Início Site Página 4099

Alunos de Braga ajudam a plantar 110 mil árvores para celebrar o Dia da Floresta Autóctone

0
CM Braga

O Movimento Terra de Esperança, promovido pela Fundação Galp, em parceria com a ANEFA, vai assinalar, durante a próxima semana, o Dia da Floresta Autóctone com um conjunto de iniciativas de florestação que incluirá a plantação de cerca de 110 mil árvores em 14 Municípios de Norte a Sul de Portugal.

As ações, que já estão em curso, prolongam-se até 23 de novembro, e vão envolver a colaboração de mais de 4.500 alunos de escolas e associações dos Municípios de Braga, Cascais, Torres Vedras, Mangualde, Monção, Manteigas, Celorico da Beira, Castelo de Vide, Évora, Mértola, Alcobaça, Lagos, Sardoal e Fornos de Algodres.

Em Braga, a iniciativa contará com o maior contigente de voluntários: serão mais de 1.300 alunos de cerca de três dezenas de escolas de Braga, Escudeiros, Celeirós, Vimieiro, Palmeira, Fradelos, Priscos, Aveleda, Guisande, Fradelos e Tadim, a que se juntarão ainda a Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha.

O Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro, foi criado com o objetivo de promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, contribuindo para a preservação e para a expansão das nossas espécies indígenas, fomentando assim a biodiversidade da floresta portuguesa.

Este objetivo cruza-se de forma natural e intrínseca com a missão do Movimento Terra de Esperança. Com a plantação destas 110 mil árvores, o projeto ficará próximo de atingir um volume de 300 mil árvores plantadas desde finais de 2017.

Recorde-se que o Movimento foi lançado pela Fundação Galp, em parceria com a ANEFA, depois de a Galp anunciar a oferta de 500 mil árvores para plantar em todo o território português, de forma a ajudar na recuperação e reflorestação das áreas ardidas nos fatídicos incêndios do verão de 2017. No total, estas árvores representarão uma área equivalente a cerca de 600 campos de futebol.

O Movimento Terra de Esperança prevê que a última destas 500 mil árvores seja plantada em abril de 2020, dando, assim, cumprimento a um plano de reflorestação que envolverá, nos próximos meses, parcerias com 18 Municípios e com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Praticante de Plogging alerta UNESCO de nova lixeira junto ao Santuário do Bom Jesus

0
Carlos Dobreira

Carlos Dobreira é praticante de Plogging, atividade que alia a prática de jogging com apanha de lixo, e coordena, entre outras ações no Centro e Norte de Portugal, a ação de Plogging “Não acredites nos políticos!”, a ocorrer no concelho de Braga desde o dia 7 de agosto deste ano. O praticante de Plogging registou até hoje um tempo despendido de 24 horas e 7 minutos, distribuído por 12 sessões, tendo permitido a recolha de 590 litros de lixo e 2 662 beatas de cigarro.

Na 12ª sessão, que decorreu esta quinta-feira, Carlos Dobreira detetou uma nova lixeira a poucos metros do Santuário do Bom Jesus, do Hotel do Elevador e virada para a Estrada do Santuário e a Casa dos Lagos -Turismo de Habitação. Esta lixeira está próxima à lixeira detetada a 29 de outubro e limpa pela AGERE a 7 de novembro, estando localizada numa encosta e por debaixo de folhagens.

“Numa análise pouco demorada da nova lixeira, foi possível observar muitas garrafas de vidro, embalagens de gelados, palhinhas, beatas, sacos de lixo, embalagens de plásticos e caricas, e agora  é necessário apurar quem é o proprietário dos terrenos e a sua sensibilização para a respetiva limpeza. Estou até disponível para colaborar numa eventual ação de plogging com fins pedagógicos”, refere o praticante desta ação, que deu já conta da situação à UNESCO, ao Executivo Municipal, à Confraria do Bom Jesus do Monte, à AGERE, à Quercus e à Comunicação Social.

“Esta 12.º sessão foi realizada no dia em que aderi à greve contra a violência e a impunidade nas Escolas, convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P)”, acrescenta Carlos Dobreira que, perante o frio, a chuva e o vento, recolheu 100 litros de lixo em 1h30m, com destaque para uma mangueira, uma peça de automóvel, garrafas de vidro, latas de sumos e latas de bebidas energéticas, papel e cartão, fraldas, embalagens de sumo, de leite, de preservativos e muitos sacos e embalagens de plásticos.

A recolha registou a contabilização de 302 agachamentos e ocorreu entre o Pórtico, a entrada do Elevador e o Castelo do Bom Jesus. No final, procedeu à separação possível dos resíduos recicláveis e colocação nos Ecopontos, assim como a colocação de lixo orgânico em contentores.

“Após a inscrição do Santuário do Bom Jesus na Lista do Património Mundial da UNESCO, a 7 de julho deste ano, considero que se agravou a pegada ecológica nas suas imediações, na zona de acesso ao Elevador, no Pórtico, nos escadórios e em redor da Basílica”, concluiu Carlos Dobreira.

Intervenção no Largo Mãe D’água vai transformar espaço em zona de lazer

0
CM Braga

O Município de Braga está a proceder a uma intervenção no Largo Mãe D’água, em Tenões, que se localiza junto a uma das entradas do Santuário do Bom Jesus do Monte. A requalificação terá o custo de cerca de 75 mil euros e estima-se que estará terminada no início de 2020.

O projeto tem como objetivo a requalificação deste largo e a consequente resolução de problemas relacionados com o estacionamento abusivo, que causam inúmeros constrangimentos aos moradores. Para além da resolução dos problemas de estacionamento abusivo, este espaço irá transformar-se numa zona de estar e num lugar de reunião de pessoas, alterando, assim, a vivência no mesmo e tirando partido da proximidade com a instância do Bom Jesus.

Ricardo Rio visitou o local da intervenção juntamente com o presidente da União de Freguesias, João Tinoco. “Esta obra irá permitir um usufruto bastante maior do espaço por parte da população e é mais um contributo para melhorar a experiência de todos os que visitam o Santuário do Bom Jesus, que é agora Património Mundial da Unesco e um local de passagem obrigatório para todos os que se deslocam a Braga”, referiu.

A abordagem da intervenção respeita a beleza do cenário envolvente, propiciando uma completa sintonia entre turistas, moradores e comerciantes. O requalificado Largo é inspirado nas formas da natureza envolvente, nomeadamente nos jardins românticos existentes no Bom Jesus, com curvas e traços que dão impressão de movimento.

No local serão criados também lugares de estacionamento automóvel, um dos quais para pessoas com mobilidade condicionada. Para além destes, também será criado um lugar de estacionamento para um autocarro.

Trofa Saúde inaugura novo Hospital no Nova Arcada

0
Nova Arcada

O Trofa Saúde vai inaugurar um novo Hospital no Nova Arcada com abertura marcada já para o dia 18 de novembro. A nova unidade Trofa Saúde Hospital em Braga Norte, localizada no piso R, conta com cerca 3.600 metros quadrados e oferece uma alternativa de unidade de saúde completa para os habitantes de Braga e zona envolvente.

A nova unidade dispõe de instalações e equipamentos modernos e vai funcionar todos os dias, num horário alargado para total conveniência dos clientes. Com mais de 30 especialidades disponíveis, o Trofa Saúde Hospital no Nova Arcada dispõe ainda de atendimento urgente, medicina dentária, fisioterapia, imagiologia e serviço de análises clínicas. Este novo hospital vem reforçar os serviços de conveniência que o Nova Arcada proporciona aos seus visitantes: vários serviços, lojas, restaurantes, bons acessos e parque de estacionamento coberto à disposição.

O novo Hospital vai estar em funcionamento de segunda a sábado, das 7h30 às 22h00, e domingo e feriados, das 10h00 às 21h00.

Conan Osíris atua em Braga esta sexta-feira

0
Conan Osíris

Conan Osíris vai atuar na Sala Principal do Theatro Circo, em Braga, esta sexta-feira, 27 de dezembro, às 21h30. Os bilhetes custam 10 (Cartão Quadrilátero) e 20 euros.

O músico promete uma noite única no Theatro Circo com os temas incontornáveis “Telemóveis”, “Borrego”, “Amália” ou “Adoro Bolos”. Um concerto para ouvir e ver num espetáculo que funde os limites da música e da dança numa performance única.

Braga para Todos denuncia casos de droga e prostituição no Picoto

0
Braga para Todos

O Braga para Todos voltou a denunciar o aumento de tráfico e consumo de droga no Monte Picoto. O movimento acusa a Câmara Municipal de Braga de “demagogia” por “ocultar a realidade existente no local”.

“O consumo de droga no Picoto é visível, o que faz com que menos bracarenses usufruam deste espaço que deveria ser um espaço verde da cidade. Há pessoas a drogarem-se a céu aberto, como também há prostituição. Onde anda a Polícia? Há meses que a entrada Poente do Parque do Picoto está encerrada,  tal como o largo que surge na interceção com o acesso da entrada Norte, que também está vedado. Porém, estas vedações improvisadas pelo Município mostram-se ineficientes porque os consumidores de droga conseguem facilmente ter acesso a toda a área, inclusive o Parque Radical e o Bar”, refere Pedro Pinheiro Augusto, do Braga para Todos.

O membro do Braga para Todos fala em “incompetência e facilitismo” por parte da Autarquia. “Em Braga há a tradição de se gastar dinheiro público, fazer inaugurações e deixar os projetos abandonados. O Picoto está novamente naquilo que sempre foi: uma sala de chuto a céu aberto, onde há zero de policiamento, ausência de limpeza da Agere, várias seringas e os restos dos kits SIDA que são cedidos pela Cruz Vermelha”, alerta Pedro Pinheiro Augusto, que adianta que o movimento já apresentou propostas à Autarquia, mas que não obteve resposta.

“Já defendemos publicamente a criação de uma Sala de Consumo Assistido, vigiado ou supervisionado, previstas na lei desde 2001, onde os toxicodependentes podem consumir droga estando vigiados por técnicos e tendo à sua disposição material descartável. Os toxicdependentes estariam vigiados e a população estaria mais protegida, uma vez que o consumo de droga seria afastado de locais públicos”, acrescenta.

Em Lisboa já existe uma sala de consumo assistido móvel desde abril de 2019 que serve várias freguesias, onde os toxicodependentes, além de consumir em condições higiénicas, têm acesso a consultas de saúde e de assistência social para ajudar na reestruturação e reintegração. “Braga deveria fazer parte do grupo de cidades que participam nesta iniciativa progressista para lidar com um problema que é reconhecido como de saúde pública e pugnar pela criação desta realidade, dando solução, não só aos anseios dos residentes da população vizinha do Picoto, mas também de outros locais. Poderia até conjugar esforços com concelhos vizinhos que também padecem deste problema público, criando sinergias e rentabilizando os meios”, conclui Pedro Pinheiro Augusto.

Muita chuva e vento de 90 km/h em Braga nos próximos dias

0
DR

O concelho de Braga está a partir desta terça-feira, 12 de novembro, sob alerta amarelo devido à chuva e vento forte. O aviso entra em vigor a partir das 18h00 e estende-se até às 00h00 de sexta-feira.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso é emitido devido a períodos de chuva, por vezes forte, e ao vento forte com rajadas até 90 km/h.

Alunos de Braga conquistam Taça de Portugal em Danças Standard

0
Bracara Team

João Sant’Anna e Beatriz Gonçalves, alunos da Bracara Team, participaram, este domingo, na Final da Taça de Portugal de Dança Desportiva para o Escalão Juniores II, que decorreu em Vila Nova de Famalicão, onde conquistaram a Taça de Portugal em Danças Standard. A dupla de Braga ficou ainda em segundo lugar nas danças latinas.

Os jovens bracarenses irão representar Portugal no Campeonato do Mundo de Danças Latinas, que irá decorrer no dia 23 de novembro na Turquia.

Braga reviveu o passado com magusto à moda antiga

0
Braga TV

Os bracarenses reviveram, este domingo, um magusto típico de outros tempos. Organizado pela Rusga de S. Vicente pelo nono ano consecutivo, o magusto realizou-se no terreiro da Torre de Menagem onde decorreram cantigas populares e religiosas, saltos à fogueira e o “Botar das Almas”.

O magusto à moda antiga tem como objetivo salvaguardar as tradições e tentar repor os folguedos dos antepassados, que decorriam nos terreiros das aldeias.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/2490214167742618/

SC Braga foi Rei no Estádio D. Afonso Henriques

0
SC Braga

O SC Braga deslocou-se, esta noite, ao Estádio D. Afonso Henriques onde derrotou o Vitória de Guimarães por 0-2, em jogo da décima primeira jornada do Campeonato.

Aos 24 minutos, Esgaio fez chegar a bola ao coração da área, onde se encontrava Paulinho, colocando o SC Braga na frente do marcador. Galeno, aos 71 minutos, aproveitou um corte incompleto de Florent para a entrada da área, rematando para o fundo da baliza.

Os Gverreiros do Minho passam a somar 15 pontos, subindo para a nona posição da Liga NOS.