda não se possa afirmar como a única técnica a utilizar.”

Como procedimento minimamente invasivo, a laparoscopia traz inúmeras vantagens para o paciente “menor dor no pós-operatório, reduzido tempo de internamento e mais rápida recuperação”, rematou o cirurgião.

Hospital de Braga alertou para o cancro da mama

0
Hospital de Braga

Com o objetivo de sensibilizar para a prevenção do cancro da mama e promover a integração da pessoa que luta contra esta doença, o Hospital de Braga promoveu hoje um dia especial para utentes, familiares e profissionais de saúde.

A programação englobou uma ação de sensibilização, um workshop de auto-maquilhagem para doentes oncológicas e uma palestra que pretendeu promover a partilha de experiências junto daqueles que estão a passar pela doença.

Alertar para um diagnóstico precoce e consciencializar a população para a importância da prevenção do cancro da mama foram os objetivos primordiais da ação de sensibilização promovida, na Entrada Principal, por Enfermeiras da Unidade de Senologia do Hospital de Braga. Fátima Rocha, Enfermeira chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga, referiu a importância de “todas as pessoas, independentemente da idade, conhecerem o seu corpo e estarem atentas a qualquer alteração”. A Enfermeira Chefe deixou, ainda, alguns conselhos à população para a prevenção desta doença. “Não consumir bebidas alcoólicas, praticar exercício físico, manter o peso adequado, realizar a mamografia de rastreio e consultar regularmente o seu médico” são passos importantes para levar uma vida mais saudável e, assim, contribuir para prevenir esta patologia.

Por sua vez, o workshop de auto-maquilhagem, promovido em parceria com o Centro de Fomação Die Apfel e ministrado por maquilhadoras da Perfumes & Companhia, pretendeu transmitir conhecimentos sobre técnicas de maquilhagem que permitem esbater os efeitos da doença, de forma a melhorar a imagem da doente e, consequentemente, contribuir para o seu processo de recuperação. De acordo com Fátima Rocha, “a imagem acaba sempre por ser uma questão sensível para as mulheres, família e sociedade”, sendo, por isso, “muito importante esta ação uma vez que permite dotar as utentes de mecanismos para viverem melhor com elas próprias”.

Para além do contributo no sentido de melhorar a imagem das doentes, esta programação pretendeu também abordar a importância da componente psicológica nas várias fases da doença. Através da palestra “Cancro da mama: a partilha de um desafio”, ministrada por Cristina Lopes, Psicóloga do Hospital de Braga, pretendeu-se abordar a importância do acompanhamento psicológico ao logo das várias fases da doença, e ainda, fomentar a partilha de experiências junto de utentes e cuidadores. Esta conversa teve como propósito, através da partilha de experiências, “contribuir para fomentar o apoio mútuo entre as pessoas que estão a passar pela doença e assim ajudar a desenvolver o chamado espírito de luta”, referiu Cristiana Lopes. A Psicóloga deixa uma mensagem a quem esteja a passar pela doença. “Não se isolem, não deixem de partilhar os vossos medos, de procurarem os vossos amigos e nunca desistam dos vossos objetivos”, reforçando que uma “atitude positiva é muito importante para encarar a doença”.

O dia terminou com o “Chá Rosa”, um lanche convívio, que reuniu utentes, familiares e profissionais de saúde.

Esta programação insere-se na iniciativa “Outubro Rosa”, uma parceria que une Câmara Municipal de Braga, Hospital de Braga, Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Movimento Vencer e Viver e Rosa Vida/Gabinete de Apoio Oncológico.

Cortejo Etnográfico “Tradições d’Outrora” marcou último dia do Festival Universitário de Música Popular

0
Braga TV

Braga recebeu este fim de semana o vigésimo Festival Universitária de Música Popular. A decorrer desde sexta-feira, o evento de cariz popular decorreu na Avenida Central com várias atuações que animaram o centro da cidade.

O ponto alto do evento aconteceu na tarde deste domingo com o desfile etnográfico ‘Tradições d’Outrora’ onde participaram o Grupo Folclórico da Universidade do Minho, o Grupo Folclórico da Região do Vouga (Águeda), o Rancho Típico da Amorosa (Leça da Palmeira) e o Grupo Etnográfico de Areosa (Viana do Castelo).

https://www.facebook.com/BragaaTV/videos/242902713044427/

465 Bombeiros desafiaram a sua capacidade física no Escadório do Bom Jesus do Monte

0
Braga TV

O Escadório do Bom Jesus do Monte recebeu esta manhã a 2ª edição do ‘Bombeiro de Elite’, prova que já conquistou um lugar de destaque a nível nacional e internacional. Entre os bombeiros nacionais de corporações profissionais e voluntárias, participaram elementos vindos de Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e Polónia.

Bruno Carvalho, Bombeiro Voluntário de Vizela, já participou na edição do ano transato, referindo que a iniciativa serve não só para testar a capacidade física, mas também para conviver e conhecer outros bombeiros de todo o país. “Este ano, como há um alargamento maior e não há limites de inscrições e de idades, houve mais disponibilidade para o nosso corpo trazer mais gente e, por isso, temos 14 elementos a competir. O ‘Bombeiro de Elite’ acaba por ser um incentivo aos bombeiros para a preparação física, pois lutamos no dia a dia no nosso trabalho”, rematou.

Já Salvador Gonçalves, Bombeiro Voluntário de Riba de Ave, participou este ano pela primeira vez onde acabou por reencontrar colegas do sul do país. “É a primeira vez que estou a participar e espero chegar ao topo. Esta iniciativa acaba de ser benéfica porque junta muita massa de bombeiros e nota-se que estão a ficar cada vez mais preparados fisicamente para poder exercer as suas funções com mais operacionalidade e robustez. Além da prova, acabamos sempre por conhecer e reencontrar outros bombeiros conhecidos desta época florestal”, finalizou.

Foram 465 bombeiros que subiram os 566 degraus do Bom Jesus, equipados com cerca de 30kg, numa prova de resistência, cujo objetivo é percorrer 615 metros, com desnível positivo de 116 metros.

https://www.facebook.com/BragaaTV/videos/2513406208686050/