Início Site Página 4101

Projeto “Pão de Lázaro” oferece pequeno-almoço aos sem-abrigo de Braga

0
Braga TV

A Arquidiocese de Braga, através da Associação dos Hospitalários de São Lázaro, serve diariamente o pequeno-almoço a pessoas sem-abrigo. O projeto “Pão de Lázaro” decorre das 8h00 às 9h30, nas instalações da Igreja dos Terceiros, na Rua do Castelo, ao longo de todo o ano.

Ali, os sem-abrigo são recebidos de forma calorosa pelos voluntários que lhes asseguram uma refeição quente e um momento de convívio.

“É com muito gosto que aqui estamos. Cada dia há uma equipa diferente para dar o apoio aos sem-abrigo e a toda a gente que precisa. Eles gostam de falar connosco e às vezes até nos pedem opiniões. Já conseguimos arranjar um emprego a uma senhora que vem cá tomar o pequeno-almoço. Dentro dos possíveis, nas nossas possibilidades, fazemos o melhor”, explica Zulmira Castro, voluntária envolvida no projeto “Pão de Lázaro”.

O “Pão de Lázaro” partiu de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, que decidiu colmatar esta lacuna  existente na cidade de Braga.

“Foi um projeto que começou por um desafio de D. Jorge, nosso Arcebispo, que verificou que não havia nenhuma resposta nesta área do pequeno-almoço. Há várias instituições em Braga que operam no apoio aos sem-abrigo, mas não havia pequeno-almoço. Começámos na dúvida se seria uma resposta que faria sentido e temos visto que sim. Desde há seis meses que já temos uma média de 1900 pequenos-almoços servidos”, refere Jorge Teixeira da Associação dos Hospitalários de São Lázaro.

O pequeno-almoço é assegurado com a ajuda de empresas que fornecem géneros alimentares, no entanto, Jorge Teixeira confessa que há carência de outros produtos para poderem diversificar o pequeno-almoço. “Contamos com a ajuda de empresas que nos dão alguns géneros alimentares, mas outros têm de ser comprados por nós, pelos Irmãos da Associação, que nos cotizamos para comprar. Por isso, apelamos a quem nos puder ajudar com outros géneros para servirmos o pequeno-almoço que neste momento é composto de leite, cevada, pão com doce, manteiga e fruta. Aliás, neste momento temos necessidade de manteiga, pão e cevada que são comprados com as esmolas da Associação dos Hospitalários de São Lázaro. Se conseguíssemos a ajuda de empresas voluntárias que pudessem fornecer outros géneros como queijo ou fiambre, seria muito bem-vindo. Diversificávamos o pequeno-almoço e, ao mesmo tempo, essas empresas poderiam ser nossas associadas nesta missão de bem fazer”, sublinha.

Jorge Teixeira ressalva que na cidade de Braga existem outras pessoas desfavorecidas que também merecem uma atenção especial, e apela à população que tenha conhecimento de casos semelhantes, que as direcione para o Pão de Lázaro. “Verificámos que muitas vezes vêm pessoas que não são sem-abrigo. É outra franja de pobreza que também temos de estar muito atentos, porque são pessoas que têm muito poucos rendimentos e pagam imenso de renda de casa ou de quarto. Por isso, se as pessoas souberem de alguém que esteja a pedir ou alguma pessoa que seja sem-abrigo, pode dizer que nós estamos aqui todos os dias nas instalações ao lado da Igreja dos Terceiros. As pessoas podem cá vir pois não serão expostas. Não pedimos identificação, nem fazemos perguntas”, garante Jorge Teixeira.

O “Pão de Lázaro” está de portas abertas para ajudar não só os sem-abrigo como também pessoas que estão a atravessar dificuldades.

A Associação dos Hospitalários de São Lázaro deixa o apelo à população e empresas para associarem-se a esta causa no apoio ao “Pão de Lázaro” com géneros alimentares.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/752923811799106/

Braga vai ter magusto à moda antiga

0
José Carneiro

A Rusga de São Vicente volta a realizar no próximo domingo, dia 10 de novembro, a partir das 15h30, um magusto à moda antiga no centro da cidade de Braga.

“A Rusga Desce ao Terreiro” vai levar para o terreiro da Torre de Menagem um magusto típico de outros tempos, que contará com cantigas populares e religiosas, a reposição do “Amentar das Almas” e saltos à fogueira.

A população está convidada a reviver esta tradição.

Expo Animal de Braga com mais de 1600 animais em exposição

0
InvestBraga

A Expo Animal está de regresso a Braga para uma edição “memorável”. Este fim de semana, mais de 1600 animais, entre cães, gatos e animais exóticos, dão corpo à maior edição do certame com uma clara aposta no panorama internacional.

Com mais de 15 países representados e 38 expositores nacionais e estrangeiros, a Expo Animal espera atrair mais de dez mil visitantes ao Altice Forum Braga onde, além de exposições, concursos e demonstrações, o evento conta ainda com atividades lúdico-pedagógicas que prometem fazer as delícias de pequenos e graúdos.

Organizado pela InvestBraga, em colaboração com o Clube Português de Canicultura e o Clube Português de Felinicultura, o evento já alcançou o estatuto de relevo além-fronteiras contando com a “confiança” da FCI – Federação Cinológica Internacional. “Estamos perante a edição mais internacional da Expo Animal. É uma das exposições de maior relevância no setor a nível mundial e, como exemplo disso, são os vários concursos e exposições nacionais e internacionais que serão avaliados por juízes de renome oriundos de vários países”, referiu Carlos Silva, administrador da InvestBraga, acrescentando que este tipo de exposições “traz uma grande dinâmica económica a Braga e é um bom promotor turístico para a cidade e para a região”.

Com uma área de mais de 7.800 m2, esta exposição irá reunir mais de 1300 cães, cerca de 200 gatos e animais exóticos em exposição, mas também um leque diversificado de expositores, com produtos e serviços para a canicultura, felinicultura e animais exóticos, nomeadamente nas áreas de alimentação, higiene, bem-estar e saúde. Nesta edição estarão em competição 130 troféus nos concursos caninos com nove juízes internacionais e 52 troféus nos concursos de felinos, com três juízes estrangeiros.

Trata-se de um evento dedicado a todos os animais de companhia, mas também contará com a presença de vários animais exóticos como cobras, iguanas, tarântulas ou escorpiões e haverá ainda, demonstrações e espetáculos protagonizados pela Aquashow que estará em Braga com várias espécies de aves exóticas.

A Expo Animal decorre sábado e domingo com o horário das 10h00 às 19h00. As crianças com menos de 3 anos de idade têm entrada livre, sendo que o preço do bilhete para as crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos é de 1,50 euros. O bilhete de adulto ou com idade superior a 11 anos cifra-se nos 3,50 euros.

O programa pode ser consultado em http://bit.ly/programa-expoanimal2019  e os interessados poderão adquirir os bilhetes nas bilheteiras do Altice Forum Braga ou online em http://bit.ly/bilhetes-expoanimal2019.

Aveleda vai oferecer castanhas e vinho à população

0
Braga TV

O Parque de Merendas de Aveleda, em Braga, vai receber no próximo domingo, 10 de novembro, a partir das 15h00, um magusto convívio.

Organizado pela “Associação Mexer Aveleda”, em parceria com a União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, o evento tem como objetivo unir a população numa tarde de convívio onde não faltarão castanhas assadas e vinho, bem como animação musical a cargo do grupo “Amigos das Concertinas”.

AGERE inicia campanha de adesão ao débito direto e fatura eletrónica

0
CM Braga

A AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga lançou, esta terça-feira, uma campanha de adesão gratuita ao débito direto e fatura eletrónica.

Com esta medida, a “AGERE pretende sensibilizar os munícipes para a importância da vertente ambiental e, neste caso concreto, para a necessidade de reduzir o uso do papel”, explicou Rui Morais, administrador da empresa. “Com esta campanha, que estará em vigor até ao final do ano, pretendemos recompensar os clientes que aderirem aos serviços digitalizados, contribuindo assim para a responsabilidade ambiental. A adesão não tem qualquer custo e é uma solução cómoda e simples para efetuar os pagamentos”, acrescentou.

No lançamento desta iniciativa, Rui Morais revelou ainda que já a partir da próxima semana serão colocadas mil novas papeleiras no centro da cidade. Segundo o administrador da AGERE, as novas papeleiras possuem um cinzeiro incorporado e um depósito para as beatas.

Como aderir à campanha

A adesão ao débito direto e fatura eletrónica é um processo simples. Todos os interessados devem dirigir-se aos Balcão de Atendimento da AGERE (Largo do Pópulo), à Loja do Cidadão ou à pop-up store Visit Braga, situada junto à Arcada.

Para um processo ágil e sem demoras, a AGERE recomenda que os clientes se façam acompanhar de uma fatura da água e do comprovativo de IBAN. Os clientes que efetuarem a sua adesão ao serviço terão acesso a uma oferta de uma garrafa de vidro e um saco de pano reutilizável.

Os clientes que já tenham aderido a serviço poderão levantar também os seus brindes, devendo para tal dirigir-se aos balcões de atendimento da AGERE e indicar os seus dados de cliente.

O regulamento da campanha, assim como os termos e condições estão disponíveis para consulta no portal da AGERE em www.agere.pt.

“Braga à Lupa” dá a conhecer confeção das papas de sarrabulho

0
DR

As papas de sarrabulho são um dos pratos mais originais da culinária portuguesa. Oriundas da região do Minho, as papas são confecionadas com sangue de porco, carnes de galinha, carnes de vaca, carnes e miúdos de porco, salpicão, chouriço e pão, tudo temperado com cominhos, limão, sal e pimenta.

Esta iguaria será dada a conhecer em mais uma sessão do “Braga à Lupa”, que se realiza no dia 18 de novembro, às 21h30, na Casa Pimenta, situada na Praça Conde de Agrolongo.

Os convidados desta sessão serão Cláudia Gonçalves da Casa Pimenta e do gastrónomo Agostinho Peixoto.

A sessão é de participação livre, implicando uma inscrição prévia para [email protected] devido à limitação de espaço do local.

Dia de Todos os Santos enche cemitérios com flores e velas em Braga

0

O Dia de Todos os Santos é celebrado hoje, dia 1 de novembro, em todo o país, principalmente pelos católicos onde as famílias e amigos vão homenagear os seus entes queridos aos cemitérios.

Todos os anos, esta romaria antecede o Dia dos Fiéis Defuntos devido ao Feriado Nacional e transforma os cemitérios do concelho de Braga em autênticos jardins floridos.

Este é um dia diferente, pois os cemitérios têm um maior fluxo de visitantes e as campas cobertas de flores coloridas. Ao anoitecer, o destaque vai para a grande luminosidade das centenas de velas acesas para iluminar as almas dos defuntos.

Esta tradição foi instaurada pela Igreja Católica em 609 pelo Papa Bonifácio para recordar os que já partiram.

Hospital de Braga realiza Tertúlia para Cuidadores Informais

0
DR

Para assinalar o Dia do Cuidador, comemorado a 5 de novembro, o Hospital de Braga promove a tertúlia “Olhar para o Cuidador”, dirigida a cuidadores informais e profissionais da área da saúde.

Esta iniciativa, que pretende promover um momento de partilha sobre questões fundamentais que envolvem cuidadores e profissionais de saúde, decorrerá nos auditórios do Hospital de Braga entre as 10h00 e as 11h30. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A criação do Estatuto do Cuidador Informal, as respostas existentes na sociedade, o trabalho de equipa entre os diferentes profissionais de saúde, o desgaste psicológico e a articulação entre a vida pessoal e profissional do cuidador, assim como a partilha na primeira pessoa da experiência de ser cuidador informal, são alguns dos temas a abordar neste evento.

Num ambiente de conversa informal Elisabete Dias Pinheiro, Enfermeira Chefe do Serviço de Ortopedia e Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Braga, irá moderar um painel de convidados que conta com a presença de Ângela Gomes, Assistente Social do Hospital de Braga, Pedro Morgado, Psiquiatra do Hospital de Braga, Manuela Gomes e Clara Afonso, Cuidadoras Informais, Joana Araújo, Técnica de Apoio Social na Câmara Municipal de Braga e Presidente da Associação de Cuidadores Familiares e Amigos de Braga, Manuela Martins e Carla Fernandes, da Escola Superior de Enfermagem do Porto e coautoras do jogo de tabuleiro “Dar Voz aos Cuidadores”.

Esta tertúlia pretende, assim, dar voz aos cuidadores e aos profissionais de saúde que diariamente tentam encontrar respostas e soluções no apoio aos cuidadores informais.

Expo Animal regressa a Braga em novembro

0
InvestBraga

O Altice Forum Braga recebe no dias 9 e 10 de novembro a 6ª edição da Expo Animal. Organizada pela InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica, em colaboração com o Clube Português de Canicultura e o Clube Português de Felinicultura, este evento é dedicado a todos os animais de companhia.

A organização pretende reunir, no Altice Forum Braga, um considerável número de cães, gatos e animais exóticos em exposição, mas também um leque diversificado de expositores, com produtos e serviços para a canicultura, felinicultura e animais exóticos, nomeadamente nas áreas de alimentação, higiene, bem-estar animal, saúde e imprensa especializada.

Os bilhetes custam entre 1,50 a 3,50 euros e podem ser adquiridos em: http://bit.do/fftV7.

Mais informações em: https://www.facebook.com/events/837417049960488/.

Arrancou hoje o tradicional Mercado das Flores

0
Braga TV

Decorre até à próxima sexta-feira, 1 de novembro, o tradicional Mercado das Flores, iniciativa que integra as celebrações religiosas relativas ao Dia dos Fiéis Defuntos e Dia de Todos os Santos.

As vendas decorrem entre as 7h30 e as 19h30 desta quarta e quinta-feira, com a exceção do dia 1 de novembro, último dia do Mercado, em que as vendas encerram às 13h00.